COMIDA

Fresquinhos e saudáveis

Veja os benefícios dos produtos orgânicos e onde encontrar feiras especializadas na cidade

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

frutas.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Se no século 19, o filósofo alemão Ludwig Feuerbach já afirmava que ?o homem é aquilo que come?, hoje a preocupação com a qualidade dos alimentos ingeridos entrou de vez em pauta e, nessa onda, os alimentos orgânicos ganham cada vez mais espaço na dieta dos brasileiros. Livres de agrotóxicos e produtos químicos, eles têm como única desvantagem o fato de ainda terem preços acima da média dos alimentos chamados ?convencionais?, já que são produzidos em menor escala e têm custos de produção mais elevados. No entanto, o consumo dos orgânicos apresenta aumento contínuo no país e, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a produção aumenta de 15% a 20% ao ano.

?Sobre o aspecto do valor nutritivo e toxicológico, os alimentos provenientes da agricultura orgânica têm se mostrado superiores aos convencionais, com o diferencial de que não são usados pesticidas, sementes geneticamente modificadas ou fertilizantes sintéticos?, analisa a nutricionista Bethania Marinho Siqueira, da academia Probalance Care&Fitness, que ainda destaca a importância da inclusão de porções orgânicas no cardápio e dá dicas de como identificar os produtos. "Verifique na embalagem se o produto tem o selo de certificado do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (Sisorg). O Instituto Biodinâmico (IBC), por exemplo, é um certificador brasileiro reconhecido internacionalmente", explica.

No Rio, desde 2010, é possível encontrar feiras especializadas no comércio destes produtos que, por concentrarem menos água, são mais saborosos que os convencionais. Com o objetivo de estimular a produção e o consumo dos alimentos orgânicos cultivados pelos pequenos agricultores do estado, foi criado o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, que hoje conta com nove endereços em oito bairros da Zona Sul e na Tijuca. Além dos benefícios à saúde proporcionados por esses produtos, outra vantagem é que as feiras oferecem preços até 40% mais baixos em relação aos encontrados nos mercados e hortifrutis.

Veja no mapa abaixo o endereço mais perto de você:

View Circuito Carioca de Feiras Orgânicas in a larger map

Atualmente, o Circuito de Feiras Orgânicas conta com cerca de 200 produtores de diversos municípios do Rio, todos credenciados à Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro. A ideia é que, até o final de 2013, a rede seja ampliada para as regiões da Leopoldina, Barra da Tijuca e Freguesia, em Jacarepaguá. As feiras são semanais e acontecem nos diversos bairros às terças, quintas e sábados, das 7h às 13h.

Conheça também o Armazém Vale das Palmeiras

Aberto a poucos meses, a lojinha é propriedade do ator Marcos Palmeira, que comercializa no endereço do Leblon os alimentos produzidos em sua fazenda em Teresópolis. Os produtos são repostos diariamente e compreendem hortaliças e frutas frescas, além de pães, queijos, condimentos, azeites, cereais e até detergentes fabricados com métodos naturais. Os visitantes ainda têm a chance de ser atendidos pelo proprietário, que dá expediente por lá sempre que pode.

Armazém Vale das Palmeiras. Avenida Ataulfo de Paiva, 1100, loja C, Leblon, ☎ 2294-0988. 8h/20h (sáb. até 18h; fecha dom.).

Selmy Yassuda
(Foto: Redação Veja rio)

Fonte: VEJA RIO