MODA

Batom vermelho é tendência neste inverno

Vedete da estação, o batom vermelho está causando frisson nos lábios de personagens da novela Avenida Brasil, bem como no Bataclã de Gabriela. Conheça os tons que estão fazendo a cabeça das cariocas e anote as dicas para acertar na maquiagem

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

Divulgação / TV Globo
(Foto: Redação Veja rio)

Polêmico e sensual, o batom vermelho é igual ao bom e velho pretinho básico do guarda-roupa feminino: nunca sai de moda. Neste inverno, a cor lidera mais uma vez na preferência para uma boca mais sensual e aparece em diferentes tonalidades nos lábios de mocinhas da TV. O nada discreto ruby woo da MAC, por exemplo, já coloriu o make de Débora Falabella, Carolina Ferraz e é o queridinho de Olenka, personagem da atriz Fabíula Nascimento, na novela Avenida Brasil. O produto, aliás, é líder no ranking dos mais procurados pelos telespectadores na central de atendimento da TV Globo (CAT). Conheça outros tons da moda e anote dicas preciosas para não errar na maquiagem.

No Bataclã de Gabriela, o ruby woo de Zarolha (Leona Cavalli) e Quitéria (Ildi Silva) também está em alta. Outras tonalidades-fetiche são a de Maria Machadão (Ivete Sangaldo), que aposta no batom número 23 da Lune Cosméticos, a de Natascha (Nathalia Rodrigues), que não dispensa o true red LS14 da Ben Nye, e o tom escolhido por Mara (Suyane Moreira), o número 3 da Lune Cosméticos. Este último, também usado pela atriz Letícia Persiles na novela das seis, Amor, Eterno Amor, é o mais procurado no CAT. Democrática, a cor cai bem em todos os tipos de pele. Existe até uma regrinha básica: claras devem privilegiar os vermelhos mais vibrantes, cerejas e rosados, enquanto o vermelho alaranjado, framboesa e tomate deixam as morenas mais belas. Já os tons fechados como bordô e vinho são perfeitos para as peles negras.

Divulgação / TV Globo
(Foto: Redação Veja rio)

Não se acanhe, no entanto, se você quiser experimentar de tudo. Para o make-up artist Tom Reis, do Fashion Clinic, o vermelho é universal. ?Qualquer tom fica bonito em qualquer mulher?, garante. Segundo ele, o segredo para a aplicação ficar perfeita é começar hidratando os lábios com lip balm (ou até mesmo bepantol pomada) e usar ainda um lápis cor de boca ou da mesma cor do batom para fazer o contorno. Se quiser aumenta-la, trace a linha indo além do limite dos lábios. Outro truque incrível é passar neles um pouco de base ou pó translúcido. ?Ajuda a fixar a cor por mais tempo e dá aquele efeito mate que está na moda?, explica a maquiadora Monica Passos, do Crystal Hair. Em seguida, basta aplicar o batom aos poucos com um pincel de boca, preenchendo todo o espaço delineado. Caso não queira usar o lápis para marcação, aplique o batom e, com a ajuda de um cotonete umedecido em demaquilante, corrija possíveis imperfeições.

Divulgação / TV Globo
(Foto: Redação Veja rio)

Boca vermelha, olhos... Discretos, mas nem tanto. ?Para este inverno, as apostas são as sombras pretas, marrons, cinzas, bronze e douradas, sempre esfumando?, revela a maquiadora Karinée Abrahim, do Werner Coiffeur. Para um look mais clean, invista em muitas camadas de rímel nos cílios e delineador na pálpebra superior. O blush deve ser rosado ou de efeito bronzeador suave. Aproveite também para brincar com a cor do esmalte montando um visual casado: combinar a cor das unhas com a do batom é o novo hit das passarelas.

Experimente também:

1 - Lady danger, da MAC

2 - Rouge coco, da Chanel

3 - Russian red, da MAC

4 - Le rouge, da Yves Saint Laurent

5 - MAC red, da MAC

Fonte: VEJA RIO