Continua após publicidade

Exposição usa tecnologia e poesia em homenagem ao Rio

Com curadoria da Heloisa Buarque de Hollanda, instalação criada a partir de um poema de André Vallias promove viagem sensorial pela cidade através das palavras

Por Redação Veja Rio
Atualizado em 5 dez 2016, 12h04 - Publicado em 9 jul 2015, 16h28

As homenagens aos 450 anos do Rio continuam. A exposição Palavrio mistura arte e tecnologia em um projeto que tem curadoria da professora da UFRJ Heloisa Buarque de Hollanda, do Programa Avançado de Cultura Contemporânea e abre ao público na quinta (9), no Espaço Coppe Miguel de Simoni, no I-2000,entre os blocos C e D, no Centro de Tecnologia, na Cidade Universitária, Iha do Fundão. A exposição exibe um poema-instalação interativo, de André Vallias, no qual um conjunto de softwares e sensores levam o visitante a uma imersão no som de palavras com terminação “r,i,o”. 

A proposta da obra é fazer o visitante interpretar a cidade sob o viés do significado da palavra selecionada, bem como da pessoa que a pronuncia.  São 64 palavras que se sucedem com imagens projetadas no fundo de um corredor. Verbalizadas cada uma por uma pessoa diferente. Enquanto a pessoa caminha em direção ao fundo do corredor, a animação desacelera, permitindo a identificação visual e sonora das palavras. No fim, uma delas é selecionada, dando acesso a um verbete e a um mapa com indicação do local de moradia da pessoa que disse a palavra. “É um mapa fonético do Rio de Janeiro. A gente não se dá conta da multiplicidade cultural da cidade”, explica Heloisa.

Espaço Coppe Miguel de Simoni fica aberto de segunda a sexta, das 13h às 16h. A entrada é grátis. A exposição fica em cartaz até outubro.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.