COMIDA

Dez aplicativos culinários

Centenas de receitas ao alcance do seu celular. Monte seu cardápio

Por: Louise Peres - Atualizado em

Amantes da culinária, deem adeus ao caderninho de receitas da vovó: desde que a febre dos aplicativos chegou à cozinha, o celular virou utensílio doméstico. Para quem curte ter seus momentos de chef, reunimos aqui dez opções que permitem conferir, pelo aparelho, receitas de doces e salgados fáceis e rápidos de preparar. Se você é viciado em tecnologia e não chega nem perto das panelas, eis uma ótima oportunidade de desenvolver seus dotes de mestre cuca. Todos os aplicativos são em português. E o melhor: esquecer a lista de ingredientes em casa não é mais desculpa para deixar de experimentar um novo prato. Está tudo lá. Sem ideia para café da manhã, almoço ou jantar? Confira, baixe e bon appetit!

app-receitas-mdemulher.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
1 - Receitas Fáceis M de Mulher

As editoras do MdeMulher, Claudia Comida & Bebida, AnaMaria Receitas, Máxima, Boa Forma e outros títulos da editora Abril trabalharam com nutricionistas, culinaristas e cozinheiras profissionais para criar e selecionar 300 receitas deste aplicativo. O pacote básico é gratuito, mas há também especiais voltados para saladas, bolos e outras categorias, que podem ser baixados diretamente no app pelo custo de 0,99 dólares cada.

Disponível para iPad e iPhone. Baixe aqui.

app-receitas-guia-de-cozinha.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
2 - Guia da Cozinha

Aprenda a preparar saladas, massas, carnes, bolos, musses, pudins e até sorvetes com este aplicativo, que traz 100 receitas com foto, tempo de preparo e número de porções. O mais legal? A busca por palavras. Assim, é só digitar o nome daquele ingrediente que está dando sopa na geladeira e encontrar sugestões de como usá-lo. Grátis.

Disponível para iPhone e Android

app-receitas-sabores-do-brasil.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
3 - Sabores do Brasil

O app se propõe a oferecer o melhor da culinária brasileira, de forma rápida e fácil. Entre as opções, pratos típicos doces e salgados, de norte a sul do país, como o feijão tropeiro, original de Minas Gerais, e bolo de cupuaçu, da cozinha nortista. Grátis.

Disponível para Android

app-receitas-minhas-receitas.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
4 - Minhas Receitas

Um ótimo aplicativo para iniciantes - na cozinha e no universo dos programinhas para celular. O Minha Receitas lista, por ordem alfabética, uma série de pratos e especialidades para você experimentar na cozinha, divididos nas categorias doces e salgados. Um toque bacana da ferramenta é a possibilidade de enviar por e-mail, a partir do aplicativo, as receitas aos seus amigos.

Disponível para Android

app-receitas-minhas-viagens.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
5 - Minha Receitas Vegan

Os vegetarianos não foram esquecidos. São justamente os pratos vegan, sem nada de carne, o objeto do app Minhas Receitas Vegan, que traz uma série de receitas saborosas, para encher os olhos até do mais carnívoros. Entre as opções, canelone com tofu e nozes, feijoada e estrogonofe veganos e até bacon vegetal.

Disponível para Android

app-receitas-chinesa.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
6 - iCozinhar

A série iCozinhar é quase um guia de viagem pelas culinárias de diversas partes do mundo. Cada aplicativo reúne receitas típicas de países como Japão, China, Itália, Grécia, Espanha e até Marrocos. Custa 1,70 dólares. Além da série de comidas típicas, o iCozinhar tem também uma linha que abrange outras categorias, como comida vegetariana, petiscos, doces, pães, entradas e sopas.

Disponível para Android e iPhone. Para encontrar as outras especialidades, digite iCozinhar na busca do App Store ou do Android Market

app-receitas-quaker.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
7 - Quaker Receita Saudável

Os benefícios da aveia para a saúde já são conhecidos de todos: rica em fibras, proteínas, ferro e vitaminas, ajuda também a controlar os níveis de colesterol no sangue. Receitas em que ela é o ingrediente principal recheiam o app desenvolvido pela Quaker. São sete categorias: bebidas; biscoitos; bolos e tortas; café da manhã; complementos; doces e sobremesas; entradas e refeições. Compatível com iPhone, iPad e iPod Touch com iOS 3.0 ou versão superior. Além do aplicativo, a empresa disponibiliza receitas no site www.receitasaudavel.com.br

Baixe aqui

app-receitas-knorr.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
8 - O que cozinhar hoje?

O Guia de Receitas para celulares da Knorr reúne mais de 500 receitas de pratos doces e salgados. Ao escolher uma receita, o aplicativo envia uma lista com os ingredientes necessários. Dá até para programar pratos - o app guarda a data e a receita e te avisa com antecedência sobre uma refeição especial agendada por você, por exemplo. A versão mais completa vem com o CookTimer, que ajuda no controle do tempo de preparo da receita. O defeito? É compatível apenas com os aparelhos da Nokia 5530; N97; N97 mini e Nokia 7020.

Veja os modelos compatíveis e baixe aqui

app-receitas-nestle.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
9 - Nestlé Receitas

O aplicativo da Nestlé agregou, no celular, todas as três mil receitas recomendadas pela empresa em seu site. Conta com busca de receitas, permite armazenar suas preferidas e criar lista de compras dos ingredientes. Compatível com iPhone, iPad e iPod Touch com iOS 2.2.1 ou versão superior. Grátis.

Baixe aqui

app-receitas-coqueiro.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
10 - Receitas Coqueiro

O app da Coqueiro traz receitas utilizando os produtos da marca , à base de sardinha e atum. É possível escolher a receita por ocasião, tempo de preparo, grau de dificuldade e também por opções light. O aplicativo traz ainda 10 pratos especiais em vídeos, mostrando detalhes do preparo. Compatível com iPhone, iPad e iPod Touch com iOS 3.0 ou versão superior.

Baixe aqui

Fonte: VEJA RIO