Cidade

App traz cardápios do Rio em sete idiomas

Menu For Tourist deve ajudar a melhorar a tradução dos menus oferecidos pela cidade

Por: Veja Rio - Atualizado em

App brinca com erros comuns em cardápios bilingues
App brinca com erros comuns em cardápios bilingues (Foto: Riotur)

Lançado nesta segunda (15) em versões para iPhone e Android, o aplicativo Menu For Tourist promete ajudar turistas estrangeiros em visita ao Rio a escolher o restaurante ideal. O app traz cardápios detalhados em inglês, portugues e espanhol. Caso o restaurante queira, também poderá ser disponiblizadas versões em alemão, francês, mandarim, japonês, russo e italiano.

+ Aplicativos com receitas para cozinhar em casa

O processo é simples. O sistema de geolocalização aponta os restaurantes que ficam mais próximos e, após feita a escolha, é só digitar o idioma e consultar todos os menus. No restaurante, os garçons terão um tablet com o cardápio exatamente como disponível no app – o que facilita a escolha e a realização do pedido do prato que se deseja comer.

Tradutores formados, profissionais e especializados, são os responsáveis pelo serviço, evitando assim aquelas famosas traduções literais como Baião de Dois (Baião of two) e Contra-Filé (Against Filet). Caso seja necessária qualquer alteração nos itens ou nos preços, basta que o responsável pelo restaurante envie as mudanças para os gestores do app e os novos itens serão traduzidos. Dessa forma, torna-se muito mais fácil, rápida e barata a atualização dos cardápios quando comparados aos cardápios impressos.

O cadastro de cada restaurante pode ser feito a qualquer momento por meio do site www.menufortourist.com. Basta clicar no botão "faça parte da nossa rede" e preencher o formulário. Os restaurantes que se cadastrarem até o dia 12 de dezembro estarão presentes no primeiro material de divulgação.

Mesmo antes do lançamento oficial, mais de 60 restaurantes da cidade do Rio já estão cadastrados. O custo inicial para os estabelecimentos é de R$ 290 e a mensalidade a partir de R$ 40 (para português/inglês e espanhol). 

cardapio2
App brinca com erros comuns em cardápios bilingues (Foto: Riotur)

Fonte: VEJA RIO