Oito bloquinhos de rua para curtir com a criançada

Uma das opções é o Gigantes da Lira que, em 2017, comemora dezoito anos de folia

alexandre-macieira_riotour

1- O pioneiro. Mais famoso bloco infantil da cidade, o Gigantes da Lira chega aos dezoito anos em 2017. Os pequenos foliões e seus pais — e também muitos outros marmanjos que se divertem no tradicional desfile — aproveitam a farra, que, ao som de marchinhas, parte da pracinha da Rua General Glicério e volta pela vizinha Rua Cristóvão Barcelos. Já são destaques do cortejo as estripulias do palhaço Dr. Giramundo, o “general da banda”, e a emocionada interpretação de Carinhoso, de Pixinguinha, a capela, já no fim da festa. Domingo (19), 9h, Laranjeiras.

2- Já para a pracinha! Auge de uma programação infantil que ocupa o espaço com brincadeiras, trocas de livros e outras atrações ao longo do ano, o Bloco da Pracinha, animado por uma bateria formada por crianças, embala a garotada, e seus responsáveis, com marchinhas e cantigas de roda. Oficinas e recreação também têm vez no Carnaval. Sábado (18), a partir das 12h, Praça Pio XI, Jardim Botânico.

3- Com os cavalinhos. Organizado por um grupo de pais, o Mini Bloco oferece à criançada momentos de folia na Praça Xavier de Brito, tradicional ponto de passeios a cavalo na Tijuca, e na Praça do Pomar, na Barra. Sábado (18), 9h, Tijuca; domingo (19), 9h, Barra da Tijuca.

4- Para menores. Parte da programação infantil da Sebastiana (a Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade), o Que Caquinha É Essa? é a versão mirim do Que Merda É Essa?. No repertório, marchinhas de Carnaval à moda antiga. Dia 26, a partir das 10h, Ipanema.

Funny little clowns

5- De copinho na mão. Em sua sexta edição, o bloco Largo do Machadinho, Mas Não Largo do Suquinho, “filho” do Largo do Machado, Mas Não Largo do Copo, anima a garotada com cantigas de roda em ritmo de marchinha. Dia 27, a partir das 9h, Largo do Machado.

6- Pequenos foliões. Em sua nona edição, o Bloco da Sá Pereira Infantil, criado dentro da escola homônima e adotado pelos moradores das redondezas, reúne famílias e artistas de rua, que se apresentam usando pernas de pau, em desfile embalado por marchinhas. Sábado (18), 10h, Rua Capistrano de Abreu, Botafogo.

7- Para ver a Banda Passar. Versão para crianças de um dos mais tradicionais blocos do Rio, a Banda de Ipanema Infantil anima a garotada com um passeio musical por marchinhas, sambas, frevos e cantigas de roda. Dia 27, 16h, Praça General Osório, Ipanema.

8- Princesinha do Mar. Na programação da Banda do Lidinho, versão infantil do cortejo que sai da Praça do Lido, a criançada vai ouvir marchinhas e brincar com animadores. Dia 26, 15h, Praça do Lido, Copacabana.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s