DIVERSÃO

É de graça (e você nem sabe)

Bibliotecas, centros culturais e espaços de lazer do Rio oferecem atividades regulares e gratuitas, muitas vezes desconhecidas pelos cariocas

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

Tem vontade de aprender algo novo, mas não sabe onde? Quer praticar um esporte, mas a grana está curta para entrar na academia? Pois saiba que a cidade tem muito a oferecer! Em diversos bairros do Rio, os centros culturais e espaços de lazer administrados pela Prefeitura oferecem aulas e oficinas regulares e abertas ao público, muitas vezes denconhecidas pelos próprios cariocas. As inscrições são gratuitas e as opções variadas. É possível, por exemplo, aprender badminton em Madureira, fazer aulas de dança em Santa Teresa e aprender a jogar baralho cigano em Jacarepaguá. Veja o roteiro abaixo e saibam quais são as atividades disponíveis mais perto de você.

ZONA NORTE

Parque Madureira

volei.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O espaço de lazer, inaugurado em junho de 2012, já conta com uma rica programação. Há inscrições permanentemente abertas e gratuitas para aulas de futevôlei, handebol, tai chi chuan, judô, patinação artística, futebol society, caminhada e corrida orientada, academia, badminton, academia da terceira Idade e dança de salão, entre outras. Os interessados devem procurar a administração do parque.

Rua Soares Caldeira, 115. O telefone é 3456-4745.

Biblioteca Popular da Tijuca

A Biblioteca Popular Municipal Marques Rebelo promove todas as quartas, das 14h às 16h, a oficina de recreação da memória, com palestras e jogos educativos que ajudam na memorização dos participantes. O público alvo são os idosos, mas qualquer pessoa pode participar. O local também oferece empréstimo gratuito e consulta de livros.

Rua Guapeni, 61, Tijuca (perto da Praça Saens Peña). Tel. 2204-0752.

Arena Carioca da Penha

Todas as quartas, entre 19h e 21h, na Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira (Dicró), na Penha Circular, são realizadas aulas gratuitas de dança de salão, com o professor Luís Romano, que ensina passos de samba, bolero, salsa, tango e outros ritmos. Aos sábado, das 17h às 18h, é a vez do Passinho animar o público, em oficinas realizadas pelos dançarinos Sanderson e Anderson.

A Arena Dicró fica no interior do Parque Municipal Ary Barroso, na Avenida Brás de Pina, s/nº. Mais informações sobre essa e outras atividades culturais daquele espaço podem ser obtidas pelo telefone 3486-7643.

Vila Olímpica da Mangueira

No local, o público pode desfrutar de atividades como atletismo, badminton, basquete, natação, hidroginástica, handebol, futsal, ginástica rítmica, ginastica localizada, boxe e levantamento de peso.

Rua Santos Melo, 73, Mangueira.Tel: 2218-5001/2218-5238.

Biblioteca Popular da Ilha do Governador

Biblioteca Popular Municipal Euclides Da Cunha oferece a oficina A Arte E O Artista Em Primeiro Plano, que promove aulas gratuitas de desenho e pintura com o artista plástico Valdir Pereira Augusto. Às quartas, das 13h às 16h30; sextas, das 9h às 16h30; e sábados, das 10h às 15h30.

Há ainda troca-troca de livros de literatura, de segunda a sexta, das 9h às 17h, e sábados, das 10h às 16h. Para participar, é preciso levar até dois livros em bom estado.

Praça Danaides s/n°, Cocotá. Tel. 3368-7797.

Biblioteca Popular de Irajá

Além do troca-troca de livros, que pode ser feito de segunda a sexta, das 9h às 17h, a Biblioteca Popular Municipal João Do Rio também promove oficinas de origami. As aulas, que podem ser realizadas por alunos a partir dos 7 anos de idade, acontecem às segundas, das 14h às 16h.

Avenida Monsenhor Félix, 512, Irajá. Tel. 2482-3582.

Imperator

imperator.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Aos domingos, das 10h às 14h, há troca-troca de livros no Centro Cultural João Nogueira, em que o público pode trocar volumes em bom estado de conservação. A atividade é parte da programação recreativo-cultural do espaço. Além disso, os visitantes podem conferir a exposição permanente "Nó na Madeira", com fotos, discografia interativa em TV e objetos pessoais do sambista João Nogueira.

Rua Dias da Cruz, 170. Tel. 2597-3897/2596-090.

Parque das Vizinhanças de Ramos

Localizado na área do Piscinão de Ramos, o local conta com aulas de atletismo, basquete, handebol, futsal, vôlei, corrida e caminhada, vôlei de praia, handbeach, condicionamento físico, alongamento, futebol society, ginástica, hidroginástica, natação, jazz e oficinas temáticas.

Avenida Guanabara, s/nº, Ramos. Tel: 3104-6124.

Vila Olímpica do Encantado

O espaço, inaugurado em 2013, oferecidas aulas de futebol, futsal, vôlei, basquete, handebol, skate, badminton e tai chi chuan.

Rua Bento Gonçalves, S/nº, Encantado.

Vila Olímpica de Coelho Neto

Inaugurada em 2002, a Vila Olímpica Clara Nunes oferece aulas de aerodance, atividades psicomotoras, atletismo, basquetebol, badminton, ballet, jazz, caminhada, corrida orientada, capoeira, dança de salão, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica localizada, handebol, hidroginástica, judô, natação, pilates funcional e vôlei de areia.

Rua Pedro Jório, s/nº, Fazenda Botafogo, Coelho Neto. Tel. 3376-1091/3014-2353.

Biblioteca Parque de Manguinhos

O espaço oferece aulas de alemão para iniciantes, em parceria com o curso de letras da UFRJ. Além disso, rodas de leitura e cursos de escrita criativa, aulas de percussão para alunos a partir de 10 anos de idade, exibição de filmes durante todos os dias da semana. Há ainda os laboratórios: editorial, de narrativas cênicas e de formação musical.

Avenida Dom Helder Câmara, 1184 (atrás do Colégio Estadual Luiz Carlos da Vila). Tel. 2334-8915.

Vila Olímpica de Honório Gurgel

Na Vila òmpica Félix Mielli Venerando, é possível aproveitar aulas de taekwondo, jiu jitsu, capoeira, judô, futsal, futebol, voleibol,handebol, atletismo, ginástica rítmica desportiva, dança de salão, ginástica para terceira idade, ginástica localizada, alongamento, natação, hidroginástica e caminhada. Há ainda modalidades adaptadas para pessoas com deficiência: futsal, caminhada (atletismo), iniciação desportiva, natação, psicomotricidade e capoeira.

Rua Urararí, s/nº, Honório Gurgel.Tel. 3373-0411/3373-0381.

Vila Olímpica de Santa Cruz

A Vila Olímpica Oscar Schmidt, conta com aulas de atletismo, basquete, futebol, caminhada, balé, dança do ventre, ritmos, ginástica localizada, ginástica para terceira idade, ginastica rítmica, hidroginástica, jiu jitsu, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, vôlei de areia e de quadra e atividades para pessoas com deficiência.

Rua das Palmeiras Imperiais,83, Santa Cruz. Tel. 3111-6306/3111-6307.

Vila Olímpica do Caju

Na Vila Olímpica Manoel Francisco dos Santos - Mané Garrincha são oferecidas aulas de lutas, ballé, jazz, dança de salão, basquete, handebol, vôlei, atletismo, futebol e ginástica.

Rua Carlos Seidl, 1.388, Caju.Tel: 2580-4938.

Vila Olímpica de Vila Isabel

artur-tavola.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O público pode aproveitar diversas atividades na Vila Olímpica Artur da Távola: atletismo, badminton, futebol, natação, vôlei, capoeita, jiu-jitsu, judô, karatê, luta livre, muay thai, taekwondo, alongamento, tai chi chuan, ballet, ritmos, dança de salão, ginástica localizada, ginástica para a terceira idade, hidroginástica, caminhada, corrida orientada, escola de mestre-sala e porta-bandeira, oficina de passista, oficina de canto e nado sincronizado. Atividades para o PCD: dança, hidroginástica, natação, oficina de movimento e psicomotricidade.

Visconde de Santa Isabel, s/nº, Vila Isabel.Tel: 3294-8511

Vila Olímpica do Complexo do Alemão

Entre as atividades oferecidas na Vila Olímpica Carlos Castilho, estão alongamento, basquete, capoeira, canto, dança, futebol, futsal, ginástica, ginástica rítmica, hidroginástica, jiu jitsu, judô, karatê, natação, tai chi chuan e vôlei. Há também aulas adaptadas para pessoas com deficiência: natação, hidroginástica e ginástica.

Estrada do Itararé, 460, Complexo do Alemão. Tel. 2573-2930/2573-2747.

CENTRO

Centro Cultural de Santa Teresa

Todas as terças, no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo realiza oficinas gratuitas de dança afro-latina e de capoeira infantil e adulto, das 18h às 21h. As oficinas de dança estão sob a coordenação da professora Joana, enquanto as aulas de capoeira são ministradas pelo Mestre Knoa, que também atende as quintas no mesmo horário.

Às terças e sextas, entre 8h30 e 9h30, acontece a oficina de tai-chi-chuan. Há ainda mais duas oficinas gratuitas são realizadas no centro cultural: Sahaja ioga, às quintas, das 19h às 21h, e sábados, das 10h às 12h; e Teatro do Oprimido, às quartas, das 15h às 18h.

Rua Monte Alegre, 306, Santa Teresa. Tel. 2215-0618/2224-3331.

Escola de Dança Maria Olenewa

A Escola de Dança Maria Olenewa, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, também oferece curso regular gratuitamente. As inscrições costumam acontecer em outubro e as provas de seleção em novembro. O ingresso na EEDMO é feito por meio de teste de aptidã,o no qual os professores avaliam se o (a) aluno(a) possui os pré-requisitos físicos, técnicos e artísticos para se tornar profissional. A idade mínima para se inscrever no programa de seleção é 8 anos.

Rua Visconde de Maranguape, 15, Centro. Tel. 2332-9129/2333-4110.

Vila Olímpica da Gamboa

O espaço oferece aulas de alongamento, atletismo, basquete, caminhada, futebol, futsal, ginástica, ginástica artística, handebol, hidroginástica, judô, natação, taekwondo e vôlei.

Rua União, s/n, Gamboa. Tel: 2253-2398.

CIAD Mestre Candeia

Inaigurado em 2003, o Centro Integrado de Atenção a Pessoa com Deficiência Física (CIAD) oferece atividades esportivas e culturais exclusivamente dedicadas a este público. Entre elas, estão basquete, bocha, capoeira, cordas, dança, futsal, ginástica artística e inclusiva, iniciação esportiva, percussão e recreação.

Avenida Presidente Vargas, 1.997, 3º andar, Centro. Tel: 2224-1882/2224-4905.

ZONA SUL

Biblioteca Popular de Botafogo

A Biblioteca Popular Municipal Machado de Assis promove o Encontro de Gerações, que reune jovens e pessoas mais experientes para debater sobre temas atuais, entre eles Saúde, Educação e Política. A atividade acontece sempre à sextas, das 13h30 às 17h. Mensalmente, o espaço também realiza o Encontro de Contadores de Histórias, com o Grupo Agregando. Em fevereiro, ele será nesta quinta (6), às 14h.

Rua Farani, 53, Botafogo (em frente à Faculdade Santa Úrsula). Tel. 2551-6911.

Castelinho do Flamengo

O Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho, mais conhecido como Castelinho do Flamengo, oferece constantemente aulas sobre assuntos variados. Durante o mês de fevereiro, será realizada a Oficina De Microfonista Para Musical, destinada a alunos leigos no universo profissional do microfonista musical. As aulas são ministradas por Andréa Zeni, às segundas, quartas e sextas, das 15h às 17h.

Praia do Flamengo, 158, Flamengo. Tel. 2205-0655/2205-0276.

Planetário da Gávea

telescopio.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Todas as quartas, os astrônomos do Planetário da Gávea fazem observação do céu, mostrando astros e estrelas ao público e explicando cada um deles. A iniciativa faz parte do antigo projeto Observação do Céu e acontece a partir das 19h30, na Praça dos Telescópios, desde que o tempo esteja sem nebulosidade. As senhas aos interessados são distribuídas meia hora antes.

Pouca gente sabe, mas o espaço também conta com uma biblioteca repleta de livros sobre Astronomia e ciências afins. Ela fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, Gávea (ao lado da PUC). Tel. 2274-0046.

EAV Parque Lage

A Escola de Artes Visuais Parque Lage está com inscrições abertas até 19 de fevereiro para o Programa Aprofundamento. São cursos com bolsas para estudantes a partir de 18 anos. Este Programa é indicado para quem já tem uma trajetória no campo das artes visuais, mas gostaria de aprofundar seus conhecimentos. A convocatória e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da instituição (www.eavparquelage.rj.gov.br) e a ficha pode ser impressa para a inscrição.

Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico. Tel. 3257-1800.

Biblioteca Parque da Rocinha

O espaço conta com aulas de ioga com o projeto Yoga na Lage, em horários de manhã (terças e quartas, das 10h às 12h) e à noite (terças e quintas, das 18h às 20h); aulas de Capoeira com o Mestre Caixote, às quartas, das 17h às 18h, e sábados, das 16h às 17h; altas de teatro com a professora Fabiana, do grupo Acorda Capoeira, às quartas e sextas, das 18h às 20h. Para todas, as inscrições podem ser feitas no horários das aulas com os próprios professores.

Há ainda oficina de teatro com a Trupe Quebra Cangalha, para jovens a partir de 14 anos, aos sábados, das 17h às 18h; oficina de contação de histórias, às terças e quintas, das 17h às 18h; oficina de leitura de contos de suspense para adolescentes, às quintas, das 18h às 19h; oficina ambiental, às terças e quintas, das 15h às 17h; e laboratórios de texto, edição e fotografia, integrantes do projeto Setor X.

Na área musical, há aulas para jovens de 7 a 17 anos, todas as terças em dois horários: de 10h às 11h e de 14h às 15h30. O curso é oferecido pela Escola de Música da Rocinha, com a professora Flávia Melo. Há ainda as aulas da Escola Portátil De Música, que terão início no dia 18 de fevereiro para alunos a partir de 12 anos, com classes de violão, cavaquinho, pandeiro, flauta, clarinete/sax, bandolim, prática de conjunto e apreciação musical.

Estrada da Gávea, 454, Rocinha. Tel. 2334-7097/98.

Vila Olímpica do Vidigal

O espaço oferece atividades de caminhada e corrida orientada, ginástica, futebol society masculino e feminino, futsal, handebol, basquete, atletismo, vôlei e tênis de mesa.

Avenida Presidente João Goulart, s/nº, Vidigal.

ZONA OESTE

Centro Cultural de Jacarepaguá

O Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá mantém oficinas de arte e de recreação abertas ao público. Os interessados podem participar de diversas atividades: teatro adulto (sábado, das 11h às 13h) e infantil (segunda, das 17h30 às 19h e das 19h às 20h30), capoeira (sexta, das 18h às 19h), desenho e pintura com tela (sexta, das 12h às 17h), tricô e crochê (quinta, das 9h às 11h), dança de salão (sexta, das 14h às 18h), dança do ventre (quarta, das 18h às 19h), dança cigana (quarta, das 16h às 18h), baralho cigano (quarta, das 14h às 16h), preparação vocal e canto coral (quinta, das 15h às 18h).

Todas as terça acontece ainda o projeto "Leros, leros e boleros", com apresentação de cantores e dançarinos profissionais e amadores.

Rua Barão, 1.180, Praça seca, Jacarepaguá. Tel. 3833-4769.

Parque das Vizinhanças de Deodoro

Entre as atividades oferecidas no Parque das Vizinhanças Dias Gomes, estão natação, futsal, vôlei, dança, dança de salão, badminton, musculação, alongamento, ginástica localizada, ginástica para terceira idade, capoeira e boxe.

Estrada do Camboatá, s/nº, Deodoro.

Biblioteca Municipal de Campo Grande

A Biblioteca Popular Municipal Manoel Ignácio da Silva Alvarenga oferece gratuitamente curso de Esperanto às quintas, das 15h às 16h. Considerado "língua universal", o idioma foi criado para facilitar a comunicação entre os povos do mundo. Introduzido no fim do Século XIX, atualmente ele é empregado em viagens, correspondência, intercâmbio cultural, convenções, literatura, ensino de línguas.

Gonçalves Maia, s/n, Campo Grande. Tel. 3394-5509.

Centro Esportivo Miécimo da Silva

O espaço inaugurado em 1982 oferece aulas gratuitas de futebol, natação, atletismo, balé, ginástica artística, patinação artística, judô, ginástica para a terceira idade, dança folclórica, RPG e pilates. Além disso, existem também atividades para pessoas com deficiência, tais como bocha, natação, futebol, recreação e psicomotricidade.

Rua Olinda Ellis, 470, Campo Grande. Tel. 3316-3991/3394-1900.

Vila Olímpica de Pedra de Guaratiba

A Vila Olímpica Dr. Sócrates Brasileiro conta com escolinhas gratuitas de futebol, futsal, basquete, jiu jitsu, judô, taekwondo, musculação, pilates, patinação, aeróbica, atletismo, caminhada, natação, vôlei, ballet, jazz, dança de salão, dança, ritmos, alongamento e ginástica localizada.

Rua Bidu Sayão s/nº, Pedra de Guaratiba.Tel. 3313-3378.

Vila Olímpica de Jacarepaguá

Entre as atividades oferecidas na Vila Olímpica Professor Manoel José Gomes Tubino, estão atletismo, alongamento, ballet, capoeira, futebol, futsal, dança, ginástica, ginástica rítmica, handebol, hidroginástica, judô, karatê, natação, tênis, yoga, vôlei e basquete, além de atividades para pessoas com deficiência.

Rua Candido Benício, 2.973, Mato Alto, Jacarepaguá. Tel. 3048-4977.

A Vila Olímpica da Vila Kennedy

Entre as atividades oferecidas estão atletismo, alongamento, basquete, caminhada, capoeira, dança, dança de salão, futebol de campo, futsal, futebol society, ginástica, hidroginástica, judô, jiu jitsu, karatê, natação, taekwondo, vôlei e recreação, iniciação esportiva, step e bocha. Além disso,há aulas exclusivas para pessoas com deficiência, tais como hidroginástica, natação, atletismo, bocha, fisioterapia, ginástica médica e alongamento.

Rua Paulino do Sacramento, s/nº - Vila Kennedy. Tel: 2405-5819 / 2405-5955.

Vila Olímpica de Padre Miguel

Entre as aulas oferecidas na Vila Olímpica Mestre Andre, estão hidroginástica, ballé, futebol, basquete, vôlei, ginástica, futsal, handebol, ritmo, hip-hop, tênis de mesa e treinamento funcional.

Rua Marechal Falcão s/nº, Padre Miguel. Tel. 3291-1302/ 3291-1301.

NITERÓI

Museu Do Ingá

O Museu oferece, de forma regular e gratuita, oficinas livres de gravura, pintura e papel artesanal. As aulas são de terça a sábado para pessoas a partir de 12 anos.

Rua Presidente Pedreira, 78, Ingá, Niterói. Tel. 2717-2893.

Biblioteca Pública de Niterói

A biblioteca promove todas as terças e sextas, das 11hh às 15h, os eventos Era uma Vez, com contação de histórias. Todas as quartas, às 15h, há oficina de recorte e colagem. Quinzenalmente, há ainda sessão gratuita de cinema, enquanto uma vez por mês acontecem oficinas lúdicas, leituras dramatizadas, teatro de fantoches e conversas com autores.

Rua da Conceição, s/n, Centro, Niterói. Tel. 3601-1956/3601-2034.

Fonte: VEJA RIO