Continua após publicidade

Coletiva A Arte do Rio chega à 17ª edição a partir de quinta (4)

Artistas apresentam pinturas, bordados e fotografias no Consulado Geral da Argentina

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 Maio 2017, 15h47 - Publicado em 4 Maio 2017, 15h44

Com o objetivo de chamar a atenção para a produção artística local, a mostra itinerante A Arte do Rio chega à 17ª edição com o desafio de ampliar as fronteiras. Sob comando da curadora Celina Azeredo, idealizadora do projeto, a coletiva acontece uma vez por ano em diferentes centros culturais e galerias da cidade. Em 2017, o grupo formado pelos artistas Benjamin Rothstein, Dirce Fett, Gilda Goulart, José Maria Dias da Cruz, Marco Cavalcanti, Sérgio Ferreira, Solange Palatnik e Yolanda Freyre apresenta seus trabalhos a partir de quarta (4), às 19h, no Consulado Geral da Argentina, em Botafogo.

Dirce Fett pinta a fauna e flora brasileiras em cores fortes e brilhantes.  A artista gaúcha, que escolheu o Rio para viver há mais de 40 anos, faz uma homenagem à Cidade Maravilhosa inserindo imagens dos principais pontos turísticos em seus trabalhos. Com mais de 50 anos de trajetória no mundo das artes, Gilda Goulart se dedica à manipulação de fotografias e mostra a natureza alterada pelo homem em queimadas e desmatamentos.  A artista também apresenta novamente a impactante série Severina, em que conta, com bordado, a trágica história de uma imigrante argentina que veio tentar a sorte na Cidade Maravilhosa.

Já o renomado mestre na teoria da cor, com vários livros editados, José Maria Dias da Cruz mostra telas baseadas em uma profunda pesquisa de composição geométrica, que unem sincronicidade absoluta à rigidez das formas e à potência e vibração das cores; enquanto Marco Cavalcanti usa fotografias e design gráfico para especular situações e fenômenos que ocorrem dentro de computadores e em laboratórios e revelação analógica.

Sergio Ferreira aborda de forma teatral o humano-mundano em suas pinturas com figuras femininas. Solange Palatnik apresenta a série de bailarinas, em que utiliza técnicas próprias de relevos feitos com colheradas de tinta em grandes formatos. Em lona preparada com aplicações de ouro, Yolanda Freyre promove uma viagem à antigas crenças e civilizações.

Consulado Geral da Argentina. Praia de Botafogo, 228 (sobreloja), Botafogo. Segunda a sexta, 10h às 18h. Grátis. Até 25 de maio.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.