A nobre arte do palhaço

Espetáculo da Cia. Carroça de Mamulengos homenageia Mestre Zezito, um bamba do riso

Nascido José André dos Santos em Juazeiro do Norte, no Ceará, Mestre Zezito (1949-2006) partiu aos 15 anos para Brasília, acompanhando um circo mambembe. Lá, ele se estabeleceu como palhaço, tornando-se um importante nome da arte de fazer rir — além de atuar, dedicou-se a dar aulas, transmitindo assim sua técnica. Entre os influenciados por seu trabalho está a Cia. Carroça de Mamulengos, criada há 35 anos na capital por uma trupe familiar de atores, músicos, bonequeiros, contadores de histórias e, claro, palhaços. Em seu novo espetáculo, Pano de Roda, o grupo homenageia Zezito com uma trama que retrata os percalços da vida circense.

O nome da peça remete ao cercado de chita usado para delimitar o espaço das apresentações mais populares. Na falta de uma lona, este costuma ser o cenário para as apresentações. Na história, um circo itinerante está de passagem por uma pequena cidade. Ali, uma dupla de desocupados (João Gomide e Matheus Gomide) tenta lugar na companhia, formada pela líder (Schirley França) e por um encarregado (João Gomide), uma dançarina (Elen Carvalho), um marceneiro (Francisco Gomide) e uma auxiliar (Luzia Gomide). Além de revelar detalhes sobre a vida no picadeiro, a trama serve de pretexto para uma sequência de esquetes tradicionais, apresentados em clima de brincadeira.

Pano de Roda (70min). Rec. a partir de 3 anos. Teatro Dulcina (429 lugares). Rua Alcindo Guanabara, 17, Cinelândia, ☎ 2240-4879, ? Cinelândia. Sábado e domingo, 16h. R$ 20,00. Bilheteria: a partir das 14h (sáb. e dom.). Até 3 de fevereiro. Estreia prometida para sábado (12).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s