DECORAÇÃO

Onde comprar móveis antigos

Os melhores antiquários e brechós da cidade para quem quer encontrar peças de decoração das antigas, boas e baratas

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

antiquario3.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Feiras e lojas de antiguidades são o paraíso para decoradores, colecionadores, cenógrafos e todo tipo de aficionado por decoração e itens das antigas. Você é um deles? Entre os endereços que se destacam na cidade por encantar e satisfazer os desejos de quem curte peças de outros séculos está o número 143 da Rua Siqueira Campos, em Copacabana, mais conhecido como Shopping dos Antiquários, templo de lojas do gênero (especialmente no segundo andar). Reza a lenda inclusive que o cantor Mick Jagger, quando esteve no Brasil em sua última turnê com os Rolling Stones, fez algumas aquisições no local. Mas não para por aí. Para os fãs de um bom garimpo, listamos os melhores antiquários e brechós de móveis da cidade, frequentados por gente que entende do assunto.

1 - Mercado Moderno

O lugar certo para encontrar peças restauradas dos anos 50 aos 80 com assinatura de importantes designers brasileiros como Sérgio Rodrigues.

Quem frequenta: as arquitetas Julia e Joana Mallemont, da Mallemont Arquitetura, e a Condessa Bettina d'Archemont, proprietária da loja Secrets de Famille, que vende objetos de decoração garimpados da França.

Onde: Rua do Lavradio, 130, Centro, tel. 2508-6083. www.mercadomodernobrasil.com.br

2 - Babilônia Antiguidades

Acervo de móveis como cadeiras, escrivaninhas e penteadeiras, além de espelhos de cristal originais e de vidro também. Devido ao estado das peças, que não passam por restauração, os preços costumam ser bons.

Quem frequenta: a decoradora de casamentos Lanna Corrêa.

Onde: Rua do Lavradio, 12/14, Centro, tel. 2232-1958.

3 - Mobília

Especializada em móveis brasileiros dos anos 50 aos 70, a casa tem ótima seleção de peças a bons preços, inclusive clássicos de designers famosos. Também vende móveis de fabricação própria.

Quem frequenta: Yves de Roquemaurel, francês dono do Coccinelle Bistrô, localizado em um charmoso casarão da década de 20 no Centro, Benjamin Cano, francês dono do hotel boutique Casa Mosquito, no Morro do Cantagalo, em Copacabana, e Jean Michel Ruiz, o francês chiquérrimo dono do hotel Mama Ruisa, em Santa Teresa.

Onde: Rua do Lavradio, 128, Centro, tel. 2232-3451.

4 - Quimera Antiguidades

Art-nouveau e art-déco são as especialidades da loja, que vende objetos dos séculos XVIII e XIX.

Onde: Avenida Atlântica, 4240, loja 106, Shopping Cassino Atlântico, Copacabana, tel. 2247-4643.

Quem frequenta: a arquiteta Solange Medina e o educador Carlos Alberto Serpa, à frente da Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa.

5 - Espaço Via Alternativa

O casarão de 800 metros quadrados em Vargem Pequena é dividido em ambientes bem decorados, sem poeira ou cheiro de velharia. Com direito à recepção carinhosa do gato Compostela, os frequentadores encontram por lá móveis antigos e objetos de arte como autênticas serigrafias de Carybé e Rubens Gerchman e peças de Burle Max. O espaço conta ainda com oficina de restauro e o ateliê da designer Carol Portella.

Quem frequenta: produtores e cenógrafos. Da loja saíram peças que compõem o cenário de comerciais, novelas e filmes. Os mais recentes e ainda por estrear na telona são Pixinguinha, Um Homem Carinhoso e Casa da Mãe Joana 2.

Onde: Estrada dos Bandeirantes, 12320, Vargem Pequena, tel. 2428-2839. www.espacoviaalternativa.com.br

6 - Antiquário Finotratoo

O grande barato são os leilões periódicos que a loja dirigida pela marchand Leslie Diniz realiza, com peças clássicas que podem sair por uma bagatela. São lustres, cristais, marfins, porcelanas e móveis a partir de 10 reais. No último leilão, um lustre Maria Tereza de 12 luzes avaliado em 13 500 reais começou em 10 e foi vendido por 3 500 reais.

Quem frequenta: Aguinaldo Silva, Ignacio de Loyola Brandão, Christiane Torloni, Alexandre Nero e Beto Simas.

Onde: Avenida das Américas, 16313, loja C, Recreio, tel. 3326-3425 e 7824-8446.

7 - Brechó Charisma

Em funcionamento desde 1995, a casa é especializada em avaliação, compra, venda e consignação de antiguidades, de móveis a obras de arte e outros objetos de decoração.

Quem frequenta: a blogueira Vivianne Pontes, do Dcoração.

Onde: Rua General Glicério, 400 B, Laranjeiras, tel. 2265-9736. www.brechocharisma.com.br

8 - Venda em Garagem

A antiquária e bibliotecária Elizabeth Borges abriu o brechó em outubro de 1993 no Jardim Botânico, com móveis e objetos de decoração de todos os tipos e tempos. Há peças da época do Império, Art Nouveau, Art Déco e mais. Também são encontrados pratos, copos, xícaras, cristais, lustres, livros, quadros, tapetes, acessórios, vidros coloridos da década de 30 e peças antigas como gramofones, instrumentos musicais, pinguins de geladeira e bicicletas. Além de organizar eventos de decoração, a casa também oferece o serviço de venda em residência. A equipe organiza, inventaria e avalia o acervo do cliente e leva os possíveis interessados até o local.

Quem frequenta: as blogueiras Vivianne Pontes, do Dcoração, e Vivi Visentin, do De Cor Viva.

Onde: Rua J J Seabra, 6, Jardim Botânico, tel. 2294-7578 e 2512-2697. www.vendaemgaragem.com

9 - Armazém 161

Especializado em lustres e abajours vintage, além de móveis antigos e réplicas.

Quem frequenta: a blogueira Chris Campos, do Casa da Chris.

Onde: Rua do Lavradio, 161, tel. 2242-3342.

10 - Movelaria Carioca

Vende desde mobiliário dos séculos XVIII e XIX até móveis estilosos dos anos 40 e excentricidades. A criatividade dos anos 50 e o design brasileiro dos anos 60 mostram-se em cadeiras, mesas e outras peças. Mas atenção: a loja atende somente com hora marcada.

Quem frequenta: a blogueira Chris Campos, do Casa da Chris.

Onde: Rua do Livramento, 196, Gamboa, tel. 8840-9467 (ligar para marcar o horário de visitação). www.movelariacarioca.com.br

Fonte: VEJA RIO