Continua após publicidade

Alegria apesar do 7 a 1

O carioca curtiua Copa, dando exemplos na organização e na segurança, e mostrou ao mundo que estamos preparados para os Jogos Olímpicos

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 5 dez 2016, 12h29 - Publicado em 26 dez 2014, 20h19

 

O termo era desconhecido por muitos: Fifa Fan Fest. Inclusive houve gente se confundindo no inglês, escrevendo “fun fest”. Isso nem importa tanto. O que vale é lembrar como os cariocas curtiram a Copa do Mundo, que ocorreu entre junho e julho, reunindo-se nas ruas, às multidões, em eventos — fossem eles oficiais ou não — quase sempre realizados na paz, sem contabilizar casos graves de violência. Nesse sentido, a cidade, elevada simbolicamente à categoria de capitaldo mundo durante a competição, brilhou mais que as outras sedes país afora. Os jogos aqui disputados, todos eles num Maracanã reformado especialmente para o torneio, tiveram visibilidade tamanha que nem a ausência da seleção brasileira estragou a festa. Além disso, deu-se no Rio a final, em 13 de julho, entre Argentina e Alemanha, 1 a 0 para os germânicos, com direito a um emocionante gol na prorrogação.Sobre essa decisão, especificamente, muitos apostavam que, no que diz respeito à segurança, a organização local corria o risco de comprometer o todo. Mas tanto as comemorações dos alemães pelas ruas como as provocações dos cariocas em cima dos hermanos tristonhos aconteceram em bom termo. De qualquer forma, para acalmar os ânimos e manter a ordem, haviam sido convocados pelas forças do Estado do Rio 26 000 homens, efetivo equivalente ao que tinha vigiado todo o resto do evento, nas outras cidades. Pode-se dizer que fomos felizes na Copa — tirando, é claro, o detalhe do 7 a 1. Cantamos, abraçamos, bebemos, torcemos, gritamos, vibramos, fazendo daquela convivência com os turistase das festas que encheram Morro da Urca, Alzirão, Circo Voador, Praiade Copacabana e Lagoon a imagem mais bacana de 2014. Essa nossa alegria, enfim, foi a grande foto do ano.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.