MUNDO ANIMAL

Mundo animal

Histórias inusitadas, dicas e curiosidades do universo dos animais de estimação no Rio

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

Felipe Fittipaldi
(Foto: Redação Veja rio)
Um cachorro gourmet

Morador da Barra, o mestre-cuca francês Joel Guerin divide o apartamento com a labradora Duna, de 13 anos. É na cozinha que os dois fazem a festa. "Desde pequena, ela come apenas o que preparo. Nunca dei ração", conta o chef. Mas nada de foie gras ou creme brûlé. As receitas, 100% naturais, não levam sal nem temperos, apenas legumes, verduras, arroz, carne crua e frutas. A saúde do totó, garante o dono, é de ferro. "A Duna também tem dentes ótimos, sem tártaro, porque ofereço a ela, diariamente, 150 gramas de capa de filé. É uma espécie de cartilagem que compro no açougue, ótima para roer", recomenda. Très bien.

The Cartoon Bank
(Foto: Redação Veja rio)
Acervo pessoal
(Foto: Redação Veja rio)

Palavra de especialista

"Tenho dois filhotes de gato, um macho e uma fêmea, e gostaria de saber qual a melhor idade para castrá-los." Juliana Gomes, dona de Pagu e Belchior

Os dois podem ser castrados com a mesma idade, segundo a veterinária Fernanda Mendes Diniz Mauricio, especialista em felinos. "Costumo recomendar a cirurgia após o período de vacinação, quando o bicho está com aproximadamente 5 meses", diz. Quanto antes o procedimento for realizado, menor será o risco de problemas como o desenvolvimento de tumores. Mas lembre-se de que o animal deve ser levado ao consultório veterinário com antecedência, para os exames clínico e de sangue que fazem parte do pré-operatório.

Reprodução
(Foto: Redação Veja rio)
Você está preparado para ter um pet?

Ganhar um pouco de experiência antes do desafio de receber um bichinho de estimação em casa não é má ideia. Ainda mais quando envolve a adaptação das crianças. Para isso, existem alguns aplicativos de celular, disponíveis gratuitamente para plataforma iOS e Android, que ajudam a garotada a treinar antes de ter um pet. O Animal Doctor Game, por exemplo, é um jogo interativo que ensina a cuidar da saúde dos bichos. Já o Pet Care 2 serve para avaliar se o usuário é zeloso o suficiente para manter um animalzinho (vir­tual) vivo e com saúde.

Fonte: VEJA RIO