DIVERSÃO

Dez aplicativos para bombar o seu verão

Para controlar a conta do bar, escolher a melhor praia e checar a previsão do tempo, dez programinhas que vão tornar a estação mais quente do ano melhor ainda. Tudo no seu celular

Por: Louise Peres - Atualizado em

Já mostramos aqui dez apps sobre o Rio, e outros vinte sobre o universo fashion. Agora, chegou a vez do verão. Afinal, a estação mais carioca e relax do ano também merece uma lista de aplicativos bacaninhas só para ela. Na seleção, ferramentas que vão te ajudar a conhecer as melhores praias do país, preparar drinques refrescantes, conferir a previsão do tempo, alugar bicicleta e até controlar os gastos no bar. Aproveite as dicas, baixe já os seus favoritos e divirta-se!

1001_praias.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
1) 1001 praias para conhecer antes de morrer

Para te levar às mais paradisíacas, famosas, tranquilas ou badaladas, de norte a sul do país, o Guia QUATRO RODAS preparou um app com os 1001 trechos de areia que você precisa conhecer. Com 400 fotos de praias da costa brasileira, ele permite que o usuário crie listas das que já visitou e das que pretende conhecer. Cada praia possui uma ficha com a avaliação do Guia, e pode ser buscada por ordem alfabética, pelo estado, cidade, ou por proximidade.

Disponível para iPhone, iPod Touch e iPad

Preço: 2,99 dólares

papo_de_bar.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
2) Controle os chopes - e os gastos

Depois do sol, entre os planos da galera sempre está uma parada num barzinho ou boteco para aquele pós-praia, regado a chopinhos gelados e bons drinques. O app Papo de Bar é uma mão na roda: permite criar contas, anotar cada gasto e seu respectivo valor. Na hora da saideira, é só pedir que ele fecha a conta, soma os 10% do garçom e ainda divide o valor pelo número de pessoas na mesa. Substituindo aquela comanda colada à mesa para controlar a conta e as bebidas consumidas pela turma, o app Pede Cana ajuda a contar os chopes que chegam à mesa. É só tocar na caneca que fica na tela que ele vai contabilizando o seu consumo. O mais bacana: para lembrar o perigo que é a mistura de álcool + volante, o aplicativo oferece uma lista de cooperativas de táxi nas principais capitais brasileiras.

Papo de Bar - Disponível para iPhone e Android.

Preço: Grátis

Pede Cana - Disponível para iPhone e Android.

Preço: Grátis

blocos.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
3) Siga os blocos!

A sensação do Carnaval do ano passado já ganhou a versão 2012, ainda que disponível apenas para aparelhos compatíveis com o Android. Gratuito, o Blocodroid lista os 470 blocos de rua que rolam no Rio desde janeiro até o fim da folia. App indispensável para ter sempre à mão o mapa dos principais agitos deste Carnaval.

Disponível para Android

Preço: Grátis

calorias.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
4) Conte as calorias

Manter a forma, principalmente durante o verão, vira obsessão da mulherada. Para seguir firme na dieta mesmo quando as festas são abundantes e álcool, petiscos e besteirinhas vendidas nas praias cariocas se tornam figurinhas fáceis nos cardápios de fim de semana, faça bom uso da Calculadora de Calorias da Boa Forma. Após inserir seus dados (nome, idade, peso, altura, etc), você receberá metas semanais, poderá registrar tudo o que ingeriu (ele permite tirar fotos se você quiser anotar depois) e todas as atividades que praticou, ), como num diário. O app tem cadastradas as informações nutricionais de 2500 alimentos, além de cálculo de consumo semanal de água, sugestões de treinos e dicas para atingir seus objetivos.

Disponível para iPhone

Preço: Grátis

bike-rio.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
5) Bike Rio

Lançado em outubro do ano passado, o sistema de aluguel de bicicletas da cidade, o Bike Rio, permite que você alugue uma magrela utilizando um aplicativo no celular. Através dele, é possível solicitar a liberação da bike na estação escolhida. Com seus dados já cadastrados no app, ele agiliza o processo. Antes de pegar a bicicleta e pedalar por aí curtindo o sol carioca, saiba como funciona o aluguel.

Disponível para iPhone e Android

Preço: Grátis

drink.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
6) Drinques no bolso

Bebidinhas refrescantes são sempre bem-vindas quando a temperatura gira em torno dos 40 graus. Para os adeptos do drinque mais brasileiro de todos, o aplicativo iCaipirinha é uma ótima pedida. Após baixá-los, você terá à mão 44 receitas, que misturam quatro tipos de bebidas - cachaça (claro), rum, vodca e saquê ? a onze frutas diferentes.

Disponível para iPhone e Android

Preço: Grátis

clima-tempo.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
7) Vai dar praia?

Quando o fim de semana se aproxima, é só dela que o povo quer saber: a previsão do tempo. Com o aplicativo do Climatempo, você terá acesso à previsão para os próximos dias em cidades de todo o país. É possível criar uma lista de favoritos, com as cidades que você mais consulta.

Disponível para iPhone e Android

Preço: Grátis

viagem.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
8) Aproveite a viagem

Vai aproveitar as férias de verão e passear por aí? Uma infinidade de apps te ajuda a organizar, planejar e coletar as melhores dicas para sua viagem ser perfeita. No Viaje Aqui, você encontra vários deles, produzidos pelo Guia QUATRO RODAS e pela Viagem e Turismo, com temáticas variadas: Itália, Buenos Aires, Santiago, Orlando, Nova York, cruzeiros nacionais e muito mais.

Disponíveis para iPhone

Preço: Sob consulta

surf.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
9) Pegue as melhores ondas

Antes de pegar na prancha e cair no mar, cheque as condições das suas praias preferidas no app Rico Surf. Com boletins, ele informa sobre os ventos e as ondas nos principais picos da cidade.

Disponível para Android

Preço: Grátis

runkeeper.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
10) Pratique esportes

O verão é um convite a praticar esportes ao ar livre. E os cariocas já descobriram as vantagens de se exercitar por aí tendo o celular como ferramenta para controlar a performance e monitorar os treinos, seja praticando ioga, corrida, andando de skate ou pedalando. O assunto já esteve na capa de VEJA RIO. Veja aqui a matéria completa e as sugestões de apps ? entre eles, está o Run Keeper. Disponível para Android e iPhone, ele monitora tempo, velocidade e distância das corridas.

Fonte: VEJA RIO