TECNOLOGIA

10 aplicativos sobre o Rio

Fuja do trânsito, encontre serviços em shoppings e até reclame com a prefeitura usando apps temáticos sobre a cidade

Por: Louise Peres - Atualizado em

A febre dos aplicativos para celulares e tablets faz com que eles se multipliquem a cada dia, contemplando temas como moda, comida, previsão do tempo, cinema, viagens, idiomas, games... e o Rio! Reunimos 10 apps espertos para você usar na cidade maravilhosa, seja para fugir do trânsito, encontrar tudo sobre um shopping ou até reclamar do sinal que está quebrado e da árvore que caiu na sua rua. Confira a lista e baixe já!

app_comerebeber.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
1) VEJA Rio Comer & Beber

O maior Guia Gastronômico do Brasil traz os melhores restaurantes, bares e comidinhas indicados e premiados por VEJA em 20 localidades brasileiras - entre elas, o Rio. São mais de 900 estabelecimentos espalhados pela cidade. Crie sua lista de favoritos, busque através de filtros como "premiados", "localidade" e "especialidade", além de "mais próximos" e escolha aleatoriamente seu destino com a função caça-roteiro. Disponível para iPhone, iPod e Android, o aplicativo é atualizado em todas as categorias sempre que VEJA lança uma nova edição de Comer & Beber.

Onde baixar: Apple Store ou Android Market

Preço: 2,99 dólares.

app_1746.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
2) 1746 - Central de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura

Através do aplicativo, o usuário pode solicitar todos os serviços prestados pela Central de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura do Rio, o 1746. Com o app, é possível informar sobre semáforos com defeito no Disque Sinal, denunciar buracos em vias públicas através do Tele-Buraco, acionar a Defesa Civil ou a Comlurb, por exemplo. Disponível para Android, iPhone/iPad e Blackberry.

Onde baixar: 1746

Preço: Grátis.

app_angry.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
3) Angry Birds Rio

O jogo dos passarinhos raivosos que virou febre entre os amantes de games ganhou, no embalo da animação "Rio", uma versão ambientada na cidade maravilhosa com a participação dos personagens do filme. Nela, os pássaros do jogo são capturados e trazidos para o Rio, numa alusão à cena em que Blu, protagonista do desenho, é preso por contrabandistas e levado para os Estados Unidos. Disponível para iPhone, iPod e Android.

Onde baixar: Apple Store ou Android Market

Preço: Grátis.

app_blocos.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
4) Blocos do Rio

Ainda vai demorar para o Carnaval chegar, mas é sempre bom saber de dicas que vão tornar a folia ainda melhor. É o caso do app Blocos do Rio, uma agenda completa com todos os blocos cariocas, listados por data, horário e bairro. Além disso, o aplicativo possui recursos de geolocalização integrados ao GPS do celular para detectar os blocos mais próximos de onde você está. Lançado em fevereiro, o Blocos do Rio fez sucesso entre os foliões e em apenas dois dias entrou para a lista dos 10 mais baixados na App Store da Apple no Brasil. Agora é esquentar os tamborins e aguardar a atualização para 2012. Disponível para iPhone e iPod Touch.

Onde baixar: Apple StorePreço: Grátis.

app_metro.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
5) Mapa do metrô do Rio

O aplicativo para ter sempre à mão as estações do metrô da cidade, além dos pontos de integração da rede com os ônibus do metrô na superfície. Apesar de útil, o app não foi desenvolvido ou oficializado pelo Metrô Rio. Disponível para Android.

Onde baixar: Android Market

Preço: Grátis.

app_barcas.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
6) RioBarcas

O app que traz todos os horários de partida das embarcações operadas pela Barcas/AS. Engana-se quem pensa que o aplicativo cobre apenas as estações Arariboia, em Niterói, e Praça XV. Também estão nele os horários das viagens entre Rio e Paquetá; Mangaratiba e Ilha Grande; Angra dos Reis e Ilha Grande; Rio e Cocotá; e Rio e Charitas. O app também informa preços dos bilhetes e tempo de duração de cada viagem. Disponível para Android.

Onde baixar: Android Market

Preço: Grátis.

app_fotos.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
7) Rio de Janeiro Fotos

Que tal ter o Rio como fundo de tela do seu celular? Fotografias da cidade recheiam o aplicativo Rio de Janeiro Fotos. São imagens variadas que registram a arquitetura, os monumentos, o estilo de vida dos moradores e, é claro, belíssimas paisagens do Rio. Disponível para Android.

Onde baixar: Android Market

Preço: Grátis.

app_leblon.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
8) Rio Design Leblon

O aplicativo do shopping traz sete canais de benefícios. No de Gastronomia, os usuários vão encontrar toda a lista de restaurantes do shopping, além de dicas dos chefs e menus especiais. Na seção "Weekly Special", o usuário encontra promoções semanais exclusivas das lojas. Além de dicas sobre o shopping, o app oferece, no canal Leblon 24h, informações sobre serviços que funcionam durante toda a madrugada no bairro e adjacências - como farmácias, veterinárias, pronto socorro infantil, chaveiro, caixas eletrônicos e até entrega de gelo. Disponível apenas para iPhone. Em breve, a ferramenta também ganhará versões para outros sistemas, como Android e Blackberry.

Onde baixar: Apple Store

Preço: Grátis.

app_novamerica.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
9) Shopping Nova América

Com informações sobre serviços, promoções, e eventos, o aplicativo do Nova América traz ainda as áreas Lojas e Alimentação, onde é possível fazer buscas pelos estabelecimentos do shopping. O usuário pode criar listas de favoritos e acessar links diretos para os sites das lojas. Em Cinema, encontre informações como horários das sessões, duração, faixa etária, sala e gênero dos filmes. Outros recursos úteis são as ferramentas Como Chegar, que oferece rotas e mapas para quem vai ao shopping de carro, táxi, ônibus ou metrô, e Minha Vaga, em que é possível marcar o local exato onde você estacionou o seu carro, a partir do GPS do iPhone. Na hora de ir embora, é só tocar em "Localizar vaga" e o aplicativo te direciona para o local de volta. Disponível para iPhone e iPod Touch.

Onde baixar: Apple Store

Preço: Grátis.

app_mapa2.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
10) MapLink Trânsito

Antes de sair, cheque as condições de tráfego com este app, que leva as informações de trânsito e rotas do MapLink de várias cidades do Brasil aos aparelhos portáteis. O Rio é uma delas. Através da tela do celular ou do iPod o usuário acompanha em tempo real a situação do trânsito, recebe notícias e tem acesso às imagens captadas pelas câmeras da cidade. Perfeito para fugir do nosso trânsito caótico. Disponível para iPhone e iPod Touch.

Onde baixar: Apple Store

Preço: Grátis.

Fonte: VEJA RIO