Cidade

Aplicativo traz atrações turísticas da Zona Oeste

Criado pela ONG Observatório das Favelas, app traz parques ecológicos, centros culturais museus, restaurantes e ateliês

Por: Redação Veja Rio - Atualizado em

Praia de Grumari: um dos pontos turísticos do aplicativo
Praia de Grumari: um dos pontos turísticos do aplicativo (Foto: Pedro Kirilos/Riotur)

Parques ecológicos, centros culturais e arqueológicos, museus, restaurantes, ateliês de arte, hortos e paisagens exuberantes. Essas e outras dicas estarão presentes no Guia Turístico e Cultural do Oeste Carioca, um aplicativo para iOS e Android que traz um guia georreferenciado e colaborativo com 265 pontos mapeados na Zona Oeste e bairros vizinhos. O Guia integra o Oeste Carioca, projeto do Observatório de Favelas, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

+ Rio espera receber recorde de turistas neste verão

+ Quiosque em Copacabana oferece ingressos para pontos turísticos do Rio

+ Carnaval 2015: calendário de ensaios técnicos na Sapucaí

O Oeste Carioca conta ainda com um guia de bolso com QRCode direcionando para download na Apple Store e Google Play, um E-Book com toda a pesquisa realizada e uma agenda política que se afirma com sujeitos realizadores da arte e da cultura, e um site (oestecarioca.org) para ampliar a comunicação com o público.

O trabalho foi realizado nos meses de janeiro e fevereiro de 2014 e resultou no mapeamento das 265 instituições ligadas à cultura, à arte e ao patrimônio histórico e ecológico. Os pontos estão localizados em Anchieta, Bangu, Barra de Guaratiba, Camorim, Campo Grande, Cosmos, Grumari, Guaratiba, Ilha de Guaratiba, Inhoaiba, Magalhães Bastos, Paciência, Padre Miguel, Parque Anchieta, Pedra de Guaratiba, Pontal, Realengo, Recreio, Ricardo de Albuquerque, Santa Cruz, Santissimo, Senador Camará, Sepetiba, Vargem Grande e Vargem Pequena. Foi também objeto do inventário um conjunto de setenta estabelecimentos prestadores de serviços gastronômicos e hoteleiros.

Fonte: VEJA RIO