Dez cachoeiras incríveis no estado do Rio

Para dar uma fugida da cidade, listamos quedas d'água tão bonitas que valem a viagem no final de semana

Com o friozinho chegando, alguns destinos no estado do Rio começam a ficar mais procurados pelos cariocas, como as serras de Mauá, Friburgo e Penedo. Mas esses destinos não oferecem programas apenas para o inverno. Ricos em paisagens naturais, com belos rios e florestas, as regiões são verdadeiros paraísos para quem quer dar um mergulho em água natural e ficar em contato com a natureza.

+ Dez destinos “bate e volta” no estado do Rio

Para quem não tem medo de encarar a água fria, listamos dez cachoeiras no estado do Rio que fazem a viagem de fim de semana valer a pena.

  • Cachoeira do Bracuí  –  Angra

Além de uma beleza incomparável, esta cachoeira tem uma grande peculiaridade: ela se forma em São Paulo, mas deságua no Rio. Isso porque fica na Serra da Bocaina, na divisa entre os dois estados.  O acesso é feito pela cidade de bananal, no lado paulista, mas a vista do poço onde se toma banho é para o mar da Baía de Ilha Grande, do lado fluminense. A caminhada de 3,5 quilômetros e leva a cinco quedas d’água que juntas tem uma altura de 1100 metros.

Como chegar: Saída no km 273 da Dutra, altura de Barra Mansa. Siga pela estrada RJ 157 até Bananal, de onde se pega a SP 247 para subir a Serra da Bocaina. O acesso a cachoeira é no km 28 da Estrada da Bocaina, de onde se pega mais 11km de estrada de terra até o início da trilha.

Distância do Rio: 155 km

+  Dez hotéis para viajar com as crianças

  • Cachoeira da Saudade – Mauá                
cachoeira da saudade maua

cachoeira da saudade maua

Dentre as dezenas de cachoeiras que o munício abriga, esta é um dos destaques. Na verdade, é um parque com dois quilômetros de trilhas, doze quedas d’água e um mirante a 1800 metros de altura. Além de caminhos bem sinalizados, o local conta com estrutura como bar, banheiros e estacionamento. É cobrado um valor simbólico para ajudar na manutenção da área.

Como chegar: Saindo de Mauá, dobrar a primeira direita após o único posto de gasolina da região. Dobrar à direita depois de atravessar a Ponte da Gávea e andar mais um quilômetro até o mirante do Alcantilado. Após dois quilômetros, está o parque Alcantilado, ande mais cinco quilômetros e acesse a estrada para a cachoeira da Saudade.  A partir de então, são seis quilômetros até a entrada.

Distância do Rio: 210 km

  • Cachoeira Conde D’eu – Sumidouro
cachoeira conde d'eu divulgacao

cachoeira conde d’eu divulgacao

Com o nome em homenagem ao marido da Princesa Isabel, é a maior cachoeira do estado. A impressionante queda de 127 metros do Rio Paquequer fica na Região Serrana, próximo a Nova Friburgo. Ao atingir as pedras, o volume de água forma uma nuvem de gotículas que facilitam a formação de arco-íris. Grandes rochas arredondadas devido à erosão formam outras pequenas quedas, cercadas de vegetação nativa. O cenário serviu de inspiração para o escritor José de Alencar no romance O Guarani.

Como chegar: Acesso pela RJ-148 com placa indicando a entrada, a cerca de 15 minutos do centro. A estrada se torna de terra e em determinado momento é preciso deixar o carro e seguir caminhando até a base.

Distância do Rio: 160 km

+ Dez motivos para visitar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos

  • Poço dos Dinossauros – Penedo
serrinha do alambari penedo

serrinha do alambari penedo

A cachoeira fica na Serrinha do Alambari, um dos principais pontos turísticos do Parque de Itatiaia com forte preservação ambiental. A trilha para chegar ao poço sai de uma propriedade privada que cobra entrada já com um guia incluído (obrigatório) e vale agendar por telefone. São cerca de 2,5km do camping da Serrinha até a entrada da propriedade. A trilha dura cerca de meia hora por trecho, levando também ao Poço do Céu. O acesso não é simples devido à mata fechada e às pedras escorregadias, mas a vista compensa.

Como chegar: Pegar saída 311 (Penedo/Mauá) na Dutra (BR 116) e entrar a direita na RJ163. Siga na estrada por mais 4km após o pórtico de entrada de Penedo (sem entrar). Entre na placa que indica Serrinha do Alambari e siga por mais 4km até a praça principal.

Distância do Rio: 176km

+ Os melhores campings do Rio

  • Cachoeira do Robertão – Barra Mansa
cachoeira do robertao barra mansa

cachoeira do robertao barra mansa

O que impressiona não é tanto a altura (são duas quedas com apenas 10 metros cada), mas sim a formação rochosa em C, como se fosse um buraco. Diferentemente de muitos rios barrentos e escuros, a água é verde cristalina e com pouca profundidade.

Como chegar: A partida é do vilarejo de Amparo na estrada rumo à Santa Isabel, de onde sai a trilha para cachoeira.

Distância do Rio: 133 km

  • Cachoeira Sete Quedas – Sana
cachoeira das sete quedas sana

cachoeira das sete quedas sana

Dentre as diversas cachoeiras da região (mais de 20), chama atenção pela formação rochosa como uma escada natural com sete degraus. É considerada uma das mais bonitas do Sana. Um dos atrativos é a possibilidade de passar pela cortina de água e ficar no vão atrás da queda.

Como chegar: A partir do Sana, pela estrada do Frade, chega-se em aproximadamente cinco minutos a estrada para o Circuito das Águas. Ao chegar no parque, é preciso fazer uma trilha de cerca de meia hora.

Distância do Rio: 155km

  • Cachoeira da Amorosa – Conceição de Macabu
cachoeira amorosa conceicao de macabu

cachoeira amorosa conceicao de macabu

Com fácil acesso (é possível chegar de carro), a cachoeira é forma por dois saltos, sendo  o maior com cerca de 15 metros. O poço não é muito profundo, cercado por natureza e mata nativa. Para evitar a grande quantidade de visitantes, recomenda-se evitar finais de semana e feriados. O município fica no norte fluminense, próximo a Macaé.

Como chegar: Da cidade, pegue a estrada para Trinfo, onde fica o acesso à cachoeira. De lá, são aproximadamente 18 minutos de carro.

Distância do Rio: 220 km

  • Cachoeira das Andorinhas – Aldeia Velha
cachoeira das andorinhas aldeia velha

cachoeira das andorinhas aldeia velha

Com uma queda de 12 metros, fica a 4km do centro e oferece também a prática de rapel e tirolesa. Há cobrança de uma taxa simbólica para ajudar a manter o local. Logo acima, outros dois poços de água valem a visita. Subindo pela mesma estrada é possível chegar à Toca da Onça e ao Encontro dos Rios, na região de Lumiar.

Como chegar: Saindo da cidade, siga a rua da única padaria sentido RPPN Fazenda Bom Retiro, e ande mais dois ou três quilômetros após a fazenda.

Distância do Rio: 130km

  • Cachoeira da Pedra Branca – Paraty
cachoeira da pedra branca paraty

cachoeira da pedra branca paraty

Duas quedas que terminam em piscinas naturais cercadas de pedras formam uma das cachoeiras mais belas da região. O local abriga também ruínas da primeira usina de força de Paraty. Uma outra trilha bem curta leva a uma segunda queda, com ducha e piscina naturais. Por ficar em uma área privada, há cobrança de entrada para ajudar na conservação do local.

Como chegar: Acesso pelo quilômetro 4,5 da Estrada Paraty-Cunha. Virar à direita após a Ponte Branca, no final começa a trila..

Distância do Rio: 280km (Paraty)

  • Cachoeira da fumaça –  Estrada Serramar
cachoeira da fumaca serramar

cachoeira da fumaca serramar

A rodovia (RJ142) de 61 quilômetros que liga os municípios de Nova Friburgo a Casimiro de Abreu é conhecida como Ecoestrada Serramar. Com 15 metros de queda, a cachoeira, que fica a 17km do centro de Casimiro de Abreu, ganhou o nome devido á espessa cortina de água cristinalina durante a cheia do Rio Macaé.  

Distância do Rio: 130km

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s