Lima Barreto será homenageado na próxima edição da Flip

O escritor, que ganhou recentemente uma coletânea reunida pela professora Beatriz Resende, criticava obras no Centro da cidade, em 1912

(Acervo Lima Barreto/Reprodução)

O escritor Lima Barreto (1881-1922) ganha uma coletânea reunida pela professora Beatriz Resende: Cronista do Rio (Autêntica, 240 págs., R$ 44,90). Ilustrada por imagens do acervo da Biblioteca Nacional, a obra será lançada na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que começa no dia 26 e, neste ano, homenageia o autor de Triste Fim de Policarpo Quaresma. Em um dos textos, A Derrubada, de 1912, Lima Barreto critica a descaracterização do Centro. “Eu não me atrevo mesmo a dar opinião sobre a retirada das grades do Passeio Público. Hesito. Mas uma coisa que ninguém vê e nota é a contínua derrubada de árvores velhas, vetustas fruteiras, plantadas há meio século, que a avidez, a ganância e a imbecilidade vão pondo abaixo com uma inconsciência lamentável”, escreveu. A foto acima, incluída no livro, flagra a Rua da Carioca esburacada, em 1906, em cenário bem parecido com o que se viu na região mais recentemente, durante as obras para a instalação do VLT.

LEIA MAIS HISTÓRIAS CARIOCAS:

+ Adendo em regra da Prefeitura garante festas de matriz africana

+ Com poucos jogos, Maracanã recebe Festival de Cerveja neste mês

+ Livros históricos chegam ao Real Gabinete Português, no Centro

+ Exposição de Lego leva mais de 14 mil pessoas ao Village Mall

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s