saúde

Baixa procura pela vacina da gripe preocupa Secretaria

Faltando cinco dias para o fim da campanha, apenas 28% do público-alvo foi vacinado

Por: Redação Veja Rio

vacina
Vacinação contra gripe acaba nesta sexta (22) (Foto: Agência Brasil)

Nesta sexta (22) acaba o prazo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e a Secretaria de Estado de Saúde alerta que a procura tem sido muito baixa. Segundo o órgão, apenas 28% do público-alvo foi vacinado quando a meta do Ministério da Saúde é de 80% das pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a 5 anos, indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias do parto, população carcerária, profissionais de saúde e profissionais que atuam no sistema prisional, além de doentes crônicos.

Essas pessoas podem procurar os mais de 1.500 postos de saúde em 92 municípios do estado para se imunizarem contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circularam no último inverno: A/H1N1 (gripe suína); A/H3N2 e influenza B. 

As únicas contraindicações são a alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo, e os portadores de doenças neurológicas em atividade. Pessoas com suspeitas de dengue ou febris devem esperar para tomar a vacina quando estiverem se sentido melhor. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações. Provocada pelo vírus Influenza, a gripe ataca todos os anos entre 10 e 20% da população do planeta – algo em torno de 600 milhões de pessoas. Se não for tratada, pode gerar complicações que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes por ano e milhões de internações. As complicações mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite) e inflamação nos brônquios (bronquite).

Fonte: VEJA RIO