DIVERSÃO

As estreias do cinema em 2013

VEJA Rio listou os filmes que serão lançados até o fim de janeiro e em fevereiro para você curtir as férias na companhia de boas histórias

por Daniela Pessoa | 08/01/2013 17:59

ALÉM DAS MONTANHAS

 

 

Estreia: 11/01
Gênero: drama

 

Alina (Cristina Flutur) e Voichita (Cosmina Stratan) são grandes amigas que vivem em um monastério isolado na Romênia. Alina viveu por vários anos na Alemanha e deseja voltar ao país, agora com Voichita, mas ela está feliz no convento, onde acredita ter encontrado um lar e a fé. Sem entender a amiga, Alina passa a enfrentar constantemente um padre local, que acredita que a jovem está possuída. 
 

Clique aqui e confira os filmes indicados ao Oscar 2013


A VIAGEM

 

Estreia: 11/01
Gênero: drama, ficção científica, suspense

Adaptação do romance "Cloud Atlas – Além das Nuvens", de David Mitchell, o filme dirigido por Tom Tykwer (Trama Internacional) em parceria com os imãos Wachowski, responsáveis pela trilogia Matrix, mostra seis histórias que, apesar de ocorrerem em épocas e países distintos, possuem uma interligação. Com Tom Hanks e Halle Berry.

BARBARA

 

Estreia: 11/01
Gênero: drama

Barbara (Nina Hoss) é cirurgiã pediátrica em um hospital a leste de Berlim. Quando as autoridades desconfiam que ela deseja passar para o lado oriental da cidade, a médica é transferida para uma pequena clínica no interior, em um vilarejo isolado. Enquanto seu amante, Jörg, que vive na Berlim oriental, prepara a sua fuga, Barbara começa a receber grande atenção do chefe do hospital, André (Ronald Zehrfeld). A dúvida é se o homem está apaixonado por ela ou apenas espionando seus atos para o governo. Barbara recebeu o prêmio de melhor diretor (Christian Petzold) no Festival de Berlim em 2012.

JACK REACHER – O ÚLTIMO TIRO 

 

Estreia: 11/01
Gênero: ação, drama, suspense

Um crime brutal foi cometido contra cinco pessoas, e um atirador de elite veterano de guerra foi acusado pelos assassinatos sem chance de defesa. Durante o interrogatório, ele cita apenas o nome de Jack Reacher (Tom Cruise), um ex-combatente com inúmeras condecorações dado como desaparecido. Só que ele aparece do nada e resolve investigar o mistério por conta própria. Sua teoria é de que existe uma ligação entre as mortes, mas o verdadeiro responsável tem outros interesses e procura desviar a atenção com a matança.

O DOBRO OU NADA 

 

Estreia: 11/01
Gênero: comédia, drama

Beth Raymer (Rebecca Hall) é uma sonhadora incorrigível que trabalha como dançarina em uma casa de striptease. Sua vida muda quando conhece Dink Heimowitz (Bruce Willis), um dos jogadores mais conhecidos da atualidade que participará de um campeonato de pôquer em Las Vegas. Beth logo se torna sua assistente, mas precisa lidar com as ameaças da esposa de Dink, Tulip (Catherine Zeta-Jones), uma showgirl aposentada.

PARIS-MANHATTAN 

 

Estreia: 11/01
Gênero: comédia, romance

Na fita francesa, Alice (Alice Taglioni) é uma mulher solteira, bonita e apaixonada pelo seu trabalho como farmacêutica. Ela se refugia do mundo com a paixão que nutre por Woody Allen, chegando ao ponto de recomendar seus filmes às pessoas que visitam a farmácia onde trabalha e até mesmo conversar com o diretor em seus pensamentos. A família de Alice insiste em lhe arranjar pretendentes, mas ela constantemente ignora os apelos da família para que se case. No entanto, o encontro com Victor (Patrick Bruel) pode mudar a sua vida.

 

SACRIFÍCIO 

 

Estreia: 11/01
Gênero: aventura, histórico

Ao longo de gerações, o clã Zhao deteve grande poder na China. Mas, cansado de ser desprezado pelos líderes do grupo, Tu'an Gu (Wang Xueqi) elabora um plano para matar, de uma só vez, todos os integrantes da família. Apenas um bebê sobrevive ao massacre, sendo levado às escondidas pelo médico Cheng Yin (Ge You). A criança passa a se chamar Cheng Bo e, tempos depois, se torna afilhada de Tu'an Gu. O que ele não esperava era que o rebento fosse parte de um plano de vingança pelo massacre.

UM FINAL DE SEMANA EM HYDE PARK 

 

Estreia: 11/01
Gênero: comédia, drama

Em junho de 1939, o Rei George VI (Samuel West) e sua esposa, a Rainha Elizabeth (Olivia Colman) fizeram uma visita à propriedade do presidente Franklin D. Roosevelt (Bill Murray) no Hyde Park, Nova York. Enquanto isso, o chefe de estado norte-americano se apaixona cada vez mais de sua prima e amante eventual, Margaret Suckley (Laura Linney). Nenhum monarca britânico havia visitado os EUA antes e Roosevelt espera unir forças com o Reino Unido às vésperas da Segunda Guerra Mundial.

QUERIDA, VOU COMPRAR CIGARROS E JÁ VOLTO 

 

Estreia: 11/01
Gênero: comédia, drama

Neste filme argentino, Ernesto Zambrana (Emilio Disi) é um senhor em torno dos 60 anos que, um dia, recebe uma proposta inusitada de um ex-mercador espanhol que se tornou imortal ao ser atingido por um raio. Segundo a proposta, Ernesto receberia um milhão de dólares para viver novamente 10 anos de sua vida, em qualquer período que escolhesse, com a mente que possui hoje. Ele logo a aceita por acreditar que, com sua experiência, poderia evitar erros do passado. Entretanto, ele aprende que a vida é bem mais complexa.

UMA FAMÍLIA EM APUROS 

 

Estreia: 11/01
Gênero: comédia

Quando a filha sai de casa para trabalhar, Artie (Billy Crystal) e Diane Decker (Bette Midler) cuidam dos netos. O problema é que os métodos modernos de educação, que excluem punições e deixam de lado qualquer tipo de diversão, entram em conflito com tudo aquilo que Artie e Diane aprenderam com a vida. Logo eles decidem abandonar as recomendações da filha e adotar seu próprio método, usando algumas táticas inesperadas para conquista-los e ensiná-los a serem crianças de verdade.

A HORA MAIS ESCURA 

 

Estreia: 18/01
Gênero: suspense, ação

Os ataques terroristas sofridos pelos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001 deram início a uma era de medo e paranoia do povo americano. Maya (Jessica Chastain) é uma agente da CIA que está por trás dos principais esforços em capturar o líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden. Ela participa da operação que levou militares americanos a invadir o território paquistanês com o objetivo de capturar e matar Bin Laden. Curiosidade: a produção foi pega de surpresa com o anúncio da morte do terrorista. Antes de ser reescrito, a história girava em torno da caçada ao muçulmano.

AMOR 

 

Estreia: 18/01
Gênero: drama

A fita foi selecionada pela Áustria como representante do país ao Oscar 2013 de melhor filme estrangeiro. Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) são um casal de aposentados que dá aulas de música. Certo dia, Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado, passando por graves obstáculos que colocam o amor à prova.

CÉSAR DEVE MORRER 

 

Estreia: 18/01
Gênero: drama

A peça teatral Júlio César, de William Shakespeare, é encenada por um grupo de prisioneiros da prisão de segurança máxima Rebibbia, localizada em Roma. Ao mesmo tempo que funciona como registro documental, trabalha a ficção por trás da trama original. Dirigido pelos irmãos Paolo e Vittorio Taviani e vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim 2012.

DJANGO LIVRE 

 

Estreia: 18/01
Gênero: faroeste

A película dirigida pelo polêmico e genial Quentin Tarantino é uma releitura do faroeste italiano Três Homens em Conflito, do cineasta Sergio Leone. Django (Jamie Foxx) é um escravo liberto cujo passado brutal leva-o ao encontro do caçador de recompensas alemão Dr. King Schultz (Christoph Waltz). Schultz está em busca dos irmãos assassinos Brittle, e apenas Django pode levá-lo até eles. A busca leva-os a Calvin Candie (Leonardo DiCaprio), o dono de "Candyland", uma plantação famosa pelo treinador Ace Woody, que treina os escravos locais para luta. Ao explorarem o local com identidades falsas, Django e Schultz chamam a atenção de Stephen (Samuel L. Jackson), o escravo de confiança de Candie, e uma perigosa organização fecha o cerco em torno de ambos.

KILLER JOE – MATADOR DE ALUGUEL

 


Estreia: 18/01
Gênero: suspense, drama, policial

Joe (Matthew McConaughey) é um detetive em Dallas, mas também assassino por encomenda. Quando Chris (Emile Hirsch), traficante de 22 anos, tem seu estoque roubado pela própria mãe, ele deve rapidamente encontrar 6 000 dólares para não ser assassinado. Chris recorre então ao Killer Joe para matar a progenitora, lembrando que o seguro de vida da mulher vale 50 000 dólares. No começo, Joe recusa porque não receberia pagamento adiantado, mas abre uma exceção quando Dottie (Juno Temple), a sedutora irmã mais nova de Chris, é oferecida como garantia sexual até o dia do acerto de contas.

O ÚLTIMO DESAFIO 

 

Estreia: 18/01
Gênero: ação

É o primeiro filme protagonizado por Arnold Schwarzenegger desde O Exterminador do Futuro 3 - A Rebelião das Máquinas (2003), lançado antes dele se tornar governador da Califórnia. Após uma operação fracassada em Los Angeles, Ray Owens (Schwarzenegger) assume a posição de xerife em uma pequena cidade na fronteira dos Estados Unidos com o México. Tudo corria bem até que um poderoso chefão das drogas, que escapou recentemente da prisão, decide cruzar a fronteira exatamente na cidade onde trabalha. 

QUAL É O NOME DO BEBÊ?


 

Estreia: 18/01
Gênero: comédia

Na fita francesa, Vincent (Patrick Bruel), que tem mais de quarenta anos de idade, vai ser pai pela primeira vez. Radiante, ele é convidado pela irmã e o cunhado para jantar em companhia de sua esposa e de um amigo de infância. Enquanto a esposa não chega, os amigos começam a fazer perguntas até chegar à inevitável questão sobre o nome do bebê. Quando Vincent finalmente anuncia o nome escolhido, o caos se instala na família.

SAMMY 2: A GRANDE FUGA 

 

Estreia: 18/01
Gênero: animação, aventura

Amigos desde a infância, as tartarugas marinhas Sammy e Ray vivem em uma barreira de corais com seus bebês Ricky e Ella, que são capturados e enviados para um grande aquário turístico em Dubai. O cavalo marinho Big Boss tem um plano de fuga com todos os animais marinhos, mas Sammy e Ray preferem desenvolver seu próprio plano com a ajuda do peixe Jimbo, da lagosta Lulu, do polvo Annabel e de vários pinguins. Quando a missão está prestes a ser colocada em prática, Ricky e Elba chegam para ajudar seus pais, e acabam pondo-os em novas e inesperadas aventuras.

AMOROSA SOLEDAD 

 

Estreia: 25/01
Gênero: comédia dramática, romance

Nesta comédia argentina, Soledad (Inés Efron) é uma jovem que terminou há pouco tempo o namoro com Nicolás (Nicolás Pauls). Morando sozinha e sócia de uma loja de decoração, ela resolve que ficará uns três anos sem qualquer tipo de relacionamento. Até que, um dia, conhece por acaso Nicolás (Fabián Vena), que se interessa por ela. Com Ricardo Darín também no elenco.

FERRUGEM E OSSO

 

 

Estreia: 25/01
Gênero: drama

Na película francesa, Alain (Matthias Schoenaerts) está desempregado e vive com o filho de apenas cinco anos. Ele parte para a casa da irmã em busca de ajuda e logo consegue um emprego como segurança de boate. Um dia, ao apartar uma confusão, conhece Stéphanie (Marion Cotillard), uma bela treinadora de orcas. Alain a leva em casa e deixa seu cartão com ela, caso precise de algum serviço. O que eles não esperavam era que, pouco tempo depois, Stéphanie sofreria um grave acidente que mudaria sua vida para sempre.

JOÃO E MARIA: CAÇADORES DE BRUXAS 

 

Estreia: 25/01
Gênero: ação, fantasia, terror

A história segue os passos dos personagens do conto João e Maria. Quinze anos após o incidente envolvendo uma casa feita de doces, a dupla migra pelo mundo procurando e matando bruxas. Estrelado por Jeremy Renner, Gemma Arterton e Famke Janssen.

LINCOLN

 

 

Estreia: 25/01
Gênero: biografia, drama

Baseado no livro Team of Rivals: The Genius of Abraham Lincoln, de Doris Kearns Goodwin, o filme aborda a participação do 16º presidente norte-americano na Guerra Secessão, que acabou com a vitória do Norte. A direção é de Steven Spielberg. No elenco, Daniel Day-Lewis como Lincoln.

O MESTRE 

 

Estreia: 25/01
Gênero: drama

Lancaster Dodd (Phillip Seymour Hoffman) é uma figura carismática e líder de uma organização religiosa nos anos 50. Entre seus seguidores, Freddie Sutton (Joaquin Phoenix) é o mais fiel, mas um dia começa a questionar a fé e seu próprio mestre.

O RESGATE 

 

Estreia: 25/01
Gênero: suspense, ação

Will Montgomery (Nicolas Cage) acaba de sair da prisão após ter cumprido pena por roubar 10 milhões de dólares. Ele decide celebrar sua liberdade com a filha, que não vê há oito anos. Mas seu antigo parceiro no crime (Josh Lucas), dado como morto, reaparece e sequestra a garota, colocando-a no porta-malas de seu carro. Ele deseja justamente recuperar os 10 milhões que acredita ainda estar com Will. Tendo perdido todo esse dinheiro, Will tem que roubar um banco para conseguir a soma exigida, enquanto o detetive que o prendeu (Danny Huston) começa a persegui-lo novamente.

PAÍS DO DESEJO 

 

Estreia: 25/01
Gênero: drama

Roberta (Maria Padilha) é uma famosa pianista de música clássica que mora em Ouro Preto, Minas Gerais. Apesar de enfrentar dura batalha contra uma grave doença nos rins, aceita fazer uma turnê em Recife. Durante um dos concertos, desmaia. Internada numa clínica local, ela acaba conhecendo o Padre José (Fábio Assunção), religioso muito ligado aos carentes da região e também irmão dos donos da instituição onde ela está se recuperando. Depois deste encontro, sua vida nunca mais será a mesma.

 

THE DEEP 

 

Estreia: 25/01/2013
Gênero: drama

O longa é o candidado da Islândia ao Oscar 2013 de melhor filme estrangeiro. Durante o inverno de 1984, um barco se choca com a costa da Islândia. Todos os membros da tripulação morrem em questão de minutos, menos um deles. Em águas glaciais, este homem consegue nadar durante mais de seis horas até chegar à terra firme. Sua façanha é acolhida com estranheza e incredulidade pela população local. Logo, a vida deste homem comum muda radicalmente. Baseado em fatos reais. 
 

TITEUF – O FILME

 


Estreia: 25/01
Gênero: animação, comédia 

Titeuf (Donald Reignoux) foi o único menino de sua sala que não foi convidado para o aniversário de Nádia (Mélanie Bernier), mesmo que ele sempre se esforce para impressionar a menina. Atrelado a isso, seus pais estão prestes a se divorciar. Em meio a toda essa situação turbulenta, o menino irá aprender a superar seus problemas e arrumar um jeito de ser convidado para a festinha. 

 

FEVEREIRO

 

BONITINHA, MAS ORDINÁRIA 

 

Estreia: 01/02
Gênero: drama

Esta é a terceira adaptação para o cinema do livro homônimo de Nelson Rodrigues. Edgard (João Miguel) trabalha como subalterno na empresa do milionário Werneck (Gracindo Junior) e é apaixonado por Ritinha (Leandra Leal), uma mulher simples que trabalha como professora para sustentar a mãe e suas três irmãs. Um dia, Peixoto (Leon Góes), genro e funcionário de Werneck, lhe faz uma proposta para que se case com Maria Cecília (Letícia Colin), filha do patrão. O motivo é que Maria Cecília foi currada e agora precisa de um noivo, mesmo que seja comprado. Edgard hesita, mas aceita a proposta. A partir de então ele se depara com um grande dilema: deve depositar o cheque e se casar com Maria Cecília ou ficar com Ritinha, seu grande amor? 

CAÇA AOS GANGSTERS 

 

Estreia: 01/02
Gênero: ação, suspense, drama

Baseada em uma série de sete reportagens feita pelo jornalista Paul Lieberman e publicada no jornal Los Angeles Times, a história se passa em Los Angeles no final da década de 40. Mickey Cohen (Sean Penn) é um dos líderes da máfia do Brooklyn. Quando decide expandir suas atividades pelo oeste dos Estados Unidos, um grupo especial da polícia, o Gangster Squad, é encarregado de capturá-lo. O filme tem ainda Ryan Gosling, Josh Brolin, Emma Stone, Nick Nolte e Giovanni Ribisi nos papéis principais.

 

DE CORAÇÃO ABERTO

 

 

Estreia: 01/02
Gênero: drama

Nesta película francesa, Mila (Juliette Binoche) e Javier (Edgar Ramírez) estão casados há dez anos. Eles formam um casal feliz, unido pela convivência e pela profissão - ambos são cirurgiões cardíacos. No entanto, Mila descobre que está grávida, e começam a surgir os primeiros problemas do casal intensificados pelo alcoolismo de Javier. O livro que deu origem à trama é o Remonter l’Orénoque, de Mathias Énard.

 

JORGE MAUTNER – O FILHO DO HOLOCAUSTO 

 

Estreia: 01/02
Gênero: documentário

O documentário traz à luz a vida e obra de Jorge Mautner. Filho de refugiados europeus (um judeu austríaco e uma católica iugoslava), ele aprendeu apenas três acordes e realizou uma importante obra que transcendeu o campo musical e foi reverenciada por importantes nomes da cultura nacional, como Gilberto Gil e Caetano Veloso. De Pedro Bial e Heitor D’Alincourt. 

O LADO BOM DA VIDA 

 

Estreia: 01/02
Gênero: comédia dramática

Após perder a casa, o emprego e a esposa, Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) vai parar em um sanatório, onde fica internado com depressão durante oito meses. Ao sair, passa a morar com os pais e está decidido a reconstruir sua vida, o que inclui retomar o casamento. Mas o plano muda por completo quando ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma garota misteriosa que também tem seus problemas e faz com que Pat se reconecte com a vida. Robert de Niro também está na fita, baseado no livro homônimo de Matthew Quick, que será lançado no dia 12 de janeiro pela Intrínseca.

 

INATIVIDADE PARANORMAL 

 

Estreia: 01/02
Gênero: comédia

Clássica paródia americana de filme de terror, só que dessa vez dos longas em estilo "found-footage", ou seja, aqueles que usam imagens supostamente reais, com estilo amador, para criar impressão de realidade. A saga Atividade Paranormal é o principal filme parodiado, mas Filha do Mal, O Último Exorcismo e outros também são citados.

INDOMÁVEL SONHADORA 

 

Estreia: 01/02
Gênero: drama, fantasia

Hushpuppy (Quvenzhané Wallis) é uma menina de apenas 6 anos de idade que vive em uma comunidade miserável isolada às margens de um rio. Seu pai (Dwight Henry), muito doente, se recusa a procurar ajuda médica. Um dia, eles precisam lidar com as consequências de uma forte tempestade, que inunda toda a comunidade. Vivendo em um barco, o pai vê como única saída explodir a barragem de uma represa próxima, o que faria com que a água baixasse rapidamente e a situação voltasse a ser como era antes. O filme é uma adaptação da peça Juicy And Delicious, de Lucy Alibar.

OS MISERÁVEIS 

 

Estreia: 01/02
Gênero: comédia musical, drama

Adaptação de musical da Broadway, que por sua vez foi inspirado na clássica obra do escritor Victor Hugo. A história se passa em plena Revolução Francesa do século XIX. Jean Valjean (Hugh Jackman) rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Solto tempos depois, ele tentará recomeçar sua vida e se redimir ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert (Russell Crowe). O longa tem ainda Anne Hathaway no elenco.

AS AVENTURAS DE TADEO EM 3D

 

Estreia: 08/02
Gênero: animação, aventura

Tadeo (Óscar Barberán) é um trabalhador simples, mas de espírito aventureiro e sonhador, que vive em Chicago. Um dia, ele é confundido com um arqueólogo bastante conhecido e é enviado para uma expedição no Peru. Lá ele precisa enfrentar uma organização criminosa especializada em roubar tesouros que planeja saquear uma mítica cidade inca recém-descoberta. Para impedir o crime, Tadeo conta com a ajuda de seu fiel cachorro Jeff, da professora de arqueologia Sara (Michelle Jenner) e do guia Freddy (José Mota).

FOGO CONTRA FOGO 

 

Estreia: 08/02 
Gênero: policial, suspense

O bombeiro Jeremy (Josh Duhamel) testemunha um crime e colabora com o detetive Mike (Bruce Willis) para encontrar o responsável. Enquanto isso, ele entra em um programa de proteção de testemunhas, já que o agressor foi capaz de identificá-lo. Após uma decisão errada da justiça, o criminoso é liberado, e sua primeira intenção é achar e punir Jeremy pelos problemas que lhe causou.

HITCHCOCK 

 

Estreia: 08/02
Gênero: drama, biografia

Baseado no livro Alfred Hitchcock e os Bastidores de Psicose (nas livrarias a partir do dia 25 de janeiro), de Stephen Rebello, que também é roteirista do filme, o longa mostra os bastidores do clássico Psicose, de Alfred Hitchcock. Na época, mesmo estando no auge de sua carreira, o cineasta não conseguiu apoio para realizar a obra porque os estúdios não queriam investir no gênero. O resultado foi uma produção praticamente independente, de baixo orçamento, rodada em preto e branco, que se tornou referência no cinema mundial. Com Anthony Hopkins e Scarlet Johansson.

MEU NAMORADO É UM ZUMBI 

 

Estreia: 08/02
Gênero: romance, drama, terror

Adaptação do livro homônimo escrito por Isaac Marion, lançado no Brasil pela editora LeYa. Em um cenário pós-apocalíptico, o zumbi R (Nicholas Hoult) passa por uma crise existencial e acaba se apaixonando por uma de suas vítimas, Julie (Teresa Palmer). O relacionamento causa uma reação em cadeia, mas o general Grigio (John Malkovich) não está interessado neste tipo de mudança, e sim no total extermínio dos zumbis.

MONSTROS SA 3D 

 

Estreia: 08/02
Gênero: animação, comédia

O desenho da Disney em parceria com a Pixar volta às telonas em 3D. Monstros S.A. é a maior fábrica de sustos existente. Localizada em uma dimensão paralela, constrói portais que levam os monstros para os quartos das crianças, onde eles poderão dar sustos e gerar a fonte de energia necessária para a manutenção da instalação. Entre todos os seres, o mais assustador de todos é James P. Sullivan (John Goodman), Sully. Seu assistente é Mike Wzowski (Billy Crystal), de um olho só. Um belo dia, ao visitar o mundo dos humanos a trabalho, Mike e Sully conhecem a garotinha Boo (Mary Gibbs), que acaba indo parar no mundo dos monstros e provoca a expulsão de ambos.

O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA 3D 

 

Estreia: 08/02
Gênero: terror

Heather viaja ao interior do Texas com sua melhor amiga Nikki, seu namorado e um amigo dele para receber a herança de um primo. Chegando lá, descobre que o tal primo é ninguém menos que o assassino Leatherface. Esta é a segunda refilmagem do clássico do terror de 1974. A primeira foi lançada em 2003, e ganhou uma continuação três anos depois, O Massacre da Serra Elétrica - O Início.

O VOO 

 

Estreia: 08/02
Gênero: drama

Whip (Denzel Washington) é um piloto da aviação comercial que consegue salvar um avião em pane de uma tragédia. Ele se torna herói nacional, mas não se sente bem ao receber as homenagens por não se considerar merecedor delas. Enquanto isso, uma investigação interna revela que o comandante estava voando sob o efeito de drogas e álcool. Após se dedicar ao desenvolvimento da animação através do método de captura de movimento, como fez em O Expresso Polar (2003), A Lenda de Beowulf (2007) e Os Fantasmas de Scrooge (2009), o diretor Robert Zemeckis retorna aos filmes live action, com atores. O último que ele havia dirigido neste formato foi Náufrago (2000).

PARA MAIORES 

 

Estreia: 08/02
Gênero: comédia

O filme junta várias histórias diferentes estreladas por alguns dos maiores atores de Hollywood, como Kate Winslet, Richard Gere, Halle Berry, Hugh Jackman, Anna Faris, Naomi Watts, Terrence Howard e Emma Stone.

TAINÁ – A ORIGEM

 

Estreias: 08/02
Gênero: aventura

O filme conta as origens do personagem já existente nos longas Tainá – Uma Aventura na Amazônia (2000) e Tainá 2 – A Aventura Continua (2005). Quando a floresta amazônica é invadida por piratas da biodiversidade, a bebê Tainá fica órfã. A criança é salva pelo velho e solitário pajé Tigê (Gracindo Jr), que passa a cuidar dela e só a devolve para seu povo cinco anos depois, quando será escolhido o novo líder defensor da natureza. Por ser menina, Tainá (Wiranú Tembé) é impedida de se apresentar, mas pela herança da mãe, a última das guerreiras, e com o apoio da esperta menina da cidade Laurinha (Beatriz Noskoski) e do índio nerd Gobi (Igor Ozzy), a indiazinha resolve encarar os malfeitores, desvendando o mistério de sua própria origem.

UM GLADIADOR EM APUROS 

 

Estreia: 08/02
Gênero: animação

A aventura em 3D se passa no Império Romano. Timo é um jovem órfão adotado pelo general Chirone e criado dentro da grande Academia de Gladiadores de Roma. A intenção de Chirone é transformar o garoto em um dos maiores gladiadores do país, mas Timo não tem a menor vocação para a atividade. Ele deseja apenas se divertir com os amigos Mauritius e Ciccius. A situação muda quando Timo se apaixona por Lucille e decide impressioná-la. É hora de levar os treinos a sério e revelar o talento que nem Timo sabia que poderia ter. O roteiro é de Michael J. Wilson (O Espanta Tubarões, A Era do Gelo 2).

DEZESSEIS LUAS 

 

Estreia: 13/02
Gênero: drama

A adaptação do livro homônimo de Kami Garcia e Margaret Stohl vem sendo tratada como um novo Crepúsculo, saga vampiresca que fez sucesso no cinema, especialmente entre os adolescentes. Ethan Wate (Alden Ehrenreich) é um estudante que fica enfeitiçado por Lena Duchannes (Alice Englert), de 16 anos, que acaba de chegar de outro estado e com quem ele estranhamente tinha pesadelos há meses. Os dois se unem para enfrentar uma maldição sobrenatural que persegue a família dela há gerações: sempre que uma Duchannes completa 16 anos, ela deve escolher se será uma feiticeira do bem ou do mal.

AS SESSÕES 

 

Estreia: 15/02
Gênero: drama, comédia dramática

Mark O'Brien (John Hawkes) é um escritor e poeta que, ainda criança, contraiu poliomielite e perdeu os movimentos do corpo, com exceção da cabeça, e precisa passar boa parte do dia dentro de um aparelho apelidado de "pulmão de aço". Mark passa os dias entre o trabalho e as visitas à igreja, onde conversa com o padre Brendan (William H. Macy), seu amigo pessoal. Sentindo-se incompleto por desconhecer o sexo, Mark passa a frequentar uma terapeuta sexual. Ela lhe indica os serviços de Cheryl Cohen Greene (Helen Hunt), uma especialista em exercícios de consciência corporal que o inicia no sexo. O filme venceu prêmios do público e do júri no Festival de Sundance 2012.

ANNA KARENINA 

 

Estreia: 15/02
Gênero: drama

Baseado na obra clássica homônima de Léon Tolstoï, o filme marca o retorno do cineasta Joe Wright para as adaptações da literatura. Seus filmes Orgulho e Preconceito (2005) e Desejo e Reparação (2007) foram muito bem aceitos pela crítica e público. No século XIX, Anna Karenina (Keira Knightley) é casada com Alexei Karenin (Jude Law), rico funcionário do governo. Ao viajar para consolar a cunhada, que vive uma crise no casamento devido à infidelidade do marido, ela conhece o conde Vronsky (Aaron Johnson), que passa a cortejá-la. Apesar da atração, Anna o repele e decide voltar para sua cidade. Entretanto, Vronsky a encontra na estação do trem, onde confessa seu amor. Anna resolve se separar de Karenin, mas o marido se recusa a conceder o divórcio e ainda a impede de ver o filho deles.

 

BROKEN CITY

 


Estreia: 15/02
Gênero: policial, drama, suspense

Nicholas Hostetler (Russell Crowe) é o prefeito de Nova York. Ele contrata Billy Taggart (Mark Wahlberg), um ex-policial que caiu em desgraça na corporação, para investigar quem é o amante de sua esposa (Catherine Zeta-Jones) e tornar pública a informação. Por mais que tenha antigas discordâncias com o prefeito, responsável por sua saída da polícia, Billy aceita a tarefa pelo dinheiro que ganhará caso ela seja bem-sucedida. Mas logo ele descobre que Nicholas tem outras intenções por trás da investigação.

 

AMOR É TUDO O QUE VOCÊ PRECISA 

 


Estreia: 22/02
Gênero: comédia, romance

Duas famílias muito diferentes encontram-se em uma casa de campo na Itália para festejar um grande casamento, planejado nos mínimos detalhes. Mas nada ocorre como esperado. Com Pierce Brosnan. 

 

ANGIE

 

 

Estreia: 22/02
Gênero: drama

Angie (Camilla Belle) é uma jovem artista brasileira que vive com a mãe (Christiane Torloni), com quem tem um relacionamento desgastado. Um dia, ela resolve fazer uma viagem pela Califórnia. Ao longo do caminho ela conhece e faz amizade com Chuck (Andy Garcia), um andarilho que vive isolado, e o policial David (Colin Egglesfield). Logo passa a trabalhar na lanchonete da prima de David (Juliette Lewis), onde tenta resolver seus conflitos internos. O filme é a segunda produção estrangeira dirigida por Márcio Garcia.


CIRQUE DU SOLEIL: OUTROS MUNDOS 

 

Estreia: 22/02
Gênero: fantasia

O mais famoso circo acrobático do mundo apresenta World Away, um espetáculo inédito concebido especialmente para um filme em 3D, dirigido por Andrew Adamson (Shrek) e com produção executiva de John Cameron (Avatar).

DURO DE MATAR: UM BOM DIA PARA MORRER 

 

Estreia: 22/02
Gênero: ação

O primeiro filme da saga foi lançado em 1988, e transformou Bruce em celebridade internacional. As outras três continuações foram lançadas em 1990, 1995 e 2007. Agora, o policial John McClane (Bruce Willis) viaja para a Rússia para resgatar seu filho Jack (Jai Courtney). Juntos, os dois terão que enfrentar um poderoso líder russo (Sebastian Koch), grande perigo para a paz mundial.

O REINO GELADO 

 

Estreia: 22/02
Gênero: animação, aventura, fantasia

O desenho animado em 3D é baseado no conto A Rainha de Gelo, também conhecido como A Rainha da Neve, de Hans Christian Andersen, publicado em 1845. Desejando criar um novo mundo, a Rainha da Neve cobriu o planeta com gelo e ordenou a destruição de todas as artes e artistas. O mestre-vidreiro Vegard, cujos espelhos refletem as almas das pessoas, e sua esposa Una são sequestrados, deixando seus filhos Kai e Gerda para trás. O tempo passa e os servos da Rainha capturam também Kai, acreditando que o garoto é o sucessor de seu pai. Mas sua irmã Gerda embarca em uma jornada para salvá-lo e aquecer os corações das pessoas.

Leia mais