Cidade

App permite envio de reclamações para a prefeitura

Disponível para Android e IOS, novo aplicativo permite que cariocas informem em tempo real problemas da cidade à prefeitura

Por: Ernesto Neves - Atualizado em

Centro de Operações Rio
Novo aplicativo direciona reclamações para o Centro de Operações da prefeitura (Foto: Divulgação)

Um recém-lançado aplicativo para celulares é o mais novo canal para os cariocas reclamarem de problemas do Rio. Chamado de Olhos da Cidade, o app vai disponibilizar, em tempo real, informações como a ocorrência de ventos fortes, pontos de alagamento, névoa, deslizamento de encosta, fumaça, falta de energia e sinais de trânsito com mau funcionamento.

Os alertas serão emitidos pelos próprios usuários. Para reportar o fato, há disponível um botão com o símbolo "+" na parte inferior da tela. Em seguida , escolhe-se o tipo de ocorrência a ser reportada. Os dados fornecidos vão ser encaminhados para o Centro de Operações Rio (COR). Lá, as mensagens ficam em exibição num painel, e os funcionários podem acionar os órgãos responsáveis para lidar com emergências.

Já disponível para os sistemas operacionais Android e IOS, o app também vai permitir que funcionários da prefeitura deem orientações aos usuários que estejam em uma área da cidade onde são relatados problemas. Outra funcionalidade é a exibição de imagens geradas por câmeras da prefeitura, em que será possível acompanhar ao vivo pontos estratégicos das Zonas Norte, Sul e Oeste.

+ As medidas drásticas adotadas em uma cidade onde o tráfego está à beira do colapso

+ Novos relógios de rua divulgam tempo de deslocamento em vias da cidade

Fonte: VEJA RIO