EDIÇÃO DA SEMANA

Beira-mar

Histórias e novidades sobre a sociedade carioca

Por: Carla Knoplech - Atualizado em

Almoço chique no escritório

beira-mar-05.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Depois de duas empreitadas bem-sucedidas, Nicola Giorgio e Dionísio Chaves, que se conheceram enquanto trabalhavam no Grupo Fasano como maître e sommelier, partem para o terceiro negócio em sociedade. Com um investimento de 2 milhões de reais, os proprietários do Duo, na Barra, e da Botega del Vino, no Leblon, apostam agora na região central e na concentração de executivos da área. Em janeiro, a dupla abre o Uniko, no térreo do edifício Sul América Galeria, com cardápio de especialidades italianas e novidades no serviço. "Vamos percorrer os escritórios usando carrinhos, como se fosse em um hotel", antecipa Chaves. "Quem quiser vai poder comer na sua sala com guardanapo de pano", acrescenta Giorgio.

Entre tosses e espirros

beira-mar-03.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Novo sucesso da safra de musicais cariocas, Shrek, em cartaz no Teatro João Caetano, está exigindo do elenco uma dose extra de sacrifício. Desde outubro, quando começaram os ensaios no tradicional endereço da Praça Tiradentes, vários atores tiveram problemas respiratórios com o excesso de poeira nas coxias e nos camarins. Aparentemente, a recente reforma da primeira casa de espetáculos do Rio, aberta em 1813 por dom João VI, não resolveu um problema típico de antigas construções: o acúmulo de mofo. A atriz brasiliense Sara Sarres, a Fiona, tem andado com um nebulizador portátil na bolsa. "É o truque para não perder a voz em sete sessões semanais", lamenta a atriz.

Sob o encanto da sereia

beira-mar-01.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Primeiro foi Fernando de Noronha. Depois, Itacaré. Agora é a vez de o Rio se tornar o palco do reality show Nas Ondas, exibido no programa Esporte Espetacular, da TV Globo. Dona deste corpo todo aqui acima, a modelo e jornalista Luize Altenhofen é a apresentadora da atração, que será exibida no domingo (30). "Já tive convites de outras emissoras para participar de realities, só que nunca me identifiquei com o excesso de exposição. Mas esse é um assunto que me encanta", explica a bicampeã brasileira de bodyboard amador. Do mar, para a alegria dos espectadores, Luize acompanhará os dois grupos de surfistas, que vão disputar as melhores ondas na Prainha, em Grumari e na Macumba.

Mangueira em dose dupla

beira-mar-02.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Aqueles que ficaram pasmos com a paradona de quatro minutos da bateria da Mangueira no último Carnaval podem se preparar para mais surpresas. Em 2013, a Verde e Rosa entrará na Sapucaí com duas baterias, cada uma com 250 integrantes. "É a grande chance de os ritmistas de outras escolas realizarem o sonho de tocar com a gente", provoca o presidente da agremiação, Ivo Meirelles, que desde julho começou a fazer audições para escolher os novos músicos. As novidades não param por aí. "Já que o regulamento pede ousadia e criatividade, vamos colocar os dois grupos com fantasias totalmente diferentes", antecipa Meirelles. A primeira prova será em janeiro, durante o ensaio técnico na avenida.

Natal à moda americana

beira-mar-04.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Com termômetros em alta e praias lotadas, o período de festas costuma trazer ao Rio milhares de turistas estrangeiros. Mas existe uma turma que aproveita a temporada para trilhar o caminho inverso: arruma as malas e se manda para badalar no exterior. Nem o Natal, um encontro mais familiar, foi poupado. Neste ano, a comitiva que sairá daqui para ver o Papai Noel em Miami chama atenção. Figuras como a promoter Patrícia Brandão, o empresário Gilberto Buffara e o ex-deputado federal Ricardo Rique estão nos últimos arremates para uma ceia à moda americana. "Vou jantar na casa de um amigo e depois seguimos para uma boate. Não faço mais questão de comer peru e rabanada", esnoba Rique. "Prefiro dançar."

Fonte: VEJA RIO