Atrações gratuitas para curtir o fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com espetáculos, exposições, eventos e outras atrações

Festival de churros

Evento vai ocupar o estacionamento do Exta (Marcos Cimardi/Divulgação)

Depois da coxinha, o churro. A exemplo do quitute salgado, uma paixão nacional que viralizou nas redes na forma de eventos especializados, o doce de origem espanhola também vai ganhar um festival temático na cidade. A primeira edição acontece de sexta (10) a domingo (12), no estacionamento do Extra da Barra, e já tem 33 000 confirmados e 96 000 interessados no Facebook. Com entrada gratuita, o evento terá quinze pontos vendendo diversas variações do doce, trinta, nos cálculos dos organizadores. Para quem não quiser depositar todas as calorias do dia nos canudinhos de massa frita recheados, a organização contratou dez food trucks para oferecer comidinhas salgadas. Um bar centeal garante os bebes e uma área de recreação infantil a diversão dos pequenos.

Tulipa Ruiz e Marcelo Jeneci

(Clemente Gaure/Divulgação)

Neste fim de semana, o Espaço Furnas Cultural vai receber dois grandes nomes da música brasileira em um show gratuito. Marcelo Jeneci e Tulipa Ruiz, que já fazem parcerira há seis anos, vão misturar seus hits de maior sucesso no lançamento da turnê “Dia a dia, lado a lado”. As apresentações acontecem no sábado (11), às 20h e domingo (12), às 19h. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do espetáculo.

Distrito Bossa Nova

Feira de artesanato, espaço kids, área de alimentação e música integram a programação da oitava edição do Distrito Bossa Nova. O evento gratuito acontece de sexta (10) a domingo (12), das 14h às 22h, no Largo da Barrinha. O público poderá conferir os shows, sempre realizados às 20h, do Projeto Barrinha Solta a Voz, na sexta, do Trio Brasil in Bossa, no sábado, e de Dilma Oliveira, no domingo.

Circuito Interno da Bhering

Fabrica da Bhering l We Do Botanica

(Divulgação/Veja Rio)

No sábado (11), entre 12h e 21h, a Fábrica da Bhering abrirá as suas portas para o tradicional Circuito Interno da Bhering. Com curadoria do diretor de cinema Libero Saporetti, pela primeira vez, será montada uma sala para exibição de filmes, no 3º andar, como o longa Carioca – Os Caras e As Caras, de Saporetti, e Christo Remptor, de Bel Noronha. Já o 2º andar, será palco da exposição de fotos com as imagens do projeto Favelagrafia, que tem o intuito de trazer um novo olhar para as comunidades cariocas. O evento vai contar também com convidados da gastronomia carioca como Los Mendozitos, de Vinhos, Hamburguer Poderosa Na Chapa, Basilic Pizza Artesanal, Queijaria Carioca, Génoise Bolonopote, Cerveja Trópica Brewing Co. e Amelie Creperie Food Truck.

Orquestra Sinfônica Jovem

(OSJRJ/Divulgação)

Formada por moradores de comunidades como Chapéu Mangueira, Santa Marta Babilônia, Complexo do Alemão, Pavão/Pavãozinho e Morro dos Macacos, a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro abre sua temporada 2017 com dois concertos gratuitos. Regidos pelo maestro Mateus Araújo, os 48 jovens, com idades entre 13 e 22 anos, se apresentam no sábado (11) no Planetário da Gávea e no domingo (12) na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Centro. No programa, obras de Schubert, Villa-Lobos e Piazzolla, entre outros. Sábado (11), 16h: Planetário da Gávea (auditório). Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100, Gávea. Domingo (12), 16h30: Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé. Rua Sete de Setembro, 14, Centro.

Feira Orgânica

Evento permite abastecer a despensa com alimentos livres de produtos químicos (Miguel Sá/Divulgação)

O VillageMall segue apostando nas feiras gastronômicas para atrair o público e estreia, no sábado (11), o Circuito Orgânico. O evento vai transformar os jardins do shopping de luxo na Barra numa feira de produtores e agricultores do estado do Rio. As barraquinhas venderão frutas, verduras, legumes, laticínios, pães, geleias, entre outros produtos artesanais, naturais e sem conservantes. Além de abastecer a despensa, os visitantes poderão fazer a refeição lá mesmo. Haverá pontos com venda de pratos saudáveis como bobó de cogumelo e moqueca de abóbora com shiitake, e de comidinhas como hambúrgueres e temakis vegetarianos. A ala dos bebes inclui leites vegetais, smoothies veganos e kombucha, um chá probiótico milenar que virou febre por aqui. A programação inclui shows e atividades infantis como contação de histórias e oficinas de plantio que vão ensinar, de forma lúdica, a diferença entre o orgânico e o industrial através do contato direto com a terra e os alimentos (sessões às 11h, às 12h e às 14h).

Contação de histórias

No próximo sábado (11/03), às 15h, a Cidade das Artes promove uma tarde de contação de histórias, com a especialista em Literatura Infantil e Juvenil Benita Prieto, em homenagem a Sylvia Orthof. Benita narra “Sylvia, ora fada, ora bruxa”, um trabalho interativo repleto de histórias da premiada autora, com as histórias “Se as Coisas Fossem Mães”, “Docemel e algumas Fadas Fofas” e “Maria-vai-com-as-outras”, um enorme sucesso de crítica e público ao contar a história de uma ovelha chamada Maria que fazia tudo que as demais faziam, até que um dia resolveu seguir seu próprio caminho.

Feira de adoção de animais

Feira de adoção Liceu (Divulgação//Veja Rio)

Neste sábado (11), das 9h às 14h, alunos da FrancoDroid, equipe de robótica do Liceu Franco-Brasileiro, realizam uma feira de adoção de cães e gatos. Os interessados em adotar um bichinho devem apresentar documento de identidade, comprovante de residência e preencher um formulário. Haverá também arrecadação de ração para os animais do abrigo Lar Temporário Oásis. A feira acontecerá no pátio de entrada da instituição, que fica na Rua das Laranjeiras, 13, em Laranjeiras. Informações: 21 3235-2050.

Dia do Design Italiano

O Istituto Europeo di Design (IED) foi escolhido pelo governo da Itália para integrar a celebração do Dia Internacional do Design Italiano no Brasil. O evento gratuito, que acontece em cem cidades, será realizado no sábado (11). Fazem parte da programação palestras do premiado designer Jacopo Foggini e dos brasileiros Irmãos Campana sobre trabalhos e a influência italiana. Oficinas abertas para o público, conduzidas por profissionais da área educacional do IED, vão abordar temas como design editorial, cenografia e moda. Não é necessário fazer inscrição — é só aparecer. Avenida João Luiz Alves, 13, Urca.

400 anos da Ladeira da Misericórdia

(Custódio Coimbra/Divulgação)

Primeiro logradouro do Rio a ter algum tipo de calçamento (pé-de-moleque), efetivado por iniciativas dos jesuítas, a Ladeira da Misericórdia é o próximo destino do projeto Roteiros Geográficos do Rio, que promove aulas de história ao ar livre nos locais mais simbólicos do Rio. Organizado pelo professor João Baptista Ferreira de Mello, da UERJ, o passeio grátis começará às dez horas da manhã na própria ladeira, atrás do Museu Histórico Nacional e da Santa Casa da Misericórdia. Não é preciso fazer inscrição prévia.

Oi Jogos Cariocas

A praia da Barra recebe, nos próximos dois fins de semana (11, 12, 18 e 19) a terceira edição do Oi Jogos Cariocas de Verão. Além das competições esportivas com cinco mil atletas profissionais e amadores de 11 modalidades, o evento oferece oficinas, workshops e shows, tudo gratuito. Personalidades esportivas estarão reunidas para uma série de workshops e treinões abertos ao público, unindo teoria e prática de atividades como yoga, muay thay, dança e corrida.  Para repor as energias, diversos food trucks e food bikes focados em gastronomia saudável e natural estarão no evento. As crianças poderão curtir os Joguinhos de Verão, com diversas atividades lúdicas e oficinas de iniciação esportiva para o surfe, skate, bodyboard e stand-up paddle. As inscrições podem ser feitas pelo site. Artistas como Toni Garrido, Felipe Ret e Julio Serrano Serrano, além de DJs, se apresentam no palco montado especialmente para os shows, sempre entre 15h e 22h. O evento acontece na altura do Posto 3.

Babilônia Feira Hype

Evento aguardado na agenda carioca, a Babilônia Feira Hype abre sexta (10) com uma edição especial de verão. O Shopping Downtown oferece ofertas da coleção Verão 2017 com descontos de até 60% e criações de design e arte, além de uma programação cultural diversificada, inclusive um happy hour para curtir gastronomia informal com food trucks, food bikes e cervejas artesanais. O público também poderá repaginar o visual com cortes de cabelo criados pelo Hair Stylist Victor Fattori. No total, serão reunidos mais de 140 expositores, incluindo grifes como Me too, Doce Maria, Diferencie, Bastille e Adorn Bijoux.

Santa Mix Feira

No próximo sábado (11), das 11h às 19h, o Parque das Ruínas (R. Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa) recebe a primeira edição da Santa Mix Feira, com novos nomes do mercado da moda e da cultura carioca. O evento conta com a presença de marcas como Lume, Panelada RJ, Cerioca, Hagar, Wine Essence, Beerunderground e a cervejaria Noi. A música fica por conta do DJ SADDAM e da cantora de MPB Fernanda Cá. Para os pequenos, oficinas e atividades culturais estão garantidas.

Katia Wille

No Dia Internacional da Mulher, a artista plástica Katia Wille inaugura individual no CCJF sobre a relação do feminino com a natureza. Fluxoração reúne dezesseis telas que retratam nadadoras entre elementos de cores vivas e buscam representar a superação de limites. Formada pela Universidade de Amsterdã, a artista carioca também é conhecida por sua atuação no campo da moda — ela já trabalhou para marcas como Nike, Tommy Hilfiger e Maria Bonita Extra. Centro Cultural Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. A partir de quinta (8). Até 27 de abril.

Deslocado

(Marcelo Duarte/Veja Rio)

Em sua quarta edição, o projeto Deslocado apresenta o trabalho de quatro cariocas que se destacam na arte de rua. Como o título sugere, a mostra Refração explora obras que brincam com ilusões de ótica provenientes da incidência de luz. Como parte da proposta, no Imperator as obras serão expostas dentro de um grande cubo preto. Alexandre Baltazar, Peu Mello, Rafael Uzai e Marcelo Macedo são os artistas convidados. Guia Deslocado é uma divertida criação de Macedo. Rua Dias da Cruz, 170, Meier. Segunda a sexta, 13h às 22h; sábado, 10h às 22h. Grátis. A partir de quinta (9).

Christiana Guinle

Após exibição na França, a exposição Décadence Noire chega à Galeria Aliança Francesa Botafogo. O acervo traz quinze retratos de mulheres capturados pelo iPhone da artista Christiana Guinle. Sobrinha do eterno playboy Jorginho Guinle (1916-2004), ela sobrepõe imagens para criar abstrações digitais.  Rua Muniz Barreto, 746, Botafogo. Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado, 9h às 13h. Grátis. A partir de quinta (9). Até 23 de abril.

Bar Bukowski para funcionários públicos

Bukowski: funcionários públicos não pagam (Patrícia Pessanha/Divulgação)

Uma das classes mais afetadas pela crise financeira que acomete o estado Rio de Janeiro, com salários atrasados, os funcionários públicos terão ao menos um alívio quando quiserem se divertir: a partir deste mês, o Bar Bukowski, em Botafogo, vai oferecer entrada gratuita aos sábados para funcionários públicos que apresentarem o holerite, até às 23 horas. A promoção, segundo a casa, segue “enquanto essa situação vergonhosa durar”. Inaugurado em 1997, o Bukowski é uma das mais antigas casas de rock da cidade, e espalha o melhor do gênero por três pistas, em um casarão de dois andares e um quintal arborizado com dois bares, sinuca e área com narguilé.

Piano para crianças

No sábado (11), a pianista Maria Teresa Madeira se apresenta no projeto musical Concertinhos de Eva, destinado ao público infantil, com repertório inspirado em ritmos como polca, marchinha, chorinho, entre outros. O evento gratuito acontece na Casa Museu Eva Klabin às 16h, mas a distribuição de senhas está prevista para às 15h.

Bia Lessa

Diretora teatral que envereda por outras áreas, Bia Lessa assina a concepção de três espaços do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro para apresentar, na mostra Territórios, o universo dos artesãos de Poço Redondo, cidade sergipana. Uma de suas instalações exibe dizeres pelas paredes grafados com mais de 2 milhões de pregos. Praça Tiradentes, 69, Centro. Terça a sábado, 10h às 17h. Grátis. Até 19 de abril.

Ao ar livre

Reformada para a Rio 2016 — e, por isso, com acesso limitado durante os Jogos —a Marina da Glória reabre ao público com uma mostra de esculturas ao ar livre. Monumental — Arte na Marina da Glória leva ao espaço no Aterro criações contemporâneas de dezenove artistas de todo o Brasil. Entre os nomes confirmados estão Artur Lescher, Frida Baranek e Antonio Bokel, autor de Babel (foto). Marina da Glória. Segunda a domingo, 24 horas.

Floresta Protetora

Floresta Protetora

Floresta Protetora (Divulgação/Veja Rio)

O Centro de Visitantes Paineiras, novo acesso ao Cristo Redentor, ganha uma exposição permanente que se propõe a mostrar toda a riqueza do Parque Nacional da Tijuca. Unindo arquitetura, design e tecnologia, ela ocupa uma área de 900m² e faz um panorama da biodiversidade da Mata Atlântica. Uma linha do tempo traça a história do importante ponto turístico acompanhada por fatos históricos do país, além de depoimentos de visitantes ilustres como Charles Darwin, Olavo Bilac e Machado de Assis. Uma maquete retrata o parque e instalações interativas permitem que os visitantes simulem ecossistemas e os impactos e consequências das ações do homem. Projeções, fotografias de drones e ilustrações também fazem parte da mostra. Centro de Visitantes Paineiras. Estrada das Paineiras, s/nº, Jardim Paineiras, ☎ 2225-7074. Segunda a domingo, 8h às 19h.

Maria Lynch

Memórias da infância se misturam à potência do desejo em Máquina Devir, individual que celebra quinze anos de trajetória de Maria Lynch. Em nove salas do Oi Futuro Ipanema, a mostra, que abre no domingo (15), oferece experiências inusitadas, como o mergulho em uma piscina de balas e a prova de guloseimas sobre uma mesa cheia. Mas o programa não é tão inocente quanto parece: atores fantasiados em leituras filosóficas e uma rápida sessão de pole dance tornam a visita imprópria para menores de 18 anos. Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis.

A Luz que Vela o Corpo É a Mesma que Revela a Tela

Carioca, formado na Escola de Belas Artes da UFRJ em 2009, Bruno Miguel contribui para a cena contemporânea como curador e criador. No primeiro papel, concebeu A Luz que Vela o Corpo É a Mesma que Revela a Tela. Em cartaz a partir de domingo (15), na Caixa Cultural, a coletiva reúne 100 pinturas de 36 nomes surgidos desde o fim dos anos 90 — Bruno incluído. O acervo busca mostrar como, em dias de internet, a pintura ainda dialoga com o pensamento de seu tempo. Entre os artistas estão Marcone Moreira, Gisele Camargo e Caio Pacela, autor de Um. Caixa Cultural. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis.

Exposição Otto Stupakoff: beleza e inquietude

Otto Stupavkoff (Otto Stupakoff/Divulgação)

Moda, costumes, retrato, nada foge ao olhar do fotógrafo, autor das 300 imagens em exposição. Instituto Moreira Salles. Terça a domingo, das 11h às 20h. Até 30 de abril.

Galeria Marcelo Guarnieri

Orientado pela proposta de promover um diálogo entre arte moderna e contemporânea, o local apresenta, no momento, esculturas de animais assinadas pela artista búlgara Liuba Wolf. Curiosidade: as mesmas obras foram exibidas em 1965 no Museu de Arte Moderna. Rua Teixeira de Melo, 31 (lojas C e D), Ipanema. Segunda a sexta, 11h às 18h; sábado, 11h às 15h.

Mercedes Viegas

Fundada nos anos 2000, representa cerca de vinte artistas. Atualmente, reúne, na coletiva Rosa, trabalhos de nomes como Antonio Bokel e Vânia Mignone. Rua João Borges, 86, Gávea. Segunda a sexta, 11h às 19h; sábados, 15h às 19h. Grátis.

Mul.ti.plo Espaço Arte

Espaço de pesquisa e divulgação de novos talentos, a galeria abriga uma das duas individuais da pintora Marina Saleme em cartaz na cidade — a outra está no Paço Imperial. Rua Dias Ferreira, 417 (sala 206), Leblon. Segunda a sexta, 10h às 18h30; sábado, 10h às 14h. Grátis.

Alegoria às Artes – Leon Pallière

O acervo em exibição, de documentos e esculturas do século XIX, tem como destaque a tela do artista que dá nome à mostra, produzida em 1855 para decorar o teto da biblioteca da Academia Imperial de Belas Artes. A obra de dimensões grandiosas remete à chegada da Missão Artística Francesa, em 1816. Até 12 de março.

Museu do Bonsai

Museu do Bonsai (Kevin Gentil/Divulgação)

Há pouco mais de um mês, a loja de decoração Espaço Ásia, no Recreio, abriu o Museu do Bonsai, que exibe exemplares da típica árvore anã, obtida por meio da poda de raízes e da condução de galhos, entre outras técnicas usadas em espécimes comuns — e bem maiores. Mundo afora, as árvores mais elaboradas chegam a custar R$ 30 000,00. No museu do Recreio, para quem se animar com a visita, há plantas cotadas a R$ 150,00. Espaço Ásia. Avenida das Américas, 14002, Recreio. Segunda a sábado, 9h às 17h30.

Praia Para Todos

Entre os dias 17 de dezembro e 30 de abril, os cariocas recebem mais uma edição de verão do Praia Para Todos. O projeto torna as praias acessíveis para quem tem dificuldades ou limitações de locomoção. As atividades acontecem das 9h às 14h, em frente ao Posto 3 da Barra da Tijuca e entre os Postos 5 e 6, em frente à Rua Francisco Sá, em Copacabana. As atividades são ministradas por profissionais capacitados.

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s