Caixa Cultural apresenta exposição sobre aborígenes da Austrália

Obras da mais antiga cultura viva do planeta trazem a filosofia indígena aplicada à arte contemporânea

A partir desta terça (14) será possível conhecer melhor a mais antiga cultura viva do planeta: a Caixa Cultural apresenta a exposição O Tempo dos Sonhos: Arte Aborígene Contemporânea da Austrália, com mais de 70 trabalhos entre pinturas, esculturas e impressões. As obras englobam um período de 45 anos, desde o despertar da comercialização da arte aborígene contemporânea na década de 1970 até o presente, e foram escolhidas pelo curador brasileiro Clay D´Paula em parceria com os australianos Adrian Newstead e Djon Mundine dentre uma coleção de mais de três mil peças do Coo-ee Art Gallery, a mais antiga galeria de arte aborígene da Austrália.

Os visitantes vão poder apreciar obras dos artistas aborígenes de maior projeção internacional, como o celebrado pintor Rover Thomas (1926-1998) que, com suas paisagens de cor ocre, mudou a percepção paisagística australiana, e Emily Kame Kngwarray (1910-1996), considerada pela crítica como uma das maiores pintoras da abstração do século XX. Outro destaque são as chamadas bark paintings, um tipo de pintura sobre entrecasca de eucalipto típica do norte da Austrália e uma das formas de expressão artística mais antigas do mundo, datando de mais de 40 mil anos.

A programação inclui ainda duas visitas guiadas com especialistas. A primeira será realizada por Clay D´Paula, com a participação da pesquisadora de arte indígena Germana Portella e do artista Karajá Xoha, no dia da abertura às 19h. A segunda ocorrerá no dia 22 de abril, às 15h, com a respeitada especialista em arte aborígene no Brasil, Ilana Goldstein. No dia 29 de abril, também às 15h, a mostra oferece uma oficina com o artista Eli Braga, que ensinará como o público pode criar objetos de design de alto valor estético com materiais recicláveis. Voltada para o público a partir dos 10 anos, esta atividade foi criada especialmente para a exposição e será totalmente inspirada na filosofia dos artistas aborígenes da Austrália. A inscrição é gratuita e pode ser realizada pelo e-mail: otempodossonhos@gmail.com.

Caixa Cultural Rio de Janeiro. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s