MUNDO ANIMAL

Mundo animal

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Ban-Ban-do

Com mais de 4 milhões de visualizações no YouTube, o mais recente clipe da funkeira Anitta, Zen, revela ao público uma nova estrela: Alfredo Antunes. O shih tzu, que a cantora ganhou de aniversário em abril, é o seu atual xodó. "Apesar de ele ser meio paradão, e eu frenética, o nosso amor é incondicional. Fiz questão de colocá-lo no vídeo", conta ela, que mora com o cãozinho na Barra. Ele parece mesmo seguir os passos da dona e tem até fã-clube, o Alfredinho FC. "Os fãs mandam petiscos, bichos de pelúcia e desenhos. Se bobear, ele ganha mais presentes do que eu", diz, sem ciumeira.

Butcht Martin/Alamy
(Foto: Redação Veja rio)

Problemas da idade

Com a evolução da medicina veterinária e o aumento da expectativa de vida dos cães, é cada vez mais comum o diagnóstico de doenças relacionadas ao envelhecimento, entre elas a disfunção cognitiva canina, uma espécie de doença de Alz­­heimer, além de tumores, acidentes vasculares e hérnia de disco. "Recursos como tomografia e ressonância magnética ainda são pouco usados em animais, mas facilitam o diagnóstico precoce", afirma o veterinário neurologista Alex Adeodato. Procure um especialista em caso de sintomas como desorientação, convulsão, cegueira e paralisia.

cartoonbank.com
(Foto: Redação Veja rio)
istockphoto, reprodução (aplicativos)
(Foto: Redação Veja rio)

Simpático roedor

Para quem não dispõe de muito tempo, espaço ou dinheiro para ter um animal que demanda tudo isso, os hamsters são uma boa opção. Aplicativos como o How To Care For Pet Hamster e o Caring For Hamster Pets, ambos gratuitos, trazem informações úteis para criá-los. Eis algumas dicas

? Dê preferência às gaiolas de plástico. São mais seguras e práticas para limpeza.

? Ofereça brinquedos, entre os quais rolo de papel higiênico, que eles adoram roer. ? Meia hora de exercício diário fora da gaiola ajuda a mantê-los saudáveis. Deixe-os passear num cômodo, sempre com supervisão.

mundo-animal-04.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Fonte: VEJA RIO