Atrações gratuitas para curtir o fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com espetáculos, exposições, eventos e outras atrações

Cozinha do Mickey

(Divulgação/Divulgação)

Com a proposta de incentivar a alimentação saudável, o NorteShopping abriga, na sua praça de eventos, a Cozinha do Mickey. Na atração, as crianças podem circular por um espaço adaptado com várias peculiaridades, como um panela que faz o ovo flutuar. Os pequenos que montarem seus pratos saudáveis receberão um certificado de chef. Também acontecem cinco oficinas diárias de temas como balas de gelatina e plantio de feijões. NorteShopping. Avenida Dom Helder Câmara, 5474, Cachambi. Domingo a sexta, 13h às 21h; sábado, 10h às 22h. Grátis. Até o dia 30.

Assis Horta: Retratos

Pioneiras fotos de operários brasileiros, para documentos e em cenas informais, compõem a mostra. Espaço Cultural BNDES. Avenida Chile, 100, Centro. Segunda a sexta, 10h às 19h. Grátis. Até 5 de maio.

A Reinvenção da Pintura

Precursor da arte cinética, Abraham Palatnik exibe um belo recorte de suas criações. Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até o dia 24.

Daquilo que Nos Cerca

A coletiva reúne pinturas de Angelo Issa, esculturas de Leandro Gabriel e fotografias de Daniel Moreira. Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 21 de maio.

Lagoa Bier Fest

lagoa beer festival

lagoa beer festival (Lagoa Bier Fest:/Divulgação)

Um dos pioneiros e mais concorridos eventos ao ar livre de cervejas artesanais e food trucks, o Lagoa Bier Fest tem nova edição no feriado de Tiradentes. De sexta (21) a domingo (23), das 12h às 23h, o evento reúne no Parque dos Patins rótulos de cervejeiros locais e food trucks, além de atividades infantis e shows gratuitos. Lagoa Bier Fest – Parque dos Patins, Lagoa. Sexta (21) a domingo (23), das 12h às 23h. Grátis.

Banda Sinfônica

O Sarau do Solar recebe apresentação da Banda Sinfônica Aprendiz, no dia 20 de abril, às 18h30. Com entrada franca, o concerto apresenta repertório variado, que faz um passeio da música clássica a popular, com temas nacionais e internacionais.

Filmes nacionais de graça na Cinemateca do MAM

A Mostra Petrobras de Cinema Brasileiro ocupa a Cinemateca do MAM com exibições de 106 filmes, que contemplam clássicos, novos sucessos e pré-estreias nas telinhas. Entre as produções escolhidas estão “Aquarius” (2016), “Tatuagem” (2013), “Erva do Rato” (2008) e “Abril despedaçado” (2001). A mostra ocorre até a próxima quinta (27), de terça a domingo, em sessões a partir das 14h.

Dia de São Jorge no Beco das Sardinhas

O maior símbolo de São Jorge no Brasil é o sincretismo, e isso envolve também a música em suas celebrações. No sábado, dia 22, às 15h, acontece uma roda de samba liderada só por homens, mas recebendo mulheres: André Jamaica (Quilombo do Grotão e Sambalangandã) e Gabriel Cavalcante (Samba da Ouvidor e Samba do Trabalhador) convidam Andrea Dutra, que canta clássicos de samba-canção, e Angélica Ventura, com os Sambas de Terreiro. Já no domingo, dia 23, às 15h, somente mulheres comandam a roda, mas os convidados são homens: Flor do Samba (Primavera das Mulheres) recebe Luis Caffe e a nata do Partido Alto e Zeh Gustavo, cantando só o melhor do Samba de Breque. Beco das Sardinhas – Rua Miguel Couto 139

Feijoada de São Jorge na Estácio de Sá

Que tal comemorar o dia do padroeiro dos sambistas no Berço do Samba? Um caminhão de atrações com feijoada e entrada 0800! O evento começa com uma missa e café da manhã e segue com pagode e feijoada o dia todo. Grupo Mente Rara, Face a Face, Gerson Dupand e Samba na Veia, além do show especial com Serginho do Porto e Bateria Medalha de Ouro completam a programação. Domingo (23), das 9h às 21h. Avenida Salvador de Sá, 206, Estácio de Sá

Rio Mapping Festival

(Ierê Ferreira/Divulgação)

Em cartaz até o fim do mês, o Rio Mapping Festival vai pintar de luz vários pontos da cidade. A programação, dedicada aos artistas do videomapping (projeção de vídeo em superfícies não convencionais), transforma marcos cariocas em suportes para a criação artística. Ao longo da semana, boa parte das apresentações vai ocupar o Núcleo de Ativação Urbana (NAU), no Santo Cristo, sede oficial do evento. Sempre das 18 às 23 horas, estão previstas intervenções no Morro da Providência (21) e no Real Gabinete Português de Leitura (22). No Dia de São Jorge (23), a igreja devotada ao santo guerreiro, em Quintino, também vai ganhar iluminação especial. Programe-se.

Orquestra Carioca de Choro

Formada por um time de bambas — Jorge Simas (violão de sete cordas), Tiago Machado (violão), Alceu Maia (cavaquinho), Diego Zangado (bateria), Zé Luiz Maia (contrabaixo), Dirceu Leite (sopros), Kiko Horta (acordeão), Fabiano Segalote (trombone) e Afonso Machado (bandolim e arranjos) —, a big band entoa temas de Pixinguinha, Sivuca e Dominguinhos, entre outros. O grupo de samba Tempero Carioca encerra a noite. Cidade das Artes — Teatro de Câmara. Avenida das Américas, 5300, Barra. Sexta (21), 18h.

Plaza Shopping realiza festival gastronômico

Até o dia 1º de maio, a Temporada Gourmet promove uma série de eventos gastronômicos no Plaza Shopping, em Niterói. A programação recheada inclui workshops gratuitos de culinária seguidos de degustação e cardápios promocionais nos estabelecimentos locais. Veja a programação completa AQUI.

Amilcar de Castro

Representante da obra de Amilcar de Castro (1920-2002) há trinta anos, a galeria Silvia Cintra + Box 4 celebra a data abrigando uma mostra dedicada ao artista mineiro. O acervo, que o público vai poder visitar a partir da última quarta (19), inclui curiosidades como os dez desenhos sobre papel com esboços de sua produção da década de 80. Nesse material, estudos dividem espaço com cálculos, apostas de nomes para as peças e até telefones de fornecedores. Entre as esculturas, será apresentada Shiva, uma de suas primeiras criações em grandes formatos, feita com aço corten em 1955 (foto). Rua das Acácias, 104, Gávea. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 27 de maio.

Angola ganha mostra na Caixa Cultural

A nova geração de artistas de Angola é representada por três nomes em exposição na Caixa Cultural: Délio Jasse, Mónica de Miranda e Yonamine apresentam obras que mapeiam a fronteira estética do país e revisitam imagens de um passado colonial recente. Com curadoria de Michelle Sales, a mostra Daqui pra frente – Arte contemporânea em Angola segue em cartaz até 14 de maio. As obras de Délio Jasse traçam um embate direto de referências que fazem alusão à crise de todo o modelo colonial e seus desdobramentos contemporâneos, como guerra, exílio e perdas. Já Monica de Miranda mostra os pedaços de uma memória coletiva que resiste no tempo – angolana da diáspora, seu trabalho busca atravessar fronteiras e esboça uma paisagem de identidades plurais inspiradas pela própria existência e vivência de uma artista itinerante. Por fim, Yonamine faz referência à arte urbana, usando influências do grafite, da serigrafia e da pintura. Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis.

Toz

Depois de dois anos sem expor, Toz apresenta uma série inédita na Galeria Movimento. Inspirado por polêmica ação do prefeito de São Paulo, João Doria, que decidiu passar tinta cinza sobre manifestações artísticas de rua, o grafiteiro busca provocar reflexão sobre o assunto ao mostrar trabalhos também encobertos. Nas oito telas escolhidas, aparecem (pouco) personagens criados por ele, a exemplo da boneca Nina, do colorido Vendedor de Alegria e de Shimu (escondido na foto). Avenida Atlântica, 4240, Copacabana. Segunda a sexta, 10h às 19h30; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 29 de abril.

Katia Wille

No Dia Internacional da Mulher, a artista plástica Katia Wille inaugura individual no CCJF sobre a relação do feminino com a natureza. Fluxoração reúne dezesseis telas que retratam nadadoras entre elementos de cores vivas e buscam representar a superação de limites. Formada pela Universidade de Amsterdã, a artista carioca também é conhecida por sua atuação no campo da moda — ela já trabalhou para marcas como Nike, Tommy Hilfiger e Maria Bonita Extra. Centro Cultural Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis.  Até 27 de abril.

Christiana Guinle

Após exibição na França, a exposição Décadence Noire chega à Galeria Aliança Francesa Botafogo. O acervo traz quinze retratos de mulheres capturados pelo iPhone da artista Christiana Guinle. Sobrinha do eterno playboy Jorginho Guinle (1916-2004), ela sobrepõe imagens para criar abstrações digitais.  Rua Muniz Barreto, 746, Botafogo. Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado, 9h às 13h. Grátis. A partir de quinta (9). Até 23 de abril.

Bar Bukowski para funcionários públicos

Uma das classes mais afetadas pela crise financeira que acomete o estado Rio de Janeiro, com salários atrasados, os funcionários públicos terão ao menos um alívio quando quiserem se divertir:desde o mês passado, o Bar Bukowski, em Botafogo, oferece entrada gratuita aos sábados para funcionários públicos que apresentarem o holerite, até às 23 horas. A promoção, segundo a casa, segue “enquanto essa situação vergonhosa durar”. Inaugurado em 1997, o Bukowski é uma das mais antigas casas de rock da cidade, e espalha o melhor do gênero por três pistas, em um casarão de dois andares e um quintal arborizado com dois bares, sinuca e área com narguilé.

Exposição Otto Stupakoff: beleza e inquietude

Otto Stupavkoff (Otto Stupakoff/Divulgação)

Moda, costumes, retrato, nada foge ao olhar do fotógrafo, autor das 300 imagens em exposição. Instituto Moreira Salles. Terça a domingo, das 11h às 20h. Até 30 de abril.

Galeria Marcelo Guarnieri

Orientado pela proposta de promover um diálogo entre arte moderna e contemporânea, o local apresenta, no momento, esculturas de animais assinadas pela artista búlgara Liuba Wolf. Curiosidade: as mesmas obras foram exibidas em 1965 no Museu de Arte Moderna. Rua Teixeira de Melo, 31 (lojas C e D), Ipanema. Segunda a sexta, 11h às 18h; sábado, 11h às 15h.

Mercedes Viegas

Fundada nos anos 2000, representa cerca de vinte artistas. Atualmente, reúne, na coletiva Rosa, trabalhos de nomes como Antonio Bokel e Vânia Mignone. Rua João Borges, 86, Gávea. Segunda a sexta, 11h às 19h; sábados, 15h às 19h. Grátis.

Museu do Bonsai

Há pouco mais de um mês, a loja de decoração Espaço Ásia, no Recreio, abriu o Museu do Bonsai, que exibe exemplares da típica árvore anã, obtida por meio da poda de raízes e da condução de galhos, entre outras técnicas usadas em espécimes comuns — e bem maiores. Mundo afora, as árvores mais elaboradas chegam a custar R$ 30 000,00. No museu do Recreio, para quem se animar com a visita, há plantas cotadas a R$ 150,00. Espaço Ásia. Avenida das Américas, 14002, Recreio. Segunda a sábado, 9h às 17h30.

Praia Para Todos

Entre os dias 17 de dezembro e 30 de abril, os cariocas recebem mais uma edição de verão do Praia Para Todos. O projeto torna as praias acessíveis para quem tem dificuldades ou limitações de locomoção. As atividades acontecem das 9h às 14h, em frente ao Posto 3 da Barra da Tijuca e entre os Postos 5 e 6, em frente à Rua Francisco Sá, em Copacabana. As atividades são ministradas por profissionais capacitados

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s