DIVERSÃO

Além da colombina e do pierrot

Relembre personagens e fatos que marcaram o último ano e crie fantasias irreverentes para sair nos blocos de rua no Carnaval

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

O Carnaval de rua do Rio é marcado pela alegria dos blocos e seus foliões fantasiados. Entre os adereços vistos nos diversos desfiles que acontecem na cidade, há desde fantasias mais tradicionais, como as colombinas e pierrots, até looks mais irreverentes, feitos com muita criatividade e improviso.

Se você quer inovar, relembre alguns dos assuntos que foram moda no último ano e aproveite para colocá-los em prática neste Carnaval. Listamos uma série de ideias e dicas para montar fantasias bem-humoradas para os blocos de rua de 2013.

Personagens de Avenida Brasil

A novela de João Emanuel Carneiro foi um fenômeno em todo o país e seus personagens têm tudo para ganhar as ruas nos blocos de Carnaval. Carminha, Nina, Leleco, Suelen.... Basta escolher o seu favorito, decorar um bordão que caiu na boca do povo e correr para a folia.

Para montar um look da vilã Carminha, personagem de Adriana Esteves, por exemplo, roupas em tons claros, blusas de tecido fino e frases como "É tudo culpa da Rita!" não podem faltar. Se preferir uma fantasia da "ariranha" Suelen, de Isis Valverde, calças legging coloridas, barriga de fora e sandália alta são as peças ideais.

avenida.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Nissim Ourfali

O garoto paulistano virou moda na internet depois que o vídeo produzido para a celebração de seu Bar Mitzvah - festa judaica comemorada aos 13 anos pelos meninos, simbolizando sua maturidade - foi publicado no YouTube pelo seu pai. A qualidade duvidosa da produção, assim como a letra engraçada - uma paródia da música What Makes You Beautiful, do grupo britânico One Direction - chamou a atenção das pessoas, fazendo com que o vídeo tivesse mais de três milhões de acessos e se tornasse um dos Trend Topics no Twitter.

Para montar um look Nissim Ourfali, vale copiar um dos figurinos que o menino usa, como o visual com terno, gravata e chapéu, além de levar uma baleia inflável a tiracolo, representando uma das passagens mais marcantes do vídeo.

nissim.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Jesus restaurado

A restauração desastrosa de um quadro de Jesus Cristo feito por uma senhora de 80 anos foi um dos assuntos mais comentados de 2012. Cecília Gimenez resolveu restaurar a obra Ecce Homo, um quadro do século XIX feito pelo artista Elías García Martínez, que fica no santuário espanhol de Nossa Senhora da Misericórida, em Borja, na Espanha. Apesar de ter sido um desastre, o trabalho de Cecília ficou famoso, aumentou o número de visitantes da igreja e virou meme na internet.

A ideia da fantasia já foi executada no Halloween dos Estado Unidos. Veja uma foto que está disponível na rede:

jesus-restaurado.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Gangnam style

Psy, o rapper sul-coreano que virou fenômeno em todo o mundo com a "música-chiclete" Gangnan Style também é uma das apostas de fantasias para este Carnaval. O hit, que já teve mais de um bilhão de acessos no YouTube, é faixa certa nas pistas de dança da cidade e ainda deve ficar no ouvido dos cariocas por mais algum tempo.

O visual esquisito do seu intérprete pode ser reproduzido com smoking, gel no cabelo e óculos escuros. Quem tiver mais disposição pode ainda puxar os olhos com esparadrapo para ficar mais parecido com o cantor. Ah, e não esqueça da dancinha!

Psy.jpeg
(Foto: Redação Veja rio)

Camaro amarelo

Ainda na categoria "músicas-chiclete", mais um hit das rádios nos últimos meses. O sucesso da dupla sertaneja Munhoz e Mariano, Camaro Amarelo, usa perfeitamente a fórmula para cair no gosto popular: letra machista, refrão fácil de decorar e, para ficar melhor, um dos cantores - Mariano - ainda faz o estilo gostosão com reboladas sexy.

Também quer ficar doce nesse carnaval? É simples! Monte um look sertanejo com camisa xadrez e chapéu de cowboy e faça o seu camaro amarelo com papelão ou qualquer outro material descartável. Vale levar umas balas de caramelo para distribuir para as mocinhas nos blocos.

munhoz.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Menina fantasma do SBT

Há poucas semanas, mais um vídeo virou hit na Internet. A pegadinha da menina fantasma, transmitida pelo o Programa Silvio Santos, já teve cerca de 30 milhões de acessos no YouTube e é muito fácil de ser reproduzida. Para encarnar a personagem que aparece repentinamente e aterroriza pessoas dentro do elevador, basta usar um vestido branco, caprichar na maquiagem e no cabelo bagunçado e pegar uma boneca de sua irmã mais nova emprestada.

fantasma-pegadinha.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

"Esse cara sou eu"

Não é difícil encontrar pessoas fantasiadas de Roberto Carlos no Carnaval carioca, mas o novo sucesso do Rei, trilha da novela Salve Jorge, deu um novo gás para esta ideia. Quem quiser se fantasiar e interpretar o cantor nos blocos deste ano pode montar um look com calça branca, camisa azul, peruca e uma plaquinha com os dizeres "Esse cara sou eu".

roberto.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Gina Indelicada

Criada pelo estudante de publicidade Ricck Lopes, de apenas 19 anos, a página que traz a personagem das embalagens de palitos de dente dando respostas ásperas a perguntas do público conquistou mais de 2,4 milhões de fãs no Facebook no último ano e surpreendeu até os executivos da marca. Para encarnar a Gina Indelicada, é possível fazer uma caixa de palitos com papelão ou apenas criar uma máscara, pois o que vale mais é a atuação: decore algumas tiradas da personagem e distribua "gentilezas" bem-humoradas nos desfiles dos blocos.

palitos-gina.jpeg
(Foto: Redação Veja rio)

Quanto mais... melhor

A ação de marketing da Coca-Cola Zero com os nomes dos consumidores nas latinhas do refrigerante foi uma das mais bem sucedidas do último ano. Para continuar a brincadeira, que começou com um aplicativo no Facebook e ganhou as gôndolas dos supermercados, vale fazer camisetas personalizadas completando a frase da campanha "Quanto mais... melhor". A mensagem a ser escrita depende da criatividade de cada um, seja uma brincadeira do tipo "quando mais beijinhos melhor" ou nomes inusitados, como os sugeridos pelo vídeo do grupo de humor Porta dos Fundos.

coca.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Inês Brasil

Depois de Luisa Marilac e seus "bons drink", é a vez de Inês Brasil cair no gosto da galera. Aspirante ao BBB 13, a morena publicou um vídeo no YouTube em que se candidata a participar do programa fazendo apelos a Pedro Bial para que seja uma das escolhidas. Tudo no vídeo é digno de ser copiado para uma fantasia de Carnaval: o figurino de Inês, sua desenvoltura com as câmeras e as pérolas que solta durante os cinco minutos do clipe, como o cativante "alô, alô, graças a Deus!". Foi a quinta vez que a morena se canditatou ao programa e, infelizmente, não foi uma das selecionadas por Boninho...

ines.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Veja também:

Onde encontrar fantasias para pular Carnaval

Confira a programação dos blocos de rua do Rio

Fonte: VEJA RIO