Continua após publicidade

Um mito recriado

Tragédia modelar, Édipo Rei ganha ambiciosa interpretação em montagem da Aquela Companhia de Teatro, no Espaço Sesc

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 13h50 - Publicado em 19 fev 2014, 16h23

AVALIAÇÃO ✪✪

Em Édipo Rei, de Sófocles, a ambição exagerada de um monarca se revela a sua ruí­na. De certa forma, o mesmo acontece no musical Edypop, a nova produção da Aquela Companhia de Teatro. Com dramaturgia de Pedro Kosovski e direção de Marco André Nunes, essa livre recriação da tragédia grega abarca uma enorme gama de significados. São tantos que, ao final da sessão, as inegáveis qualidades da montagem parecem diluídas. João Velho encarna com divertida picardia o jovem Edy, herdeiro do trono, ameaçado pelo pai, Laio (Remo Trajano), e protegido de forma sugestivamente incestuosa pela mãe, Jocasta (Letícia Spiller). Durante a trama, vão se entrecruzando referências à teoria psicanalítica de Freud (vivido por Jorge Caetano), à estética (um dos personagens, interpretado por Jandir Ferrari, chama-se Clement Greenberg, o mesmo nome de um crítico de arte americano), ao pacifismo de John Lennon (cujas canções são interpretadas sob a direção musical de Felipe Storino) e às passeatas que tomaram conta do Brasil em 2013. Mesmo muitas vezes desar­ticuladas, boas ideias emergem do texto, valorizadas pela entrega do elenco ? com destaque para um excelente Jorge Caetano, tocante na interpretação de Jealous Guy (100min). 14 anos. Estreou em 11/1/2014.

Espaço Sesc ? Teatro de Arena (138 lugares). Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana, ☎ 2548-1088. Quinta a sábado, 20h30; domingo, 20h. R$ 20,00. Bilheteria: a partir das 15h (qui. a dom.). Até domingo (23).

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.