COMIDA

Receitas da roça

Aprenda a preparar dez quitutes que não podem faltar na sua festa junina. Delicie-se e bom arraiá!

por Louise Peres | 12/06/2012 16:23

Junto com o mês de junho, chega aquele cheirinho gostoso no ar: milho, amendoim, fubá e outras delícias saem de panelas e travessas fumegantes direto para as fartas mesas dos arraiás. Se você está planejando um, com certeza incluiu estes dez quitutes típicos na lista de comes e bebes indispensáveis para uma festa junina de arromba. Selecionamos dez receitas para ensinar você a prepará-los. Encante o paladar dos seus convidados caipiras com bolo, caldo, bebida, doce... Experimente!

BOLO DE FUBÁ
Não pode faltar aquele que é bolo que tem a cara da roça e sabor de comida da vovó



Ingredientes
4 xícaras de chá de leite
3 ovos
2 xícaras de chá de açúcar
1 1/2 xícara de chá de fubá
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sopa de margarina
1/2 xícara de chá de coco ralado

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 180 °C. Bata o leite, os ovos, o açúcar, o fubá, o fermento, a margarina e o coco ralado no liquidificador. Unte uma assadeira retangular com margarina. Despeje sobre ela o conteúdo do liquidificador e leve ao forno durante 35 minutos. Para enfeitar, na hora de servir salpique coco ralado por cima.

CALDO VERDE
Quentinho e saboroso, perfeito para as noites frias de junho




Ingredientes
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
8 batatas
2 litros de água
1 linguiça
10 folhas de couve-manteiga cortadas em tiras finas
Sal a gosto

Modo de fazer
Descasque e pique as batatas. Em uma panela, doure o alho e a cebola no azeite. Junte a batata, a água e a linguiça inteira. Cozinhe até a batata ficar macia. Retire a linguiça e reserve. Retire também a batata e os temperos, e passe-os pelo espremedor e depois por uma peneira.
Devolva mistura já processada à panela com o caldo do cozimento, mexa bem e acrescente a couve. Corte a linguiça em rodelas finas e adicione à panela. Tempere com sal e cozinhe por mais 10 minutos, com a panela destampada. Sirva quente, com torradinhas para acompanhar.


CANJICA
Coco, leite e canjica: como poderia ficar ruim?




1 1/3 de xícara de chá de milho branco para canjica
4,5 litros de água
1 xícara de chá de leite de coco
1 xícara de chá de leite
1 1/4 de xícara de chá de açúcar
Canela em pó e amendoim torrado a gosto

Modo de fazer
Num recipiente grande, coloque o milho, cubra com 3 litros de água, tampe e deixe descansar até o dia seguinte. Escorra. Numa panela de pressão, junte o milho e a água restante, tampe e cozinhe em fogo alto até começar a chiar. Baixe o fogo para o mínimo e cozinhe por 45 minutos (ou até o milho ficar macio). Para resfriar, coloque a panela sob água corrente e deixe sair todo o vapor. Abra e escorra o líquido.  Deposite o milho já escorrido novamente na panela. Junte os ingredientes restantes e mexa com uma colher de pau. Cozinhe em fogo alto, sem tampa, mexendo de vez em quando, até a mistura ficar cremosa. Distribua a canjica em vasilhas pequenas. Você pode servir quente ou fria, polvilhada com canela e amendoim torrado.


CURAU
A famosa "papa" de milho




Ingredientes
3 xícaras de chá de grãos de milho verde
200 ml de água
900 ml de leite
1 xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa de amido de milho
Canela em pó a gosto

Modo de fazer
Coloque o milho e a água no liquidificador e bata bem. Junte o leite e passe a mistura na peneira. Despeje o líquido obtido em uma panela e leve ao fogo junto com o açúcar e o amido, cozinhando em fogo baixo por 20 minutos e mexendo sempre. Sirva quente ou frio.

MILHO VERDE
O bom e velho milho verde, com um toque de manteiga derretida




Ingredientes
12 espigas de milho verde água o suficiente para cobrir as espigas
Manteiga e sal a gosto

Modo de fazer
Retire as palhas verdes do milho e reserve algumas. Num caldeirão grande, coloque as palhas reservadas, adicione as espigas e cubra com bastante água e sal. Deixe cozinhar até que os grãos estejam macios. Sirva quente com manteiga e sal a gosto.


PAÇOQUINHA DE COLHER
Uma versão moderna e simpática da tradicional paçoca




Ingredientes
2 latas de leite condensado
2 gemas
1 colher de sopa de manteiga
1 xicara de chá de amendoim torrado e moído

Modo de fazer
Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo, em temperatura média. Mexa sempre até o ponto de fervura. A partir daí, conte cinco minutos e desligue o fogo.
Distribua em copinhos individuais, espere esfriar e sirva com uma colher. Para enfeitar, salpique amendoim torrado e moído.


PAMONHA
A delícia fresquinha cai ainda melhor em tempos de festa junina



6 espigas de milho
1/2 xícara de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de leite de coco
Sal

Modo de fazer
Escolha espigas grandes. Descasque-as e reserve as palhas inteiras. Rale o milho no ralador grosso. Ponha em uma tigela e acrescente açúcar, leite de coco e uma pitada de sal. Misture com uma colher de pau. Forme pequenos sacos com as palhas reservadas dobrando-as ao meio e costurando-as dos lados. Preencha o saquinho com o creme de milho e feche a ponta amarrando com um barbante. Em uma panela grande, ferva água. Coloque as trouxas já montadas na água fervente e cozinhe por aproximadamente 90 minutos. Retire as pamonhas da panela com uma escumadeira e deixe escorrer. Sirva frio ou quente.

PÉ-DE-MOLEQUE
Crocante e saborosa, uma versão caseira do doce




Ingredientes
500g de amendoim torrado e sem casca
3 xícaras de açúcar
1 xícara de achocolatado
2 colheres de manteiga
1 lata de leite condensado

Modo de fazer
Em uma panela, junte o amendoim, o açúcar e o achocolatado. Ligue o fogo e mexa até o açúcar caramelizar. Nesse ponto, adicione a manteiga, o leite condensado e o bicarbonato e mexa por mais dois minutos. Com a ajuda de uma colher, retire porções da massa e vá colocando-as em cima de papel manteiga em pedra de mármore ou em uma superfície que suporte calor. Deixe esfriar.


QUENTÃO
Para esquentar as ideias



Ingredientes
1/2 xícara de chá de açúcar
1 raiz de gengibre pequena
6 a 8 cravos-da-índia
1 litro de pinga

Modo de fazer
Numa panela, derreta o açúcar no fogo e adicione a pinga. Corte o gengibre em rodelas finas e acrescente à mistura, junto com os cravos. Ferva tudo por cinco a dez minutos, em panela tampada. Está pronto para servir.

VINHO QUENTE
Ele já combina com o frio. Quente então...




Ingredientes
1/2 xícara de chá de água fervente
1/2 xícara de chá de açúcar
1 limão cortado em rodelas
12 cravos-da-índia
3 pedaços de canela em pau
1 e 1/2 xícara de chá de vinho tinto
Rodelas de limão para decorar

Modo de fazer
Coloque numa panela a água fervente e junte o açúcar, o limão, o cravo-da-índia e a canela. Deixe ferver. Em seguida, abaixe o fogo e cozinhe durante 5 minutos. Coe e adicione o vinho. Sirva quente, em copos altos, enfeitados com as rodelas de limão.

Leia mais