DIVERSÃO

Cenários de filme

No filme E Aí, Comeu?, o fictício Bar Harmonia é o lugar onde tudo acontece. Inspirados na comédia, listamos bares e botecos que serviram de locação para produções rodadas na cidade

Por: Louise Peres - Atualizado em

bares-cenario-04.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A mesa do boteco é a extensão da casa dos amigos Fernando (Bruno Mazzeo), Honório (Marcos Palmeira ) e Fonsinho (Emilio Orciollo Netto), trio de protagonistas de E Aí, Comeu?, comédia dirigida por Felipe Joffily em cartaz nos cinemas. Boa parte da história, adaptada da peça homônima de Marcelo Rubens Paiva para a telona , se desenrola no Bar Harmonia. O que nem todo mundo sabe é que o espaço, um típico botequim carioca, era cenográfico, todo construído pela produção no bairro da Saúde. É o único cenário do filme que não é real. "A gente estava procurando um bar pelo centro do Rio, exatamente nessa região meio esquecida da cidade, mas que está sendo revitalizada. Encontramos uma fábrica que já foi um bar. Com o ótimo trabalho do Tulé Peak (diretor de arte), virou o bar mais lindo do Rio. Pena que tivemos de desmontar", conta Augusto Casé, produtor do filme.

O Harmonia impressiona por sua semelhança com um bar de verdade. Inspirados no filme, listamos uma série de bares e botecos cariocas reais, que já serviram de locação para clipes, novelas, séries e filmes rodados no Rio. Reconhece algum?

Azul Marinho

bares-cenario-06.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Também inspirado numa obra de Marcelo Rubens Paiva, Malu de Bicicleta, estrelado por Fernanda de Freitas e Marcelo Serrado, teve cenas rodadas no bar, localizado no Arpoador.

bares-cenario-07.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Azul Marinho. Avenida Francisco Bhering, s/nº (Hotel Arpoador Inn), Arpoador, tel. 2513-4014. 7h/0h (dom. até 23h).

Bar Urca

bares-cenario-05.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O vencedor de melhor visual do Rio no guia VEJA Rio Comer & Beber 2011/2012 também apareceu em E Aí, Comeu?. Numa das cenas, o casal formado pelos personagens de Dira Paes e Marcos Palmeira abrem um espumante na mureta mais badalada da cidade.

Bar Urca. Rua Cândido Gaffrée, 205, Urca, tel. 2295-8744. De 7 às 23h (sáb. a partir das 8h; dom. 8h/20h).

Casa Rosa

bares-cenario-01.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Tradicional reduto do samba em Laranjeiras, ela foi cenário do clipe Great Times, do rapper quase carioca Will.I.Am, do Black Eyed Peas. Assista abaixo:

[---V---]

A casa apareceu ainda na série Fora de Controle, sendo exibida pela TV Record, como uma boate de go-go boys. A locação também é usada pelo Jornal Sensacionalista, humorístico do Multishow. Em 2006, a Casa Rosa foi a protagonista de um documentário sobre sua história. Pretérito Perfeito, de Gustavo Pizzi, resgata o período em que o lugar era um prostíbulo de luxo, frequentado pela alta roda carioca - o presidente Getúlio Vargas entre eles.

Casa Rosa. Rua Alice, 550, Laranjeiras, tel. 2557-2562. www.casarosa.com.br

DoiZ

bares-doiz2.jpg
A iluminação caprichada realça a vocação (Foto: Redação Veja rio)

O bar modernete de Fábio Batistella, eleito melhor lugar para paquerar na edição 2011/2012 do guia Comer & Beber, aparece com frequência na atual novela das 7 da Globo, Cheias de Charme. Foi na casa, inclusive, que a empreguete Cida (Isabelle Drummond) é desmascarada pelo namorado, o playboy Conrado (Jonatas Faro).

DoiZ. Rua Capitão Salomão, 55, Humaitá, tel. 2179-6620. 19h/3h (seg. a qua. até 1h; fecha dom.).

Jobi

bares-cenario-03.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Um dos endereços mais baladados de Ipanema e vencedor do caneco de melhor chope do Rio na edição 2011/2012 do guia VEJA Rio Comer & Beber, o Jobi apareceu em cenas do personagem de Antônio Calloni na novela Páginas da Vida, de Manoel Carlos.

Jobi. Avenida Ataulfo de Paiva, 1166, loja B, Leblon, tel. 2274-0547. 9h/4h (sex. e sáb. até 5h).

Hipódromo

bares-cenario-09.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Em Paraísos Artificiais, filme recente de Marcos Prado que trata do universo das raves e do uso das drogas sintéticas entre os jovens, os personagens de Luca Bianchi e Bernardo Melo Barreto se encontram num dos endereços mais disputados do Baixo Gávea: o Hipódromo. As filmagens na locação, aliás, precisaram ser adiadas em razão de uma tempestade que atingiu a cidade e alagou o bairro.

bares-cenario-08.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Hipódromo. Praça Santos Dumont, 108, Gávea, tel. 2274-9720. 9h/1h (sex. e sáb. até 3h)

Rio Scenarium

bares-cenario-02.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Esse tem cenário no nome e na origem. Nascido como espaço adicional à loja de antiguidade de seus sócios, em seu início o Rio Scenarium abrigava peças, móveis e objetos que não seriam vendidos, apenas alugados. Em treze anos, muitas dessas peças foram e são, até hoje, locados para filmes, novelas e produções artísticas em geral.

Badalado por cariocas e gringos na Rua do Lavradio, o Rio Scenarium já emprestou sua caprichada decoração, repleta de peças e móveis retrô, a diversas produções. Entre elas, os filmes Dzi Croquetes e Inesquecível, com Murilo Benício e Guilhermina Guinle, além da microssérie Capitu, com Michel Melamed e Maria Fernanda Cândido. Mais antiga, a minissérie Os Maias também teve cenas rodadas por lá.

Rio Scenarium. Rua do Lavradio, 20, Centro, tel. 3147-9095. www.rioscenarium.com.br

Fonte: VEJA RIO