Cem programas para curtir o Carnaval carioca

Um guia com dicas de bailes, blocos, festas, ensaios, camarotes, gastronomia e até hotéis para fugir da bagunça

Na Rua
Domina a lista uma seleção de 48 blocos, do popular ao pet friendly, passando pelos cortejos mais descolados da cidade

> Populares

1- Decolagem. Pioneira na mistura de rock e funk com samba e maracatu, a Orquestra Voa­dora tornou-se um bloco bastante popular, a ponto de atrair bom público em shows ao longo do ano e um mar de gente nos desfiles, acomodados no Aterro do Flamengo desde 2008. O numeroso bloco conta atualmente com quase 500 integrantes, entre músicos, acrobatas, artistas de pernas de pau e equipe técnica. Neste ano, o cortejo acontece às 16h, no dia 28. A concentração está marcada para as 15h, na altura da Praça Luis de Camões.

2- Um cavaco, um pandeiro e um tamborim. Paulinho da Viola é “muso” e padrinho do concorrido bloco que desfila por Madureira na semana anterior ao Carnaval, mas outros bambas também são lembrados pelo Timoneiros da Viola: neste ano o homenageado é Heitor dos Prazeres (1898-1966), compositor e cofundador de escolas como Estácio, Portela e Mangueira. Filha de Paulinho, Beatriz Rabello aproveita a ocasião para apresentar seu novo CD, Bloco do Amor. Praça Paulo da Portela, Oswaldo Cruz. Domingo (19), 13h (concentração).

3- Unidos da Zona Sul. Idos de 1985: uma garotada na praia, pouco afeita à batucada, decidiu fundar o bloco e, inspirada em uma piada de Tom Jobim, batizou a agremiação sediada aos pés do Corcovado de Suvaco do Cristo. A brincadeira cresceu a ponto de parar o bairro em dia de desfile. O próximo acontece no domingo (19), às 10h, com concentração na esquina da Rua Jardim Botânico com a Rua Faro, a partir das 8h, em direção à Praça Santos Dumont.

4- Ladeiras de Santa. Com dezessete anos de trajetória, o Céu na Terra circula pelas ruas de Santa Teresa sem carro de som e seguido por espremida multidão. No programa, tradicionais marchinhas, sambas, maxixe e frevo. Bonecões e artistas de pernas de pau dão um toque especial aos desfiles, que acontecem no sábado (18) e no dia 25, às 7h. Antes, serão realizados ensaios neste domingo (12), às 11h, na Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24, Lapa), e na quinta (16), às 19h, no Cordão da Bola Preta (Rua da Relação, 3, Centro).

5- Alô, burguesia de Ipanema! O tradicional Simpatia É Quase Amor nasceu às vésperas do Carnaval de 1985, durante a campanha das Diretas Já. Desde então, o bloco arrasta um exército festivo — foram 100 000 pessoas no ano passado — por Ipanema, com samba-enredo próprio defendido do alto do carro de som. Uma curiosidade: as cores oficiais foram baseadas nas da embalagem do Engov, santo remédio para a ressaca. O desfile ocorre no sábado (18) e se repete no dia 26, às 16h, com concentração na Praça General Osório.

fernando-maia_riotour2

6- Origens da batucada. Fundado há 24 anos por um grupo de funcionários do vizinho Instituto Nacional de Tecnologia (INT), o Escravos da Mauá percorre as ruas históricas do bairro da Saúde, nas proximidades do Morro da Conceição. O repertório inclui sambas que contam a história do local, um dos berços da batucada na cidade. Domingo (19), com concentração às 11h, no Largo de São Francisco da Prainha, e desfile às 13h.

7- Pedras pisadas do cais. Órfãos do Cordão do Boitatá, que não conseguiram achar o bloco em 2004, decidiram fundar um grupo na Gamboa. Inspirados pelos 100 anos da Revolta da Vacina, optaram por homenagear o estivador e capoeirista Horácio José da Silva, conhecido como Prata Preta. Em 2017, o grupo celebra outro centenário, e o tema, desta vez, é a Revolução Bolchevique. O samba do comunista doido ganha as ruas no sábado de Carnaval, dia 25, ainda sem horário definido, na Praça da Harmonia.

8- Brincante carioca. Pioneiro, o Cordão do Boitatá foi um dos responsáveis pela revitalização do Carnaval de rua no Rio. Criado por cinco amigos em 1996, hoje reúne mais de 40 000 fãs na Praça Quinze. O cortejo, sem caixas de som, passeia por gêneros e artistas brasileiros de todos os quadrantes. O desfile costuma acontecer no domingo de Carnaval, dia 26, pela manhã. Antes, na segunda (13), um último ensaio será realizado às 19h, no Cordão da Bola Preta (Rua da Relação, 3, Lapa, R$ 10,00).

9- Samba e choro. Criada em 1965 por Albino Pinheiro e pela turma do jornal O Pasquim, a Banda de Ipanema elege Alfredo da Rocha Viana Junior, o Pixinguinha (1897-1973), papa do choro, para celebrar em 2017. Cinquenta músicos vão interpretar clássicos como Mundo Melhor, Rosa e Ingênuo, além de pérolas do naipe de Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, e Trenzinho do Caipira, de Villa-Lobos. Os desfiles serão nos dias 25 e 28, sempre às 17h30, a partir da Rua Jangadeiros (esquina com a Rua Gomes Carneiro).

10- Arrastando multidões. Um dos maiores blocos cariocas, o Cordão da Bola Preta chega ao seu 99º desfile embalado por clássicas marchinhas — entre elas o delicioso hino da agremiação. Uma dica: é bom levar uma garrafinha de água — é difícil encontrar o que beber no meio de mais de 1 milhão de foliões. A porta-estandarte é Leandra Leal e a madrinha, Maria Rita. A concentração está marcada para as 7h do dia 25, na esquina das ruas Primeiro de Março e do Rosário, e o cortejo parte às 9h.

11- Escapulida. Em 1990, o primeiro cortejo do Bloco das Carmelitas homenageou a socialite festeira Laurinda Santos Lobo (1878-1946), embalado por jovens que jogavam bola no terreno ao lado de sua casa, o atual Parque das Ruínas. Ao longo dos anos, o grupo criou a lenda de que uma religiosa pulava o muro do convento na sexta para brincar o Carnaval e só voltava na terça — daí a fantasia mais popular nos desfiles ser um véu de freira. A concentração acontece às 13h, no dia 24, na Rua Dias de Barros (esquina com a Ladeira de Santa Teresa), e às 15h a coisa esquenta.

tata-barreto_riotour

12- O pioneiro. Mais famoso bloco infantil da cidade, o Gigantes da Lira chega aos dezoito anos em 2017. Os pequenos foliões e seus pais — e também muitos outros marmanjos que se divertem no tradicional desfile — aproveitam a farra, que, ao som de marchinhas, parte da pracinha da Rua General Glicério e volta pela vizinha Rua Cristóvão Barcelos. Já são destaques do cortejo as estripulias do palhaço Dr. Giramundo, o “general da banda”, e a emocionada interpretação de Carinhoso, de Pixinguinha, a capela, já no fim da festa. Domingo (19), 9h, Laranjeiras.

13- Já para a pracinha! Auge de uma programação infantil que ocupa o espaço com brincadeiras, trocas de livros e outras atrações ao longo do ano, o Bloco da Pracinha, animado por uma bateria formada por crianças, embala a garotada, e seus responsáveis, com marchinhas e cantigas de roda. Oficinas e recreação também têm vez no Carnaval. Sábado (18), a partir das 12h, Praça Pio XI, Jardim Botânico.

14- Com os cavalinhos. Organizado por um grupo de pais, o Mini Bloco oferece à criançada momentos de folia na Praça Xavier de Brito, tradicional ponto de passeios a cavalo na Tijuca, e na Praça do Pomar, na Barra. Sábado (18), 9h, Tijuca; domingo (19), 9h, Barra da Tijuca.

15- Para menores. Parte da programação infantil da Sebastiana (a Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade), o Que Caquinha É Essa? é a versão mirim do Que Merda É Essa?. No repertório, marchinhas de Carnaval à moda antiga. Dia 26, a partir das 10h, Ipanema.

alexandre-macieira_riotour

16- De copinho na mão. Em sua sexta edição, o bloco Largo do Machadinho, Mas Não Largo do Suquinho, “filho” do Largo do Machado, Mas Não Largo do Copo, anima a garotada com cantigas de roda em ritmo de marchinha. Dia 27, a partir das 9h, Largo do Machado.

17- Pequenos foliões. Em sua nona edição, o Bloco da Sá Pereira Infantil, criado dentro da escola homônima e adotado pelos moradores das redondezas, reúne famílias e artistas de rua, que se apresentam usando pernas de pau, em desfile embalado por marchinhas. Sábado (18), 10h, Rua Capistrano de Abreu, Botafogo.

18- Para ver a Banda Passar. Versão para crianças de um dos mais tradicionais blocos do Rio, a Banda de Ipanema Infantil anima a garotada com um passeio musical por marchinhas, sambas, frevos e cantigas de roda. Dia 27, 16h, Praça General Osório, Ipanema.

19- Princesinha do Mar. Na programação da Banda do Lidinho, versão infantil do cortejo que sai da Praça do Lido, a criançada vai ouvir marchinhas e brincar com animadores. Dia 26, 15h, Praça do Lido, Copacabana.

Funny little clowns

> Descolados

20- Ilha da fantasia. Cercado de mistério, o delicioso cortejo com ares de antigamente do bloco Pérola da Guanabara leva foliões animados e fantasiados ao sossego de Paquetá. Tradicionalmente, o desfile passa pela Praia da Moreninha e chega à Praça São Roque. A farra começa já no trajeto da balsa que leva os músicos e o público da Praça Quinze à bucólica ilha. A produção faz segredo, mas, segundo a Riotur, o bloco deve sair no sábado (18), com concentração às 16h.

21- No ritmo do maracatu. Criado em 2012 por alunos do percussionista pernambucano Alexandre Garnizé, o Tambores de Olokun tem como referência a tradição do maracatu. O bloco encanta pela qualidade da batucada, feita sem amplificação. Neste domingo, 12, às 16h, há uma espécie de ensaio aberto perto da Igreja do Rosário (Rua Uruguaiana, 77, Centro). No sábado (18), a partir das 16h, o conjunto se concentra, mas não sai, no Aterro, na altura do Boteco Belmonte (Praia do Flamengo, 300). Aviso: vai haver bis, na mesma hora e local, no dia 4 de março.

22- Na raça e na vontade. Criado em 2006, o Cordão do Boi Tolo surgiu do encontro de foliões do Cordão do Boitatá: eles chegaram fantasiados a um desfile que acabou não acontecendo naquele ano. Hoje, é reconhecido como um dos blocos de maior fôlego no Carnaval carioca. A folia com duração de rave, levada sem o apoio de carros de som, costuma atravessar o dia inteiro e chegar à madrugada do dia seguinte. O bloco, que não é oficial, ainda não confirmou o local de saída, mas tradicionalmente se concentra no domingo de Carnaval, dia 26, de manhã cedo, antes de fazer seu passeio pelo centro histórico.

23- Dissidência. Setenta integrantes de variados blocos cariocas uniram forças no ano passado e, já na estreia, conquistaram os foliões com repertório que embola clássicos do axé e do samba-reggae dos anos 80 e 90, funk da antiga e marchinhas eternas. Em 2016, o Vem Cá, Minha Flor ocupou os pilares do MAM. Neste Carnaval, como é praxe em um bloco descolado, o local e a data só serão divulgados em cima da hora, pelas redes sociais e no site http://www.vemcaminhaflor.com. Até lá, para quem quiser se enturmar, há ensaio na Praça Paris, sempre às quartas, a partir das 19h30.

24- Luz própria. A BananoBike é uma bicicleta dotada de vistoso equipamento de som e luz. A bordo desse acontecimento sobre rodas, a banda carioca Biltre animou o Carnaval de 2013, em concentrações de foliões moderninhos, a exemplo do Bunytos de Corpo e do Viemos do Egyto. Deu tão certo que o grupo lançou o próprio bloco, o Minha Luz É de LED. Sucessos do tecnobrega e fantasias iluminadas embalam o desfile, que deve acontecer no dia 23. Como eles são moderninhos, você vai ter de dar duro nas redes para descobrir local, trajeto e horário.

tatiana-ruediger_divulgacao

25- Selvagem. Não confunda com o histórico Bafo da Onça, fundado no Catumbi, no ano da graça de 1956: o Amigos da Onça surgiu em 2008 e, mais heterodoxo, abriga no repertório de marchinhas a axé music, passando por Mamonas Assassinas e Tim Maia. Uma orquestra de sopros e percussão segue a co­reo­grafia da comissão de frente, toda fantasiada de onça — mas, como o nome sugere, valem fantasias de amigos felinos, como leão ou tigre. O cortejo-surpresa, em geral de madrugada, ainda tem data e local desconhecidos. Fique atento às redes sociais.

26- Elas em foco. O Multibloco surgiu em 2008, a partir da iniciativa dos sócios e funcionários da Editora Multifoco, na Lapa. Liderada pelos músicos Thaís Bezerra e Lino Amorim, a bateria escolhe um tema a cada ano. No próximo cortejo, serão homenageadas as mulheres da música brasileira. Prepare-se para cantar em coro sucessos de Elis Regina, Maria Bethânia, Elza Soares e da caçula Karol Conka. Dia 25, 10h, Rua do Senado (altura da Rua Dídimo).

27- Brasil com o Egito. Como em Ralando o Tchan, antigo hit do grupo baiano de Carla Perez, Compadre Washing­ton e cia., a cultura do Egito Antigo encontra a axé music no bloco Agytoê. A galera capricha na maquiagem à moda de Cleópatra para participar do desfile, que costuma acontecer na terça-feira gorda. Segundo a produção, para descobrir hora e lugar, é preciso desvendar o enigma da esfinge. Dica: alguma pista há de encontrar quem comparecer, no sábado (18), ao ensaio na Praça Marechal Âncora, a partir das 15h.

28- Seu cabelo não nega, Chewbacca. Foliões cinéfilos decidiram misturar duas paixões no bloco Quero Exibir Meu Longa. As composições fazem alusão a grandes personagens da tela grande, as melhores fantasias concorrem ao prêmio Longa de Ouro e a musa carnavalesca é eleita Lady Incentivo. Na ausência de cinemas de rua na Tijuca, o bloco exibe sua produção em via pública: o desfile acontece no dia 28, às 11h, na Praça Gabriel Soares. Antes, neste domingo, 12, às 16h, há ensaio grátis na quadra do Raízes da Tijuca (Rua Potengi, s/nº).

29- Flashdance. As polainas de Jane Fonda, pioneira musa fitness, servem de inspiração para os adereços usados no desfile do Bunytos de Corpo. Criado em 2010, no Recife, o bloco trazido dois anos depois para o Rio, pelo produtor cultural Gigante César, brinca com os vídeos de malhação lançados pela atriz americana na década de 80. A trilha sonora, garantida por uma bicicleta adaptada como carro de som, mistura pop dos anos 90 com bandas como É o Tchan!. A cereja do bolo moderninho é a de sempre: o lugar exato do desfile, no Centro, e a data ficam em segredo até as vésperas do grande dia. Olho nas redes.

> Para tietar

30- Desfile de Musas. Sob o comando da cantora Preta Gil, o Bloco da Preta leva centenas de milhares de pessoas ao Centro para dançar ao som de samba, axé e MPB. No alto do trio elétrico, famosos se divertem e animam o público. As atrizes Carolina Dieckmann, rainha do bloco, e Fernanda Paes Leme são figurinhas recorrentes. A participação de estrelas da música completa a festa. No ano passado deram o ar da graça papai Gilberto Gil, Nego do Borel e Lud­mil­la. A propósito: no dia 26, depois do desfile, o Baile do Bloco da Preta ganha nova edição no Clube Monte Líbano. Domingo (19), 10h, Centro (Rua Primeiro de Março, entre a Rua Buenos Aires e a Rua do Rosário).

31- Queridinha dos Famosos. Organizado pela promoter Carol Sampaio, o Bloco da Favorita recebe estrelas como Juliana Paes e Sheron Me­nez­zes desde a estreia. O funk impera, mas também há espaço para marchinhas de Carnaval remixadas. Dia 25, 10h, Copacabana (Avenida Atlântica, esquina com a Rua Júlio de Castilhos).

32- Pre-pa-ra! Depois de estrear em grande estilo no Carnaval carioca e atrair quase 200 000 pessoas no Bloco das Poderosas, em 2016, Anitta prepara-se para o bis. Nas caixas de som vão ribombar os hits Show das Poderosas, Bang e Essa Mina É Louca. No ano passado a blogueira Gabriela Pugliesi e as atrizes Giovanna Ewbank e Monique Alfradique estavam entre os convidados. Para os pequenos já encantados pela diva funk, a pedida é o Show das Poderosinhas, baile no dia 28, no Clube Monte Líbano. Dia 4, 9h, Centro (Rua Primeiro de Março, entre as ruas Buenos Aires e do Rosário).

Carnaval 2016 - Desfile do Bloco das Poderosas

> Pet friendly

33- Abre-alas. O Carnavacão abre o calendário da folia pet com brincadeiras, desfile de fantasia, sorteios e brindes. A produção convida os participantes a levar um produto para doação. Domingo (12), a partir das 9h, Praça Saens Peña, Tijuca. Informações, ☎ 3978-4199.

34- A preparaCão. No Esquenta Blocão, além da apresentação do samba-enredo oficial de 2017, um desfile terminará com medalhas e brindes para os destaques. Sábado (18), a partir das 17h, Shopping Barra Garden (Avenida das Américas, 3255, Barra da Tijuca).

35- TradicionAU. O BloCão de Copacabana ganha as ruas pela 16ª vez, com a expectativa de reunir mais de 800 seres vivos, entre cães, gatos, pássaros e o que mais vier. Dias depois, a farra se repete na Barra. Batalha de confete e concurso de fantasia fazem parte do programa. Domingo (19), a partir das 8h, concentração no Posto 6 (em frente ao hotel Sofitel) e cortejo até a Rua Xavier da Silveira. Dia 25, a partir das 9h, concentração na Praça do Ó, na Barra.

36- Cachorro de Ipanema. Organizado pelo Park Clube do Totó, o primeiro parque de diversões canino do Rio, o bloquinho Pega Rex promete agitar os bichos de Ipanema: a estimativa dos organizadores é receber mais de 1 000 pet lovers. Dia 27, a partir das 16h, na Praça Nossa Senhora da Paz.

> Temáticos

37- Debaixo dos caracóis do seu cabelo. Há cinco Carnavais, o Bloco das Cacheadas sai às ruas com sua bateria formada apenas por mulheres. Participa da trupe a rainha e idealizadora do cortejo, Zica Assis, fundadora da rede de salões Beleza Natural. O desfile também contará com a presença do casal de mestre-sala e porta-bandeira Jack e Vinicius Pessanha, da Unidos da Tijuca. Domingo (19), 10h/14h, Rua Barão de Mesquita (em frente ao Tijuca Off Shopping).

38- Batuque na cozinha. No melhor estilo “concentra, mas não sai”, o Põe na Quentinha? reúne chefs e apreciadores da boa mesa. A batucada visita marchinhas que fizeram história, e barraquinhas de grifes como Meza Bar, Petit Paulette, Pavão Azul e Sobrenatural vendem suas saborosas receitas no local. Sábado (18), 13h/21h. Rua Conselheiro Saraiva, 39, Centro (em frente ao Cine Botequim).

39- Sou cafona, mas tô na moda. Conhecido carinhosamente como “bloco brega”, o Fogo e Paixão encanta foliões ao som de hits do repertório de Wando, Rosana e Fagner, entre outros, juntando clássicos e novos sucessos do gênero. Separe a purpurina e escolha a dedo a fantasia para não destoar do restante da turma, que capricha nos figurinos. Domingo (19), 9h30/13h30, Largo de São Francisco de Paula, Centro.

tata-barreto_riotour2

40- Roça moderna. Maior bloco sertanejo do Rio, o Chora Me Liga sai uma semana antes do início oficial da farra e costuma arrastar nada menos do que 100 000 foliões no desfile pela orla de Copacabana. O clima é de micareta, com direito a cercadinho vip no cortejo. No domingo de Carnaval, 26, os cantores da agremiação comandam um baile no Jockey Club. Domingo (19), 7h30/14h. Avenida Atlântica, Copacabana (altura do Posto 5).

41- Para cantar juntinho. Sessão-nostalgia com boa dose de irreverência. É essa a proposta do desfile do Pipoca e Guaraná. Especializado em trilhas sonoras, o bloco interpreta composições famosas do universo da Disney e jingles célebres em arranjos bem brasileiros. Domingo (19), 16h/20h, Praça Afonso Pena, Tijuca.

42- Dia de rock, bebê. Estreante no Carnaval carioca, o bloco Não Deixe o Rock Morrer, concentrado em frente ao Bar Bukowski, mantém o perfil do som tocado na casa. A diferença para os outros blocos é a seguinte: os arranjos são próximos dos originais, nada de marchinhas. Rolling Stones, Pearl Jam e Nirvana são algumas das bandas homenageadas. Dia 27, 14h, Rua Álvaro Ramos, 270, Botafogo.

43- O lado divertido da força. Formado por dubladores, o Diversão Brasileira faz seu sexto Carnaval repleto de vozes bem conhecidas do grande público. Exemplo: o fundador do bloco, Rodrigo Antas, é o dublador de Bart Simpson. Em 2017, o tema será Star Wars. Dia 25, 14h/20h, Praça Comandante Xavier de Brito, Tijuca.

44- Morro e asfalto. Formado por antigos integrantes de bandas como Monobloco, Bangalafumenga e Rio Maracatu, o Carrossel de Emoções arrasta 200 000 foliões pela orla da Barra ao som de clássicos do funk. Com dezessete músicos, uma dezena de ritmistas e um DJ, tem como padrinho o cantor Buchecha e, como madrinha, a atriz Sheron Me­nez­zes. Dia 25, 10h/13h (concentração às 8h), Avenida Lucio Costa, Barra (esquina com a Avenida Érico Veríssimo).

45- Sem preconceito. A caminho de completar uma década, o Toco-Xona promete entregar uma delirante miscelânea musical. Dezessete ritmistas, baixistas e guitarristas juntam no mesmo balaio sonoro marchinhas, axé, pop e rock internacionais. O repertório vai de Madonna a Queen. Dia 25, 17h/21h (concentração às 15h), Praia do Flamengo, altura do número 340.

46- Tributo ao Maluco Beleza. Toca Rauuuul! A frase folclórica, já escutada aos gritos em shows e festas, batiza o bloco que homenageia o eterno Maluco Beleza. Sobre o palco montado na Praça Tiradentes, faz um verdadeiro show tocando clássicos do mestre Raul Seixas (1945-1989) embalados por arranjos de funk, ska, reg­gae, baião e maracatu. Dia 26, 16h/20h. Praça Tiradentes, s/nº, Centro.

47- Tem nerd no samba. Dois universos aparentemente antagônicos — Carnaval e cultura geek — se encontram no divertido Marcha Nerd. Ponto de encontro de aficionados de quadrinhos, jogos eletrônicos, tecnologia e assuntos afins, o bloco ocupa a Praça Xavier de Brito, com integrantes fantasiados de super-heróis embalados por trilhas de séries como Pokémon, Dragon Ball Z e Power Rangers, em versão de samba e marchinha. Dia 26, 14h/18h, Praça Comandante Xavier de Brito, Tijuca.

48- Fab four. Um dos mais conhecidos na safra recente do Carnaval carioca, o Sargento Pimenta ganhou fama ao revisitar faixas consagradas dos Beatles em arranjos com gêneros brasileiros. All You Need Is Love vira ciranda, All My Love transforma-se em marchinha e Twist and Shout ganha o balanço de um afoxé. Criado em 2010, o grupo com treze músicos levou 180 000 pessoas para o Aterro do Flamengo no ano passado. A concentração, no dia 27, está prevista para as 8h, e o desfile começa às 10h, de novo no Aterro, entre o MAM e a Marina da Glória.

49- Jazz ao ar livre. Durante os dias de folia, o Lavradio Jazz Fest ocupa a Lapa com shows de jazz gratuitos. Nos moldes do Mardi Gras, a histórica festa da cidade americana de Nova Orleans, atrações como a São Jorge Brass Band, que se apresenta nos dias 25 e 27, com jazz das antigas, ragtime e charleston, e o quinteto liderado pelas cantoras Indiana Nomma e Alma Thomas, programado para o dia 26, põem o público para dançar. Rua do Lavradio, 36, Centro (diante do Santo Scenarium). Dias 25 a 28, das 13h às 18h. Grátis.

No salão Bailes à moda antiga, ensaios de quadra, shows, camarotes vips na Sapucaí e festas com todo tipo de trilha sonora: é só escolher

50- Samba futebol clube. No Salão Nobre do Fluminense, a Sebastiana, liga dos blocos mais badalados da cidade, faz seu baile a fantasia. A bateria do Simpatia É Quase Amor abre os trabalhos para o Céu na Terra, que dá lugar ao Cordão da Bola Preta. Atenção: figurinos com referência a times de futebol serão barrados. Rua Álvaro Chaves, 41, Laranjeiras. Sexta (17), 22h. R$ 100,00 (1º lote).

51- Batuque empoderado. Reverenciando as damas do Carnaval, o bloco Mulheres de Chico, criado em 2007 para celebrar o universo musical de Chico Buarque em releituras originais, promove um baile de máscaras antes de seu desfile, no dia 4 de março, na Praia do Leme. Teatro Rival. Rua Álvaro Alvim, 33, Cinelândia. Sábado (18), 19h30. R$ 60,00 (lounge) e R$ 80,00 (mesas).

52- A viúva, o brotinho e a madame. Há doze Carnavais, o concorrido Baile a Fantasia do Trapiche ganha duas noites animadas pelo afiado elenco do musical Sassaricando, que emenda marchinhas bem-humoradas, sambas-enredo inesquecíveis e outras bossas. Um concurso elege os melhores figurinos. Trapiche Gamboa. Rua Sacadura Cabral, 155, Centro, ☎ 2516-0868. Dias 23 e 28, 22h30. R$ 63,00 (antecipado) e R$ 72,00 (na hora).

53- Uma multidão no palco. Big band com nomes como Emanuelle Araújo, Kassin, Nina Becker, Moreno Veloso e Wilson das Neves, a Orquestra Imperial celebra quinze anos de seu baile pré-fo­lia com clássicos em arranjos surpreendentes, além de pérolas próprias. Capriche no visual: a melhor e a pior fantasia, além da mais original, serão premiadas. Circo Voador. Arcos da Lapa, s/nº, Lapa, ☎ 2533-0354. Dia 23, a partir das 22h. R$ 80,00 (1º lote).

54- Noite dos mascarados. No clima do Carnaval de Veneza, misteriosos foliões se encontram no tradicional Baile de Máscaras do Rio Scenarium, em sua 13ª edição. Marchinhas clássicas, frevos e sambas antológicos embalam as duas pistas da casa. Rio Scenarium. Rua do Lavradio, 20, Lapa, ☎ 3147-9000. Dia 23, 20h30. R$ 65,00.

Maria Rita, cantora.

55- Pompa e circunstância. Criado em 1924, o luxuoso baile de gala do Copacabana Palace já atraiu estrelas como o cineasta Orson Welles e as atrizes Brigitte Bardot e Rita Hay­worth. Neste ano, Sabrina Sato será a rainha da festa, que terá como tema as gueixas. Salões e varanda ganham decoração de inspiração japonesa. Hotel Copacabana Palace. Avenida Atlântica, 1702, Copacabana. Informações: ☎ 2545-8788. Dia 25, 22h. R$ 2 500,00 (avulso) a R$ 5 800,00 (camarote, mínimo de dez pessoas).

56- A bela e o Bola. À frente de uma roda de samba em seu mais recente show, Maria Rita (foto) é a anfitriã do baile. No palco, ela visita clássicos das batucadas e recebe o bloco do qual é madrinha: o Cordão da Bola Preta. Fundição Progresso. Rua dos Arcos, 24, Lapa, ☎ 3212-0800. Dia 26, a partir das 22h. R$ 100,00 (1º lote).

57- Palco compartilhado. Monobloco e Casuarina dividem o baile na Lapa. O megabloco fundado por Pedro Luís ainda ensaia no mesmo local, sexta (17) e dia 24, com participação de BNegão e Emanuelle Araújo, antes de seu desfile no Centro, no domingo, 5 de março. Na noite a dois, o grupo de samba passeia por repertório próprio e clássicos como Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua, de Sergio Sampaio. Fundição Progresso. Rua dos Arcos, 24, Lapa, 3212-0800. Dia 27, a partir das 22h. R$ 100,00 (1º lote).

> Os reis do camarote

58- VIPinhos entre VIPões. Point de celebridades, o antigo Camarote da Brahma, que agora se chama N1 (foto), põe à venda 1 600 entradas para mortais badalarem por seus 2 400 metros quadrados. Com bebida liberada, o espaço tem como musa a apresentadora Sabrina Sato e alterna atrações como as cantoras Preta Gil e Anitta, além de DJs. Sambódromo. Dias 26, 27 e 1º de março. R$ 1 900,00 (mulheres, 3º lote) e R$ 2 450,00 (homens, 3º lote). http://www.ticket360.com.br.

luciana-aith_divulgacao

59- Tudo junto e misturado. O camarote Allegria estreou em 2016 e retorna com programação variada. Por seus 640 metros quadrados circularão atrações como o DJ alemão Sam Feldt, o bloco Fogo e Paixão e o sambista Arlindo Cruz. Open bar e open food completam o programa. Sambódromo. Dias 25, 26, 27 e 4 de março, 20h. R$ 490,00 (mulheres, dia 1º) a R$ 1 860,00 (homens, dia 4). R$ 990,00 (mulheres, dia 25). allegria2017.com.br.

60- Festa e negócios. No setor 7, na área central dos desfiles, o Lounge Carioca mira o público corporativo. Com 30 metros de frente e espaço de frisas integrado, oferece pista de dança, salão de beleza, spa, bufê e transporte. Sambódromo. Dias 24 e 25, 23h. R$ 600,00. Dias 26 e 27, 23h. R$ 3 500,00. Dia 4 de março, 23h. R$ 1 800,00. http://www.bilheteriadigital.com.

61- Comes, bebes e agito. Em seu 3º andar, mais exclusivo, o Folia Tropical tem lista organizada pelos promoters Alicinha Cavalcanti, Leo Marçal, Pamela Cancela e Igor Carvalho, além de bufê do restaurante Laguiole. Nos outros dois pavimentos, mais baratos, a folia é animada por shows de Maria Rita, Diogo Nogueira, Martinho da Vila e Alcione. Sambódromo. Dias 25, 26, 27 e 4 de março, 21h. R$ 690,00 a R$ 4 900,00 (3º lote). http://www.foliatropical.com.br.

62- Primeira classe da Sapucaí. Desde 1976, o Rio Samba e Carnaval é considerado um dos espaços mais prestigiados do Sambódromo. Decorado pelo carnavalesco Renato Lage, serve comidas e bebidas por toda a madrugada — e inclui café da manhã. Sambódromo. Dias 26, 27 e 4 de março, 22h. R$ 3 500,00 e R$ 2 500,00 (desfile das campeãs). http://www.ticketfacil.com.br.

> Ensaios

63- A caminho da Avenida. Campeã de 2016, a Mangueira faz seu último ensaio na quadra antes da Sapucaí. O grupo Só Damas é seguido pela bateria Tem que Respeitar Meu Tamborim e pelo intérprete Ciganerey, que puxa o samba de 2017: Só com a Ajuda do Santo. Rua Visconde de Niterói, 1072, Mangueira, ☎ 2567-3419. Sábado (18), 22h. R$ 50,00 (sujeito a alteração).

64- Esquentando os tamborins. Com enredo inspirado na Divina Comédia, de Dante Alighieri, o Salgueiro faz a derradeira apresentação na quadra do Andaraí, com direito a Bateria Furiosa, Velha-Guarda, baianas, passistas, mestre-sala e porta-bandeira. Quadra do Salgueiro. Rua Silva Teles, 104, Andaraí. Sábado (18), 22h. R$ 100,00 (2º lote). ICE.

> Música variada 

65- Chuva de glitter. Integrantes de alguns dos mais irreverentes blocos da cidade, Matheus VK (Fogo e Paixão), Natascha Falcão (Pirarucu Psicodélico), Tyaro Maia (Maracutaia e Etnohaus), Tarcísio Cisão e Gabriel Gabriel (Amigos da Onça e Vulcão Erupçado) se encontram no Pororoca Purpurina. A festa começa na rua e adentra a casa embalada por frevo, marchinha, brega, funk e axé. Teatro Rival. Rua Álvaro Alvim, 33, Cinelândia. Sexta (17), 23h. R$ 60,00.

66- O reino do pagode e do funk. Inspirada nos contos de fadas, a festa Era uma Vez ganha versão momesca. O samba do Primeiro Amor e o funk de Jonathan Costa são as atrações. Clube dos Macacos. Rua Pacheco Leão, 2038, Horto, ☎ 3875-6034. Dia 24, 21h. R$ 80,00 (mulheres, promocional) e R$ 110,00 (homens, promocional). ICE.

67- Maratona da Folia. Seis dias de agito: eis a proposta do Carnaval Palaphita. No dia 23, a festa Noir Masqué convoca os DJs Silvio Rio, residente da Arca de Noé, Kako e Tucho. No dia seguinte, a vez é do sertanejo da dupla Ugo & Bruno e dos DJs Tiago Souza e Silvio Rio. No sábado, 25, os MCs Marcinho e Sapão atacam de funk. Na sequência vêm as festas No Valentine’s Day, no domingo, 26, Sigue Bailando Reggaeton, na segunda, 27, e Funk in Rio, na terça, 28. Palaphita Gávea. Avenida Bartolomeu Mitre, 1314 (Jockey Club). Dias 23 a 28, 21h. R$ 60,00 (mulheres, 1º lote, dia 28) a R$ 200,00 (homens, 5º lote, dia 25).

68- Junto e Misturado. Autor, com o parceiro Claudinho (1975-2002), do hit que batiza a festa Nosso Sonho, Buchecha defende as já clássicas Só Love e Quero Te Encontrar. Blocos de axé retrô e reggaeton completam o festejo com open bar. Jockey Club Brasileiro. Praça Santos Dumont, 31, Gávea. Dia 24, 22h. R$ 100,00 (mulheres) a R$ 140,00 (homens).

69- Unidos da EDM. Fãs de música eletrônica encontram abrigo no Rio Music Carnival. O Vintage Culture, projeto do DJ Lukas Ruiz, inicia os trabalhos no dia 24. No dia seguinte, o DJ Dennis toca funk no Baile do Dennis. O alemão Sharam Jay e os irmãos belgas Dimitri Vegas & Like Mike chegam nos dias 27 e 28, respectivamente. Marina da Glória. Avenida Infante Dom Henrique, s/nº, Glória. Dias 24 a 28. R$ 160,00 (mulheres, pista, dia 26) a R$ 240,00 (homens, pista, dia 25).

david-argentino_divulgacao

70- Chora não, coleguinha. Musas do sertanejo, as irmãs baianas Simone & Simaria defendem os hits 126 Cabides, Loka e Regime Fechado. Museu de Arte Moderna. Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo. Dia 24, 22h. R$ 140,00 (pista) a R$ 300,00 (pista premium).

71- Eletrônicos. Encabeçado pelos DJs Jackmaster (Escócia) e Edu Imbernon (Espanha), o line-up da Rio ME traz ainda os brasileiros Volkoder, Bruce Leroys e Nana Torres. Museu de Arte Moderna. Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo. Dia 25, 21h. R$ 100,00 (mulheres) e R$ 140,00 (homens).

72- Solta o som. Dona do hit A Danada Sou Eu, a funkeira Ludmilla é a atração principal da Festa Prime, animada por open bar. A banda de samba retrô Primeiro Amor e o DJ Tubarão também foram convocados. Jockey Club Brasileiro. Praça Santos Dumont, 31, Gávea. Dia 25, 22h. R$ 300,00 (mulheres) a R$ 360,00 (homens).

73- Até o chão. Opção para quem gosta de funk, a festa M.I.S.S.A. (Movimento dos Interessados em Sacudir a Sua Alma) recebe o cantor e varão Mr. Catra, o grupo Carrossel de Emoções e o DJ Tartaruga. Jockey Club Brasileiro. Praça Santos Dumont, 31, Gávea. Dia 27, 21h. R$ 120,00 (mulheres, pista premium, 3º lote) a R$ 260,00 (homens, área vip, 3º lote).

74- A Bahia é aqui. O axé domina o baile comandado pela banda Eva, com direito a roda do bloco Spanta Neném. Jockey Club Brasileiro. Praça Santos Dumont, 31, Gávea. Dia 28, 20h. R$ 80,00 (mulheres, pista, promocional) a R$ 160,00 (homens, área vip, promocional). ICE.

75- Folia eclética. Em francês, Mardi Gras equivale à nossa Terça-Feira Gorda. É também o nome da farra a fantasia, que chega à sexta edição. Marchinhas dividem a pista com os DJs Zeh Pretim, Zedoroque, João Brasil, Lucce e o coletivo The Black Haus. Sociedade Hípica Brasileira. Avenida Lineu de Paula Machado, 2448, Lagoa. Dia 28, 21h. R$ 290,00 (mulheres, 2º lote) e R$ 450,00 (homens, 2º lote).

> Shows 

76- Constelação verde-rosa. Projeto de arrecadação de fundos para a Estação Primeira, o Show de Verão da Mangueira reúne bambas: de Chico Buarque e Maria Bethânia (enredo no ano passado) a Alcione, Fafá de Belém, Elba Ramalho, Lecy Brandão, Fernanda Abreu, Mariene de Castro, Rosemary, Tantinho e Sombrinha. Vivo Rio. Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, ☎ 2272-2901. Terça (14), 21h30. R$ 160,00 (balcão) a R$ 500,00 (setor vip premium).

77- Tropicaliente. Movimento que completa cinco décadas em 2017, a tropicália inspira o bloco Superbacana. No programa, Caetano, Gil, Tom Zé e Os Mutantes são a base de samba, xote, maracatu, funk e outros ritmos. Solar de Botafogo. Rua General Polidoro, 180, Botafogo, ☎ 2542-9458. Sexta (17), 21h. R$ 50,00.

78- (Fan)farra na lona. No sábado de Carnaval (25), no Circo Voador, entram em cena os blocos Desce Mas Não Sobe, Technobrass e Minha Luz É de Led. No dia seguinte, a vez é de Fanfarra Black Clube, Bloco do Afrojazz e Os Siderais, que passeia por versões de Mutantes a Rolling Stones. Para entrar, basta levar 1 quilo de alimento não perecível. Circo Voador. Arcos da Lapa, s/nº, Lapa, ☎ 2533-0354. Dias 25 e 26, a partir das 17h.

Gastronomia Está aberta a temporada de feijoadas carnavalescas

79- Bar d’Hôtel. Empresário e palestrante que prega a felicidade na gestão de negócios, Pedro Salomão será o anfitrião da festa no restaurante do hotel Marina All Suites. Ele recebe o sambista Monarco, da Velha-Guarda da Portela. Belisquetes e bebidas fazem parte do pacote (R$ 280,00 o primeiro lote). Parte da renda será revertida para a Portela. Avenida Delfim Moreira, 696, Leblon. Sábado (18), 13h às 18h. Ingressos, ☎ 2172-1112.

80- Rio je t’aime. Feira de gastronomia, a Rio Je T’aime terá uma edição carnavalesca no sábado (18). A baiana Neuci, da Mangueira, vai preparar sua tradicional feijoada, enquanto o chef francês Olivier Cozan faz um cassoulet, versão francesa do prato. A programação terá bateria da Unidos de Vila Isabel. O ingresso (R$ 80,00) inclui as receitas e as bebidas. Sábado (18), 12h às 20h. Avenida Rodrigues Alves, 10, Praça Mauá, ☎ 2263-6214 e 99540-6214.

81- Hilton Barra. Aquecendo os tamborins, o hotel cinco-estre­las na Barra ataca com a participação da Furiosa, a poderosa bateria do Salgueiro. Para comer, feijoada completa, petiscos, saladas e sobremesas, acompanhados de batidas, caipirinhas, cerveja e bebidas não alcoólicas. O pacote custa R$ 239,00 (mais 10% de serviço) e moradores da vizinhança têm desconto. Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 1430, Barra. Sábado (18), 13h às 18h. Reservas: ☎ 3348-1000.

82- Shopping Nova América. Com decoração inspirada no Rio Antigo, a área de alimentação também fará sua feijoada carnavalesca. O espaço será fechado e os foliões, mediante a compra da camisa-con­vite (R$ 79,00), poderão saborear o bufê. A festa será embalada pelo som da bateria da Acadêmicos do Salgueiro. Domingo (19), a partir das 12h. Avenida Pastor Martin Luther King Jr., 126, Del Castilho, ☎ 3083-1000/1005.

83- Royal Tulip Rio São Conrado. Nos dias 24, 26 e 28, a área de frente para o mar abriga uma sunset party, das 18h às 23h, com DJs tocando música brasileira remixada. Nos dias 25 e 27, a vez é do samba ao vivo. Comes e bebes são oferecidos em sistema à la carte. O combo com cinco cervejas e seleção de petiscos custa R$ 85,00. Avenida Aquarela do Brasil, 75, São Conrado. Dias 24 a 28, 18 às 23h. Reservas: ☎ 3323-2200 e rtrj.reservas@goldentulip.com.br.

84- Caesar Park. O hotel de Ipanema arma sua festa no restaurante Galani. Além do som da bateria da escola de samba São Clemente, haverá um camarim oferecendo maquiagens e penteados temáticos. O pacote custa R$ 385,00 e inclui camiseta personalizada. Crianças com idade entre 5 e 12 anos pagam a metade. Avenida Vieira Souto, 460, Ipanema. Dia 25, 14h às 18h. Reservas: ☎ 2525-2560 ou gastronomiaipanema@sofitel.com.

falta-credito

85- Windsor Barra. O caricaturista Lan é o homenageado da festa programada pelo hotel na orla da Barra. Quem risca o salão é a bela atriz, e rainha da bateria da Unidos da Tijuca, Juliana Alves, acompanhada de ritmistas e passistas. O valor do ingresso (R$ 350,00) inclui caipirinha, batidas e cerveja à vontade, além de bebidas não alcoólicas. Avenida Lucio Costa, 2630, Barra. Dia 25, 13h às 19h. Reservas: ☎ 2195-5000.

86- Sheraton Barra. Para se distinguir da concorrência, o hotel conta com um trunfo: o tradicional bloco Cordão da Bola Preta anima a feijoada. O programa, no restaurante Terral, começa com espumante de boas-vin­das. O abadá custa R$ 319,00 (primeiro lote). Avenida Lucio Costa, 3150, Barra. Dia 25, 13h às 17h. Reservas: ☎ 3139-8485 e reservas.terral@sheraton.com.

87- Grand Mercure. No sábado de Carnaval, a feijoada será servida na forma de bufê no restaurante Brisa Restô. O ingresso sai por R$ 119,00, mas crianças de até 5 anos não pagam e de 6 a 12 anos pagam metade do valor. Avenida Salvador Allende, 6555, Barra. Dia 25, 13h às 18h. Reservas: ☎ 2153-1800 e reservasgrandmercurerc@accor.com.br.

88- Rio Othon Palace. O Bossa Café, no 3° piso, servirá a feijoada do chef francês Jean Yves Poirey. O preço (R$ 180,00 mais 10% de taxa) também dá direito a bebidas e um show de samba. É bom caprichar na fantasia. Um concurso vai distribuir prêmios como um fim de semana no hotel, com direito a acompanhante. Avenida Atlântica, 3264, Copacabana. Dia 25, 13h às 18h. Reservas: ☎ 2106-1670/1671/1672; festasrio@othon.com.br; eventos.rio@othon.com.br.

89- Feijoada do Chacrinha. Em 30 de setembro, José Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha, faria 100 anos. As comemorações começam no sábado de Carnaval. A festa que homenageia o Velho Guerreiro terá bateria da Bei­ja-Flor e show de Alex Cohen e de Preta Gil. Bufê e bebidas são liberados até as 18h. Vitrinni Lounge Beer. Armando Lombardi, 421, Barra. Dia 25, 13h às 20h. R$ 200,00 (mulheres) e R$ 300,00 (homens). ICE.

90- Golden Tulip Rio Copacabana. A pedida é aproveitar a programação da piscina, com bela vista para a orla. Nos dias 26, 27 e 28 tem churrasco à la carte com samba e DJ no pôr do sol. Quem preferir curar a ressaca poderá deixar a visita para a Quarta-Feira de Cinzas. No dia 1º, das 12h às 16h, o menu será detox. Avenida Atlântica, 3716, Copacabana. Reservas: ☎ 3545-5400; regente@goldentulip.com.br.

Vamos fugir Dez hotéis, destinos de sossego fora do Rio

91- Relax em Minas. Tradicional refúgio em Maringá, lado mineiro de Visconde de Mauá, o Hotel Bühler tem charmosos chalés para quem busca sossego no feriadão. O pacote começa em R$ 5 750,00. Alameda Gastronômica Tia Sofia, s/nº, Vale de Maringá, Visconde de Mauá. Reservas: ☎ (24) 3387-1204 e (24) 99225-1937.

rodrigo-azevedo_divulgacao

92- Proibido para menores. Recém-inaugurado, o Club Med La Réserve é destinado apenas a adultos. Com 27 suítes e seis coberturas, funciona no sistema all inclusive. O preço é salgado: a partir de R$ 7 928,00 por pessoa de sexta a quarta. Rodovia Rio–Santos, BR-101, Km 441,5, Mangaratiba, ☎ (21) 2688-9191. Reservas: ☎ 4002-2582 ou reservas.br@clubmed.com.

93- Refúgio na serra. Requintada e aconchegante, a pousada Locanda della Mimosa tem cozinha comandada pelo renomado chef Danio Braga. Por valores a partir de R$ 7 150,00, garante-se a estadia por cinco dias. Alameda das Mimosas, 30 (acesso: Km 71,5 da BR-040), Itaipava, Petrópolis. Reservas: ☎ (24) 2233-5405 ou locanda@locanda.com.br.

94- Pequena Suíça. Em Teresópolis, o Le Canton oferece farta programação a toda a família. Quatro noites para um casal e uma criança de até 12 anos, com pensão completa (bebidas à parte), custam a partir de R$ 7 365,00. Rua Antônio Silva, 300, Vargem Grande, Teresópolis. Reservas: ☎ 4000-1150 e reservas@lecanton.com.br.

95- Diversão e natureza. Cercado de Mata Atlântica, o Hotel Fazenda Galo Vermelho, em Vassouras, inicia o check-in na tarde de sexta, 24 de fevereiro, para receber os visitantes do Carnaval. O pacote custa a partir de R$ 5 802,00 (em até seis vezes). RJ-121, 6814, Vassouras. Reservas: ☎ (24) 2491-9501/9502.

96- Recanto histórico. Erguido no século XIX, o casarão onde funciona o Hotel Fazenda União abriga um museu de arte sacra e uma capela do tempo do Império. Ali, a temporada de cinco dias custa entre R$ 6 000,00 e R$ 7 800,00. Estrada do Abarracamento (RJ-135), Km 25, Rio das Flores. Reservas: ☎ (24) 2491-1044.

97- Costa Verde. De arquitetura colonial, a Pousada Porto Imperial, no centro histórico de Paraty, recebe para o Carnaval entre sexta e quarta por R$ 5 500,00 na suíte standard, com direito a uma criança de até 5 anos no quarto dos pais. Rua Tenente Francisco Antônio, s/nº, Centro Histórico, Paraty. Reservas: ☎ (24) 3371-2323.

98- No Vale do Café. A pouco menos de duas horas do Rio e cercado de área verde, o Hotel Fazenda Parador Maritacas oferece pensão completa (bebidas à parte) por R$ 6 340,00. Estrada Presidente Pedreira, 8300, Bairro Primeiro, Ipiranga, Barra do Piraí. Reservas: ☎ (24) 2442-4280.

99- Entre a praia e a selva. A minifazenda e o parque com 500 animais de diversas espécies são as atrações principais do Portobello Resort & Safari, em Mangaratiba. A semana do Carnaval começa em R$ 10 150,00 (apartamento standard duplo, com duas crianças de até 12 anos). Rodovia Rio-San­tos, Km 434, Mangaratiba. Reservas: ☎ 4020-8005 (capitais).

100- No topo da serra. Em um dos pontos mais altos da Mantiqueira, a Mauá Brasil Hotelaria abriga quinze charmosos chalés para adultos, onde a hospedagem para casal por três noites custa a partir de R$ 3 960,00. RJ-151, Km 8,5, Visconde de Mauá, Rio de Janeiro. Reservas: ☎ (24) 3387-2077/2373. ß

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s