Violência

Amigo organiza mobilização pela morte do estudante Alex Bastos

Evento criado no Facebook convoca cariocas para homenagear, neste domingo (11), o estudante de biologia morto a tiros em assalto no bairro de Botafogo

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

alex
Homenagem ao estudante Alex Schomaker Bastos: vida interrompida aos 23 anos de idade após assalto em Botafogo (Foto: Arquivo pessoal)

Um convite emocionante foi feito aos cariocas nesta sexta (9), no Facebook, por um amigo de infância do estudante de biologia Alex Schomaker Bastos, de 23 anos, morto a tiros após uma tentativa de assalto na Rua General Severiano, em Botafogo, na noite desta quinta (8). O estudante Diego Dias criou um evento na rede social convidando todos aqueles que puderem a comparecer à mobilização, neste domingo (11), em homenagem à vítima da barbárie. A concentração acontecerá às 9h em frente ao portão de entrada do campus Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mais de 600 pessoas já confirmaram presença.

“A morte dele não representa apenas um episódio destacado, mas expõe a fragilidade de nossas políticas de segurança pública e o descaso que temos com os programas de desenvolvimento social. Por essa razão, convido a todos, e não só aos próximos, para participarem desta mobilização, seja para homenagear esta pessoa querida, seja para reivindicar uma sociedade mais pacífica”, escreveu Dias, que definiu o colega falecido como uma “pessoa alegre” e um “pesquisador brilhante”.

Tragédia em frente a campus da UFRJ

O crime ocorreu em frente a um ponto de ônibus depois que o jovem deixou o campus da Praia Vermelha da UFRJ. O estudante foi abordado por dois criminosos em duas motos e, de acordo com informações do 2º BPM (Botafogo), acabou sendo baleado ao reagir à abordagem dos bandidos. A vítima chegou a ser socorrida e levada para o Hospital Estadual Rocha Maia, a poucos metros, de onde foi transferido para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, mas não resistiu aos ferimentos. Os ladrões conseguiram fugir do local. O velório de Alex Bastos acontece neste sábado (10), às 10h, no Memorial do Carmo, no Caju. Em seguida, o corpo será cremado.

Fonte: VEJA RIO