Continua após publicidade

Sonho transformado em realidade

Na animação Vidas ao Vento, o diretor Hayao Miyazaki enfoca um designer de aviões

Por Miguel Barbieri Jr.
Atualizado em 5 dez 2016, 13h48 - Publicado em 27 fev 2014, 21h13

Hayao Miyazaki é o nome mais importante da tradicional animação japonesa. Aos 73 anos, e pela terceira vez indicado ao Oscar, o diretor prometeu ser este seu derradeiro trabalho. O desenho traz os belos traços do realizador para acompanhar uma história iniciada após a I Guerra. Começa flagrando o sonho do menino Jiro Horikoshi. Por ser míope, ele não pode ser piloto. Decide, então, seguir o exemplo de seu ídolo, o italiano Caproni, e se tornar um designer de aviões. A história mostra a trajetória do protagonista até a vida adulta – da realização profissional ao reencontro (e casamento) com uma paixão do passado. Bem menos alegórico que os outros filmes de Miyazaki (de A Viagem de Chihiro), Vidas ao Vento tem lançamento apenas na versão original – suas mais de duas horas de duração e os momentos de tristeza e contemplação tendem a desagradar à criançada.

✪✪✪ Vidas ao Vento, de Hayao Miyazaki (Kaze Tachinu, Japão, 2013, 128min). 12 anos. Estreou em 28/2/2014. Estação Rio 3, Estação Vivo Gávea 4.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.