DIVERSÃO

Rio natalino

Um roteiro com as principais atrações da cidade para você entrar no espírito do Natal. Saiba onde encontrar o Papai Noel, visitar presépios gigantes e muito mais

Por: Louise Peres - Atualizado em

arvore1.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Mesmo à beira-mar, num clima bem diferente daquele experimentado no hemisfério norte, o Rio não deixa a desejar quando o assunto é programação natalina. Se as luzinhas espalhadas pela cidade ainda não fizeram você entrar no clima das festas, confira abaixo um roteiro de atrações especiais em diversos pontos da cidade. Tem Casa do Papai Noel, fábrica de brinquedos, festival de presépios e, é claro, a já tradicional Árvore da Lagoa. Escolha os seus programas favoritos e divirta os pequenos!

Árvore da Lagoa

Com 85 metros de altura - o equivalente a um prédio de 28 andares - a árvore deste ano tem como tema as quatros estações do ano, que serão representadas por meio de 3,1 milhões de microlâmpadas que alternam luzes e desenhos. A 17ª edição do maior símbolo do Natal carioca é ligada todas as noites, e permanece acesa até o dia 6 de janeiro de 2013.

Festival de presépios

Até o dia 25 de dezembro os cariocas podem conferir a 4ª edição do Festival de Presépios em Ipanema, no Parque Madureira e em outros sete pontos do Rio. Considerado pelo Guiness World Records a maior exposição de presépios natalinos em tamanho natural a céu aberto do mundo, o evento espalha pela cidade 40 obras de diversos estilos, técnicas e materiais. A tradicional Vila do Papai Noel no Jardim de Alah, receberá 21 trabalhos inéditos, além de shows e atividades gratuitas para toda a família. Os outros 19 presépios estarão no Parque de Madureira, em quiosque na Praia de Copacabana, Rocinha, Santa Marta, Cidade de Deus, Lagoa, Barra da Tijuca e Igreja da Penha.

Vila do Papai Noel

Também no Jardim de Alah, a vila reúne um Papai Noel de 5 metros de altura na entrada feito todo com fibra de vidro e uma imagem de São Francisco de Assis de 3 metros. Os visitantes poderão ainda conhecer a casa do Papai Noel, a cozinha da Mamãe Noel, a fábrica de brinquedos, o correio do bom velhinho e até a Igreja do Pólo Norte. Uma das novidades deste ano é que todas as casas serão abertas ao público, que poderá ver de perto todos os detalhes da decoração. Até o Natal, a vila receberá atividades para toda a família a partir das 18h30. A programação inclui o Auto da Alegria (7/12), Orquestra de Vozes Meninos do Rio (9/12), Show de Natal do Topetão (15/12), Rapto do Papai Noel (16/12), Grupo Legatto (21/12), Coral Globo Rio (22/12), Danny Pink e Ursinhos Quadrados (23/12) e Auto de Natal dos Irmãos Brothers (25/12).

Presépio gigante, cidade do Papai Noel e peça teatral

presepio-gigante.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Desde novembro o Centro Cultural Cesgranrio celebra o Natal com uma série de atrações:

Presépio Napolitano. Comprado da Imperial Irmandade do Outeiro da Glória e exposto desde 1994, este é o maior exemplar apresentado em maquete na cidade, ocupando uma área de oitenta metros quadrados e cinco metros de altura. Algumas das mais de 3.500 peças, datadas dos séculos XVIII e XIX, se movimentam. Curiosidade: como são necessários 40 dias para montar o presépio, a obra fica permanentemente montada no Centro Cultural Cesgranrio, mas só é exposta ao público no final do ano.

Cidade do Papai Noel. Uma enorme coleção de figuras do bom velhinho nas mais diversas situações e locais - pegando sol na praia, tocando instrumentos em bandas de música, dirigindo diferentes tipos de carro e até dançando ? preenchem a maquete, que ilustra o típico Natal nos Estados Unidos na década de 60. Há também peças que se movem, como a que mostra o Papai Noel sobrevoando a cidade com seu trenó repleto de brinquedos.

Teatro. O espetáculo "O dia que o Papai Noel foi raptado" é encenado de sexta a domingo e promete encantar as crianças. Ao final da aventura, o alívio: Papai Noel está são e salvo.

Foto com o bom velhinho. Para quem quiser garantir um clique ao lado do Papai Noel, ele vai bater ponto no centro cultural de quarta a domingo, das 13h às 18h.

Fundação Cesgranrio. Rua Santa Alexandrina, 1022, Rio Comprido, prédio anexo ao campus (antigo Le Buffet), tel. 2103-9600. Até23 de dezembro. Presépio - de quarta a domingo, de 10h às 18h; Cidade do Papai Noel - de quarta a domingo, de 10h às 18h; espetáculo ?O dia que o papai Noel foi raptado? - sexta, sábado e domingo às 16h. Ingresso: 1 kg de alimento não perecível. O estacionamento é gratuito.

Casa do Papai Noel na Barra

Um cenário com área de 350 m² tomou conta do BarraShopping, enchendo-o de enfeites, pinheiros, presentes e sinos nas tradicionais cores do Natal. Os pequenos podem passear pela residência da família Noel, visitando a sala, cozinha, quarto de brinquedos, sala de estar e sala de jantar, e conhecer a magia que inspira o bom velhinho. Na Praça de Eventos da Portaria I, outro símbolo natalino: uma árvore de aproximadamente 14 metros de altura decorada com mais de 2 mil pingentes natalinos. Outro elemento de destaque será uma lareira "virtual", onde um Papai Noel atrapalhado, com dificuldade para passar pela chaminé, garantirá a diversão da criançada. Mais adiante, na praça de eventos da C&A, fica o quarto de brinquedos, com cavalinhos, soldadinhos e bailarinas. Ali, uma janela interativa mostra a paisagem de um bosque nevado. Aparentemente, a janela estará embaçada, mas basta passar a mão no vidro para que ela volte a ficar limpa.

BarraShopping. Avenida das Américas, 4666, Barra, tel. 4003-4131

Ursos natalinos e presépio vivo na Gávea

O Natal Mágico dos Ursinhos é o tema da festa no Shopping da Gávea. Bolas coloridas, pinheiros de tamanhos variados, e bonecos, além do Papai Noel, animam a temporada e fazem a alegria dos pequenos. A grande novidade para este ano é um presépio vivo, presente todos os sábados e domingos de dezembro.

natal-dos-usinhos.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Papai Noel: até 24 de dezembro, todos os dias, de 13h às 22h. Nos dias 15 e 22/12, o horário é de 10h às 22h. Na véspera de Natal, de 10h às 18h.

Presépio vivo: sábados e domingos de dezembro, de 16h às 20h.

Shopping da Gávea. Rua Marquês de São Vicente, 52 ? Gávea, tel. 2294-1096.

Papai Noel, Lanternas mágicas e árvore 3D no Leblon

natal-shopping-leblon.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Luzes, muitas luzes ? cem mil microlâmpadas de LED - e uma árvore tridimensional que exala aroma de pinheiro de verdade, são as atrações natalinas no Shopping Leblon. Não podia faltar o bom velhinho, que receberá a criançada para fotos e pedidos de presentes, num cenário repleto de bolas, laços, presentes, ursos, anjos, soldadinhos, renas e duendes. Em tempo: o Papai Noel é poliglota, e fala inglês, italiano e alemão, além do português.

Shopping Leblon. Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon, tel. 2430-5122.

Fábrica de Brinquedos em Del Castilho

nova-america.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Para a criançada entrar em contato com a infância de antigamente, o shopping recriou na praça de eventos uma decoração interativa, com cinema 3D simulando uma fábrica de brinquedos. Nela, a criançada vê o Papai Noel a reformar e fabricar presentes para todas as crianças no Natal. O cenário lúdico segue com a árvore e o trono do Papai Noel, onde diariamente os pequenos podem posar para fotos e doar brinquedos novos e usados, em bom estado, para a Cruzada do Menor.

Shopping Nova América. Av. Pastor Martin Luther King Jr., 126, Del Castilho, tel. 3083-1000. Papai Noel ? na praça de eventos, de segunda a sábado, de 15h às 20h. Domingos e feriados, de 13h às 20h. Até dia 23, das 10h às 22h - domingos e feriados, de 13h às 20h. Na véspera de Natal, de 10h às 17h. Até 31 de dezembro. Grátis.

Mickey e sua turma na Tijuca

shopping-tijuca.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A magia dos personagens Disney encanta as crianças no Natal do Shopping Tijuca. Mickey, Minnie, Pluto e outras figuras criadas por Walt Disney inspiram a decoração da árvore, que tem dez metros de altura. Para divertir a garotada, A Biblioteca do Mickey receberá shows de marionetes em diversos horários.

Avenida Maracanã, 987, Tijuca, tel. 3094-6605. Confira a programação em www.facebook.com/shoppingtijuca

Roda gigante natalina e Galinha Pintadinha na Barra

natal-via-parque.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A Galinha Pintadinha recebe a garotada no Via Parque, na Barra. Por lá, pequenos e adultos podem se divertir na única roda gigante indoor do Rio. Com 14 metros de altura, o brinquedo instalado dentro do shopping é todo decorado com os personagens da turma da simpática galinha e possui capacidade para 28 pessoas. A atração é gratuita e estará disponível de segunda a sábado, das 10h30 às 21h30, e domingos e feriados, das 14h30 às 21h30. O Papai Noel também estará por lá diariamente, das 14h às 21h, para receber os pequenos até a véspera de Natal. Aos sábados e domingos, a personagem da Galinha Pintadinha também estará animando a criançada.

Via Parque Shopping. Av. Ayrton Senna 3000, Barra, tel. 2430-5100. Roda gigante: crianças entre 4 e 10 anos de idade somente acompanhadas pelo responsável.

Fonte: VEJA RIO