Cartunista J. Carlos ganha retrospectiva no Moreira Salles

Exposição apresenta mais de 290 trabalhos da primeira metade do século passado

“O ente que olhar, daqui a 100 anos, as obras-primas de J. Carlos poderá viver a vida que andamos vivendo.” Confirmação do que escreveu o cronista Álvaro Moreyra (1888-1964), a exposição J. Carlos: Originais abre para o público no domingo (26).
O Instituto Moreira Salles exibirá 290 desenhos de José Carlos de Brito e Cunha (1884–1950), o J. Carlos, autor genial de cerca de 50 000 trabalhos para a imprensa da primeira metade do século passado, entre caricaturas, charges, cartuns, alfabetos tipográficos, vinhetas e publicidade. O circuito de visitação vai ser dividido em quatro módulos — Rascunhos, Segunda Guerra, Raras Histórias Infantis e Política Brasileira —, ocupados por originais salvos de publicações como Careta, Para Todos, Fon-Fon e Almanaque O Tico-Tico. Costumes da época, registros bem-humorados e o ex-presidente Getúlio Vargas (ao lado) foram algumas das inspirações para o traço do artista. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s