Continua após publicidade

Incrível, fantástico, extraordinário

Novo espetáculo de Karen Acioly inspira-se no universo sobrenatural de autores como Edgar Allan Poe

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 15h59 - Publicado em 7 out 2011, 19h19

O que provoca nas crianças o desejo de não dormir? A partir desta questão aparentemente simples, a autora e diretora Karen Acioly concebeu sua nova peça, Cabelos Arrepiados, que tem pré-estreia em duas sessões na quarta (12), aproveitando o Dia da Criança, e entra em cartaz no sábado (15), no CCBB. O espetáculo flerta com a literatura fantástica de escritores como Wilhelm Busch, E.T.A. Hoffmann e Edgar Allan Poe, além da cinematografia de diretores notadamente influenciados pelo gênero, como Tim Burton. ?Ao mergulhar nesse universo, gostei da ideia de inventar meus próprios contos fantásticos?, diz Karen, que aproveita a montagem para abordar temas como medo e insegurança.

Da obra de Wilhelm Busch foram pinçados Juca (Tony Lucchesi) e Chico (Jules Vandystadt), travessos protagonistas criados pelo escritor alemão em 1865. Aqui, eles aparecem como guardiões dos sonhos de seis crianças: Tico (Kiko do Vale), Cora (Daíra Sabóia), Clara, Flora (ambas interpretadas por Tatih Kohler), Dora (Haline Oliveira) e Ciro (Jonas Hammar). Conduzindo a trama, a dupla apresenta os sonhos destes personagens ao longo de cinco histórias musicadas e entrelaçadas. Em um universo onírico surgem figuras como duas irmãs xifópagas, um menino sem controle sobre os pés e a garota ouvindo uma voz que diz querer cortar seus longos cabelos.

Além de interpretar os narradores, Lucchesi e Vandystadt respondem pelas músicas do espetáculo ? todas executadas ao vivo pelo elenco, às voltas com vários instrumentos. As letras são da autora. Enfeitando a montagem, a cenografia se vale efeitos de projeção que se assemelham ao 3D, mostrando, por exemplo, a transformação de uma criança em uma serpente e personagens contracenando consigo mesmos. Já a caracterização, através de figurinos e maquiagem, remete à estética de filmes de Tim Burton, como Edward, Mãos de Tesoura.

Cabelos Arrepiados (55min). Rec. a partir de 7 anos. Centro Cultural Banco do Brasil ? Teatro II (155 lugares). Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Sábado e domingo, 16h. Pré-estreia quarta (12), 11h e 16h. Grátis (senhas distribuídas uma hora antes). Até 18 de dezembro. Pré-estreia prometida para quarta (12) e estreia prometida para sábado (15).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.