BEBIDA

A mais pura tradição

Casas resgatam a tradição e trocam as máquinas de expresso por cafés preparados artesanalmente

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

cafe.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Pingado, média, carioca, expresso, cappuccino... As diferentes formas de preparo e combinações de ingredientes fazem do café uma bebida versátil que, a cada dia, ganha novas misturas nas cafeterias da cidade. Servido quente ou frio, com chocolate, caramelo, chantilly e até combinado com bebidas alcóolicas, o grão tipicamente brasileiro se adapta para diferentes gostos e situações. No entanto, apesar das novidades do mercado e modernizações nas técnicas de preparo do grão, o tradicional cafezinho feito à moda antiga - moído e coado de forma artesanal - mantém seu charme e continua sendo opção e aposta em estabelecimentos da cidade.

Para celebrar o Dia Internacional do Café, comemorado neste domingo (14), VEJA RIO fez uma seleção de lugares em que é possível deixar de lado as modernas máquinas de expresso e apreciar a bebida em sua forma mais tradicional. O Benedito, por exemplo, é uma das casas que preparam o grão de forma artesanal. No restaurante, localizado no Centro do Rio, os clientes têm a chance de degustar o café passado na mesa direto para a xícara, em coadores de pano. Já a rede Cafeína lançou mão da tecnologia para agradar aos amantes do café à moda antiga. A novidade em suas lojas são os filtros Hario, produto japonês para o preparo do café filtrado, que coa o pó individualmente na mesa dos clientes.

A cafeteria-boutique Monica Pondé Etc..., em Ipanema, também preza pela tradição. Na casa, não existe uma máquina de expresso sequer. O conceito do lugar é justamente preparar o café de forma artesanal, sem o auxílio de máquinas ou cafeteiras. Os grãos são pesados e moídos na hora, e depois coados em porta-filtro de porcelana da mesma marca japonesa, que permite uma extração mais uniforme do café. São três opções de grãos especiais: fiore, bleu e petit noir.

cafeina.jpeg
(Foto: Redação Veja rio)

Confira outros lugares onde é possível saborear cafés preparados à moda antiga:

Benedito - Café coado na mesa em coadores individuais de pano.

Rua Pedro Lessa, 31, Centro. Tel. 2220-1696. restaurantebenedito.com.br

Cafeína - Café exclusivo da rede coado individualmente na mesa do cliente.

Rua Constante Ramos, 44, Copacabana. Tel. 2547-8651; e outros cinco endereços. cafeina.com.br

Monica Pondé Etc... - Grãos artesanais pesados e moídos na hora, coados em porta-filtro de porcelana.

Rua Visconde de Pirajá, 365 B, loja 4 (Galeria Fiamma), Ipanema. Tel. 3586-9417. monicaponde.com.br

Starbucks - O "Café do dia" é preparado com grãos moídos na hora e coado em filtro de papel. Servido em três tamanhos: Tall (375 ml), Grande (475 ml) e Venti (575 ml).

Shopping Tijuca: Av. Maracanã, 987, 3º piso, Tijuca. Tel. 2568-6228; New York City Center: Avenida das Américas, 5 000, Nível Térreo, loja 111. Tel. 2432-4763; e outros doze endereços. starbucks.com.br

Empório Gourmet Show - O combinado de café da manhã para duas pessoas inclui, além de pães, bolos e frios, café coado no filtro. Servido aos finais de semana.

Av. Borges de Medeiros, 1 424, 1ºpiso, Espaço Lagoon, Lagoa. Tel. 2249-1279. emporiogourmetshow.com.br

Escola do Pão - O café da manhã da casa conta com café preparado de forma tradicional.

Rua General Garzon, 10, Lagoa. Tel. 2294-0027 / 3205-7275. escoladopao.com.br

Mira! Cozinha & Café - Serve café coado feito com blend exclusivo. Preparado na mesa do cliente, com jogo de coador e xícara.

Rua General Severiano, 159, Casa Daros, Botafogo. Tel. 2275-0737.

Veja também: Drinques gelados com café

Fonte: VEJA RIO