RECEITA

Ballotine de peru

Por: Jean Yves Poirey, chef do Skylab - Atualizado em

Ingredientes:

1 peito de peru com aproximadamente 800g

300g de carne de porco ou frango moída

100g de creme de leite

1 ovo

150g de fígado de galinha

100g de cebola picada

100g de manteiga

200 ml de conhaque

2 fatias de presunto

Sal, pimenta, noz moscada ralada, salsa picada e tomilho a gosto

Modo de preparo:

Com a ajuda de uma faca, abrir o peito de peru até obter fatias de carne finas, como se fossem capas. Temperar com sal, pimenta e noz moscada. Regar com algumas gotas de conhaque, dobrar as fatias e guardar na geladeira.

Saltear numa frigideira com manteiga quente o fígado de galinha limpo. Acrescentar a cebola picada e um pouco de salsa. Flambar com o conhaque e reservar.

Modo de preparo (recheio):

Misturar a carne de porco ou frango moída e o fígado com o creme de leite, o ovo e os temperos e ervas a gosto até obter uma massa homogênea. Retirar as fatias de peito de peru da geladeira, abri-las sobre um papel laminado untado com manteiga e colocar as fatias de presunto por cima. Depositar a mistura da carne de porco ou frango com o fpigado no centro e fechar o papel junto com a carne, como num rocambole. Apertar as pontas.

Finalização:

Assar no forno por 40 minutos com uma guarnição de cenoura, cebola, alho, tomates cortados em cubinhos e um pouco de vinho branco. O prato pode ser servido quente com o molho de cozimento ou frio com picles.

Dica: pode-se cortar o peito já assado em escalopinhos e, da mesma maneira, preparar porções individuais. Se quiser, acrescentar cogumelos porcini ou pimenta verde.

Rendimento: 8 pessoas.

Fonte: VEJA RIO