Um verdadeiro baile dos pampas no Centro do Rio

Yamandu Costa e Guto Wirtti apresentam Bailongo, disco em que unem os instrumentos para recriar atmosfera gaúcha dos anos 20

 

Dois talentos precoces, amigos de infância passada no Rio Grande do Sul, Guto Wirtti e Yamandu Costa já dividiram variados projetos musicais. O principal deles é o mais recente: Bailongo, CD assinado pela dupla gaúcha que ganha lançamento ao vivo na sexta (7), no Teatro Rival. Nostálgicos, o nome do disco e a ilustração de Fabio Dudas estampada na capa remetem a antigos bailes dos pampas e um certo clima de cabaré. Essa referência também permeia as dezessete faixas que Yamandu (violão de sete cordas) e Guto (no contrabaixo e no baixolão, um instrumento de cordas de tessitura grave) defendem no álbum. Sete composições assinadas pelos dois partem de elementos da valsa, do bolero e de outros gêneros ancestrais da música brasileira rumo ao choro sem amarras que caracteriza a carreira do violonista.

A latinidade sobressai em Cuyana, uma das duas assinadas apenas por Yamandu, e Porro Nº 5, do colombiano Gentil Montaña (1942–2011). Inspirado, o repertório escolhido ainda revisita Django Reinhardt (Troublant Boléro), Jacob do Bandolim (Forró de Gala), Lupicínio Rodrigues (Nervos de Aço) e Villa-Lobos (Schottish-Choro e Mazurka-Choro). No Rio desde o fim dos anos 90, Yamandu Costa não demorou a encantar plateias variadas, das rodas da Lapa ao Municipal, com seu virtuosismo. A convite do amigo, Guto Wirtti veio morar na cidade em 2003. Desde então, já trabalhou com Ed Motta, João Bosco e Milton Nascimento, entre outros nomes. 16 anos.

Teatro Rival (458 lugares). Rua Álvaro Alvim, 33, Cinelândia, ☎ 2240-4469, ↕ Cinelândia. → Sexta (7), 19h30. R$ 90,00 (setor B) e R$ 100,00 (setor A e mezanino) . Bilheteria: 15h/21h (seg. a qui); a partir das 15h (sex.). IC. http://www.rivalpetrobras.com.br.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s