Expoente do surrealismo, o criador catalão tem reunidos 69 trabalhos em A Magia de Miró, Desenhos e Gravuras, em cartaz na Caixa Cultural. A seleção do curador Alfredo Melgar, amigo próximo do artista, deixa de fora seus trabalhos mais nobres ? não espere ver, por exemplo, o célebre óleo O Carnaval de Arlequim. Mas, curiosamente, o recorte definido reforça o interesse pela exposição. Boa parte do acervo exibe esboços para futuras obras, o que permite um vislumbre do processo criativo de Joan Miró (1893-1983). Há peças despretensiosas, feitas em folhas de papel amassadas e cartões de papelão. Outras sugerem experimentações de materiais, como aquelas em que cortiça e lixa são usadas em desenhos com nanquim e giz de cera. A variedade de superfícies impressiona: aparecem embrulho, sulfite, papel japonês e cartolina, entre outros materiais. Todas as peças preservam algo do lirismo e do universo onírico sugerido nas telas mais conhecidas, pródigas em linhas sinuosas e formas fluidas. Especialmente interessante é um conjunto de litografias, cada uma acompanhada de sua respectiva versão finalizada em guache, a exemplo de O Cavalo Ébrio (1964).
Uma seleção de 23 belas fotografias em preto e branco de Miró, feitas pelo curador, completa a mostra. Caixa Cultural ? Galeria 3. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ? Carioca. → Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 28 de setembro.