DIVERSÃO

Arte em todo lugar

Uma seleção com lojas de moda, bares e até salões de beleza que promovem exposições de arte em seu interior

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

Não importa o lugar, apreciar uma bela obra de arte sempre faz bem aos olhos. E, além dos museus e espaços culturais da cidade, há ainda uma vasta opção de locais em que cariocas e turistas podem conferir pinturas, fotografias, artesanato, esculturas, grafite e peças de design - tanto de novos artistas quando de nomes consagrados do mundo da arte. Confira alguns estabelecimentos comerciais da cidade que mantém verdadeiras galerias em seu interior.

BARES E RESTAURANTES

Jeffrey Store

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Recém-inaugurada no Leblon, a cervejaria carioca Jeffrey Store tem uma agenda repleta de atrações, como pocket-shows, eventos e exposições. Com um espaço especialmente dedicado às obras de arte e batizado de Galeria Jeffrey, a cervejaria já recebe sua segunda mostra, intitulada Paciência, do artista plástico Rique Inglez. Co-fundador do Coletivo Novecinco, Rique escolheu cinco obras inéditas para compor esta que é a sua primeira exposição individual. A exposição fica em cartaz até 2 de julho e tem entrada gratuita. A agenda da cervejaria já está completa 2015.

Rua Tubira, 8, loja C, Leblon. Funcionamento da galeria: segunda a sexta, de 11h às 20h; sábados, de 12h às 18h. jeffrey.com.br

Brigite's

Fotos: Claudia Garcia
(Foto: Redação Veja rio)

O charmoso bistrô italiano Brigite's, no Leblon, abre as portas para a arte ocupar as paredes de seu salão. No momento, está em cartaz a exposição Mulheres em Movimento, da fotógrafa Claudia Garcia. A mostra é composta por imagens de quinze mulheres cariocas, entre atrizes, modelos, atletas e formadoras de opinião, em seus diferentes momentos. Entre as modelos, estão a ex-jogadora de vôlei Isabel, a atriz Guilhermina Guinle, a apresentadora Bela Gil e a modelo Daniela Sarayba. A exposição ficará em cartaz no salão principal do Brigite's até o final de julho.

Rua Dias Ferreira, 247-A, Leblon. Tel: 2274-5590. brigites.com.br

Paris Gastrô e Paris Bar

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Inspirada em salões simbólicos da gastronomia parisiense, Beth Serpa cuidou pessoalmente da decoração do antigo casarão na Praia do Flamengo, fazendo com que ela própria se assemelhe a uma obra de arte. Piso em parquet, cortinas de seda, lustres de cristal e poltronas cor de tangerina compõem o ambiente. Além disso, para o restaurante, Carlos Alberto Serpa selecionou obras de sua coleção particular. Quadros de Kazuo Wakabayashi, Carlos Vergara e Christiane Fangueiro, e esculturas de Bruno Giorgi acompanham cadeiras sofisticadas em estilo francês século XVIII.

Rua Praia do Flamengo, 340, Flamengo. Tel: 2551-1278. julietadeserpa.com.br

Churrascaria Palace

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

A casa localizada em Copacabana expõe frequentemente obras de arte nas paredes dos salões. Atualmente, os clientes podem apreciar fotos itinerantes do Rio Antigo, que estarão à venda para os clientes ao final da exposição. Além disso, fotos da cidade da década de 1950 rodando na televisão da churrascaria.

Rua Rodolfo Dantas, 16, Copacabana. Tel: 2541-5898. churrascariapalace.com.br

Espaço Don

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

O restaurante em Vargem Grande traz ao público mensalmente exposições sobre variados temas. Entre elas, uma das últimas que ganhou destaque foi a exposição Mandalas, dos artesãos Wilian e Saillot Eliane. As telas retratavam versões variadas do tema, desde as medievais as cósmicas.

Estrada dos Bandeirantes, 23641, Vargem Grande. Tel: 3437-3536. espacodon.com.br

LOJAS DE MODA

Casa Ipanema

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Inaugurada com o objetivo de ser um espaço de interseção entre moda e arte, a casa da marca de sandálias em Ipanema reserva o seu terceiro andar para a realização de workshops e exposições. Até este sábado (7), está em cartaz a CompulsArt, da artista visual Katia Wille. A mostra reúne trabalhos feitos em movimento, que expressam a rapidez do olhar da artista em captar pequenos detalhes do cotidiano que a muitos passariam totalmente despercebidos.

A partir do dia 10 de junho é a vez da artista Mana Bernardes ocupar o espaço com a exposição Mapa Sensorial de Ipanema, uma espécie de labirinto, construído com fotos gigantes que convida os visitantes a "viverem" o bairro em seus diferentes aspectos. Haverá também oficinas de arte às sextas de junho e julho, das 16h às 20h. Além das mostras temporárias, a Casa toda é decorada com uma exposição permanente com objetos doados por ilustres ocupantes do bairro, como um adesivo com a primeira logo da Company e uma placa da sorveteria Chaika.

Rua Garcia D'Ávila, 77, Ipanema. Tel: 2523-1239. sandaliasipanema.com.br

Q.Guai

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

A loja multimarcas Q.Guai, em Ipanema, oferece suas paredes para exposições de jovens artistas. Até 20 de junho, quem ocupa o espaço é a artista Di Couto, que apresenta sua primeira exposição individual - Um Outro Olhar. A mostra reúne seis trabalhos, que são ilustrações de mulheres a partir de uma mistura de técnicas como textura de fios de la?, pape?is tingidos a cafe? e colagem de galhos de árvores.

Rua Henrique Dumont, 65-A, Ipanema. Tel: 2529-2263. qguai.com.br

Gilson Martins

gilson-martins.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O designer Gilson Martins, conhecido por criar acessórios com estampas da bandeira brasileira em diferentes materiais, promoveu o concurso Sou+Brasil entre os funcionários de sua fábrica. Profissionais como costureiras, cortadores e montadores assumiram o papel de criadores e desenharam peças trabalhando com as sobras de materiais e aviamentos que seriam o lixo. Os melhores trabalhos estão expostos na Galeria de Arte Gilson Martins, em Ipanema, desde fevereiro. Todas as bolsas estão à venda com parte do valor sendo revertido aos funcionários.

Rua Visconde de Pirajá, 462, Ipanema. Tel: 2227-6178. gilsonmartins.com.br

FYI

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

A campanha de inverno da grife - Terra Incógnita - foi fotografada em uma fábrica abandonada, que ganhou instalações de quatro artistas convidados, hoje com fotos expostas nas paredes da loja. O artista plástico Peu Mello, que também é diretor criativo da marca, foi o responsável pela idealização, curadoria e execução dessa exposição. O ambiente da loja é rico em arte de variados estilos. Além das obras de Peu - uma instalação em madeira, suas famosas cadeiras customizadas e pinturas em tela -, tem ainda fotografias em preto e branco de Demian Jacob. Uma montagem de fotos de Layla Mota, formada em artes plásticas e filha do designer de móveis Carlos Motta; e instalações de Bianca Nabuco, consultora criativa, feitas com peças de roupa, bolhas de vidro e outros objetos para conceito da campanha.

Rua Marquês de São Vicente, 52, Shopping da Gávea, Gávea. Tel: 2239-6039. fyistore.com.br

Shop 126

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

A marca convidou referencias do mundo do design para expor entre as peças da vitrine. Cada loja ganha assinatura de uma marca/artista, como a Bold, fundada por Léo Eyer. Já a Think Design, comandada por Luiz Guilherme, mais conhecido como BIG, emprestou a graça do seu banco balão para uma das vitrines. Além das empresas, nomes como Zanini de Zanine, Fred Van Camp e a dupla Pri Boldrini & Raphael Costa fazem parte do projeto.

Rua Maria Quitéria, 91, Ipanema. Tel: 2267-9593. shop126.com.br

Garimppo

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

A marca carioca convidou três novos talentos do grafite para inovar suas cabines, que contam com os desenhos dos artistas João Mazza, que tem como forte característica a utilização das formas de tentáculos, Igor Nunes, que espalha pelas ruas da cidade seus passarinhos, e Talitha Rossi, com a pintura da boneca que é a síntese de várias personalidades femininas.

Rua Visconde de Pirajá, 540, loja 104, Ipanema. Tel: 2540-8061. garimppo.com.br

Joyá

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

A loja de joias Joyá, que reúne no mesmo espaço nove designers com variados tipos de trabalhos e perfis diferentes, trouxe o artista plástico português João Samina para grafitar a loja. A multimarca tem um toque mais descontraído e é estruturada como uma verdadeira galeria de arte: as peças são expostas numa vitrine flutuante, penduradas numa cortina.

Rua Visconde Pirajá, 351, loja 220, Ipanema. Tel: 2117-1132. joyaipanema.com.br

Homegrown

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

A Homegrown nasceu com o intuito de juntar o conceito de loja de roupas, galeria de arte e música independente em um só lugar. É conseguiu. O espaço promove frequentes exposições de novos artistas. No momento, nove nomes da arte urbana e contemporânea carioca com estilos, técnicas e estéticas diferentes, se reúnem nas paredes da galeria com obras em serigrafia. O time é composto por Bruno Big, Antônio Bokel, Combone, João Lelo, Marina Zumi, Marcelo Macedo, Rafael Uzai, Onio e Bruno BR. Cada série é conta com apenas 20 unidades, numeradas e assinadas em punho pelos próprios artistas, e são vendidas a R$ 600. A mostra acontece até 14 de junho.

Rua Maria Quitéria, 68, Ipanema. Tel: 2513-2160. homegrown.com.br

SAÚDE E BELEZA

Goa Health Club

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Com o objetivo de unir beleza, arte e bem-estar, a dermatologista Gabriella Vasconcellos possui em sua clínica um acervo de obras de arte do empresário Carlos Fernando Carvalho Hosken, que também é seu sogro. Entre algumas das obras presentes no ambiente estão: Buddha, da artista Maria Margarida, as esculturas Inverno, Primavera e Verão, da Beneficiência Portuguesa, além de um par de colunas policromada, do século XVIII.

Avenida dos Flamboyants, 855, sala 304/25, Condomínio Península Mall, Barra da Tijuca. Tel: 3268-7012. goaclub.com.br

ProBalance Care & Fitness

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

O espaço fitness também conta com mostras de obras de arte. Atualmente, estão expostas quatro obras do artista plástico Thomaz Velho e uma de Mariana Trigo. Há ainda uma escultura em cerâmica do artista Leo Battistelle.

Rua Vinicius de Moraes, 71-B, Ipanema. Tel: 2522-4557. probalanceacademia.com.br

Salão Cultura da Beleza

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

O salão em Ipanema costuma promover exposições de quadros em seu espaço, que ficam disponíveis para compra. Os valores das telas vão de R$ 350 a R$ 1.600. Atualmente, estão expostas obras do artista é Alvin Kleyn.

Rua Visconde de Pirajá, 282, Ipanema. Tel: 2523-5329.

Fonte: VEJA RIO