Atrações gratuitas para curtir o fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com espetáculos, exposições, eventos e outras atrações

Show no Beco das Garrafas

Hector Costita e Joseval Paes (Victor Andrade/Divulgação)

Depois de uma noite discreta, e histórica, em fevereiro, Hector Costita e Joseval Paes estão de volta. O primeiro é saxofonista, tem 82 anos e, no início da década de 60, acompanhava o pianista Sergio Mendes como integrante do sexteto Bossa Rio, no Beco das Garrafas. Seu retorno ao mesmo endereço após mais de meio século é um acontecimento. O paulista Paes, guitarrista virtuoso que vale por um conjunto de cordas, acompanha Costita, argentino radicado em São Paulo, há 24 anos. Ao vivo, o duo interpreta temas da bossa, standards do jazz e composições próprias. Bottle’s Bar. Rua Duvivier, 37, Copacabana. Sábado (8), 21h. R$ 40,00 (apenas dinheiro); Bar dos Descasados (Hotel Santa Teresa). Rua Felício dos Santos, 15, Santa Teresa. Domingo (9), 16h. Grátis.

Orquestra Petrobras Sinfônica se apresenta no Via Parque

(Fábio Rossi/Divulgação)

Com programação renovada, o repertório da orquestra inclui sucessos populares de Tom Jobim, como “Garota de Ipanema” e “Eu sei que vou te amar”, e os clássicos “Bachianas brasileiras nº 9” e “Bachianas brasileiras nº 2: O trenzinho do caipira”, de Heitor Villa-Lobos, que completaria 130 anos em 2017. Parte da série Aliansce, a apresentação segue até novembro com diversos shows em shoppings do Rio.

Avenida Ayrton Senna, 3.000 – Barra da Tijuca. Domingo (9), 17h. Grátis.

Unisuam recebe exposição itinerante “Nunca me Calarei”

Após passar por diversos estados, a exposição itinerante “Nunca me Calarei”, do artista e curador Marcio Freitas, exibe uma série fotográfica de rostos de mulheres, de todas as partes do Brasil, que sofreram alguma forma de assédio ou tentativa ou abuso sexual. Os vinte painéis da exposição, com 2×2 metros, exibem olhares e expressões de mulheres que se emocionaram, diante das lentes, ao relembrarem situações dolorosas vividas no passado, após tamparem suas bocas com as mãos pintadas de batom vermelho.

Av. Paris, 84 – Bonsucesso. Segunda a sexta, das 8h às 21h. Até 28 de julho. Grátis.

Feira sobre sustentabilidade e qualidade de vida na Zona Sul

Neste sábado (8), ocorre a primeira edição do ConVida, evento sobre qualidade de vida, do Centro Educacional da Lagoa (Cel). A unidade Maria Angélica do CEL abre às portas para atividades de Educação Ambiental, com a equipe do Instituto Moleque Mateiro que vai ministrar uma super oficina de Mosaico Ecológico. Onde a criançada poderá fazer obras de artes a partir da técnica de mosaico utilizando sementes de diversas formas e cores. Ainda no universo da Arte, a Embrapa vai oferecer uma oficina de pintura através das cores de solos do Brasil.

Rua Maria Angélica 294/310 – Jardim Botânico. Sábado (8), 9h às 12h. Grátis.

Música e Oficina de Marcador de Livro no Clubinho do Ilha Plaza

Todo domingo o Clubinho do Ilha Plaza leva uma novidade diferente. Neste a atração será uma oficina de marcador de livro divertido e sessão de musicalização para as crianças. De acordo com organizadores, a oficina estimula a mente e a criatividade, individual e em grupo; e a sessão de música promove interação entre os pequenos, traz alegria, leveza e descontração, para o público infantil abrir as férias escolares com chave de ouro.

Av. Maestro Paulo e Silva, 400 – Ilha do Governador. Domingo (9), 14h às 18h. Grátis.

Atrações para crianças e adultos no Américas Shopping

(Gabriela Natalici/Discovery/Divulgação)

Desde a terça (4), o evento itinerante do canal Discovery Kids, Amigos da Cidade, apresenta o circuito com quatro áreas inspiradas nos personagens da programação do canal, como ‘Peppa Pig’, ‘Show da Luna’, ‘Doki’ e ‘Insectóides’. A proposta das atividades é levar as crianças a interagir, de forma lúdica, com o cenário atual da mobilidade urbana (explorar as opções de locomoção – a pé, de bicicleta, de trem ou de carro), proporcionando meios para novas descobertas, individualmente e em grupo, e contribuindo para o desenvolvimento dos pequenos. Av. das Américas, 15.500 – Recreio dos Bandeirantes. Domingo a sexta, das 13h às 20h30, Sábados, das 10h às 21h30. Grátis. Até 23 de julho.

(Américas Shopping/Divulgação)

Para os adultos a diversão é o Encontro Interclubes de Carros e Motos Antigos. Entre os destaques está a réplica do Chevy 1933 Coupe, com motor 2.4, cinco marchas e direção hidráulica, inspirado no inesquecível calhambeque do cantor Roberto Carlos. O carro foi adquirido pelo proprietário através de uma promoção em 2010. Av. das Américas, 15.500 – Recreio. Domingo (9), 9h às 13h. Grátis.

Renata Har apresenta exposição inspirada no alabastro

Formação calcária natural, o alabastro inspira a primeira individual da artista paulista Renata Har no Brasil. Com abertura prevista para sábado (8), às 15h, na galeria Silvia Cintra + Box 4, a exposição batizada com o nome da pedra exibe pinturas, uma grande banheira de ferro e esculturas de constituição variada: algumas são de gesso com purpurina, outras de tecido e balões. Também será apresentado o vídeo Guerra e Esbórnia (foto), parceria com o cineasta Karim Aïnouz que mostra a formação geológica do alabastro. Rua das Acácias, 104, Gávea. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 4 de agosto. A partir de sábado (8).

Exposição: Festa Brasileira: Fantasia Feita a Mão

(Rogério Reis/Divulgação)

Há mais celebrações populares entre o São João e o Carnaval do que supõe a nossa vã filosofia. A nova mostra em cartaz no belo prédio do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab) passeia por dezesseis desses festejos típicos, vivos na cultura de vinte estados brasileiros. Em sete salas com peças de artesãos renomados (a exemplo de Mestre Vitalino) e anônimos estão representados as folias juninas e de momo, o bumba meu boi do Maranhão, a congada mineira, a folia de reis fluminense… Na montagem esmerada, O Próximo Samba — filme de Marcelo Lavandoski que acompanha a criação de um desfile a partir do barracão — é exibido sobre uma tela composta de 35 000 lantejoulas. Outro acerto, a projeção de fotos da série Na Lona (acima), de Rogério Reis, em uma sala espelhada, provoca efeito surpreendente. Crab. Praça Tiradentes, 69, Centro. Terça a sábado, 10h às 17h. Grátis. Até 28 de outubro.

Outras exposições gratuitas:

+ J. Carlos: Originais. Quase 300 originais do desenhista J. Carlos (1884-1950) guiam o passeio pela primeira metade do século XX. IMS. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 22 de outubro.

+ Yes! Nós Temos Biquíni (foto). A mostra resgata os setenta anos da roupa de banho queridinha dos cariocas. CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 10 de julho.

Face a Face com Grandes Fotógrafos

Vik Muniz é um dos artistas renomados flagrados pelas lentes do chinês Zhong Weixing. MHN. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro. Terça a sexta, 10h às 17h30; sábado e domingo, 13h às 17h. R$ 10,00 (grátis aos domingos). Até 16 de julho.

Fotógrafo carioca abre exposições sobre castelos medievais

No sábado (30), o Instituto Cervantes apresenta a exposição Castelos de Luz na Noite Escura, com registros de Renan Cepeda dos castelos medievais espanhóis da região de Castilla y León. As belas imagens foram captadas com a técnica light painting, que consiste em fotografar com velocidade baixa imagens noturnas e inserir luz mediante diferentes técnicas. O contraste entre claro e escuro confere uma poética e cria novas identidades para símbolos do misticismo e do romantismo da península Ibérica. A série já foi premiada pelo Sony World Photography Award.

Instituto Cervantes. Rua Visconde de Ouro Preto, 62, Botafogo. Segunda a sábado, 10h às 19h. Grátis. Até 21 de agosto.

Los Carpinteros

(Los Carpinteros/Divulgação)

Retrospectiva de viés político e bem-humorado. A dupla cubana exibe pinturas, objetos, desenhos e vídeos. CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 1º de agosto.

Exposição na Villa Aymoré discute o que é ser estrangeiro

O que é ser estrangeiro? A pergunta norteou a criação de catorze artistas de variadas nacionalidades e o resultado compõe a mostra (dis)placement, que chega ao Rio após uma temporada em Londres. A partir de sábado (8), o Espaço Jacarandá, na Villa Aymoré, na Glória, apresenta pinturas, vídeos, gravuras e poesias que buscam retratar a dificuldade de se adaptar a novos ambientes e sair da zona de conforto. Entre os participantes estão a brasileira Alice Quaresma, a grega Ismene King e a sul-coreana Dana Davenport, autora da aflitiva fotografia intitulada Learning Korean (foto). Villa Aymoré. Rua Ladeira da Glória, 16, Glória. Segunda a sábado, 13h às 18h. Grátis. Até 4 de agosto. A partir de sábado (8).

Fotógrafo carioca abre exposições sobre castelos medievais

(Renan Cepeda/Divulgação)

No sábado (30), o Instituto Cervantes apresenta a exposição Castelos de Luz na Noite Escura, com registros de Renan Cepeda dos castelos medievais espanhóis da região de Castilla y León. As belas imagens foram captadas com a técnica light painting, que consiste em fotografar com velocidade baixa imagens noturnas e inserir luz mediante diferentes técnicas. O contraste entre claro e escuro confere uma poética e cria novas identidades para símbolos do misticismo e do romantismo da península Ibérica. A série já foi premiada pelo Sony World Photography Award. Instituto Cervantes. Rua Visconde de Ouro Preto, 62, Botafogo. Segunda a sábado, 10h às 19h. Grátis. Até 21 de agosto.

Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão

Inspiradas por grandes celebrações folclóricas (como o bumba meu boi, do Maranhão, ou o maracatu rural, de Pernambuco), obras de artesãos de todo o país foram selecionadas para a exposição Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão. Com abertura prevista para terça (20), no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), a mostra apresenta objetos, adereços, máscaras, vestimentas e instrumentos musicais espalhados por nove ambientes. Os destaques incluem um conjunto de pequenas esculturas assinadas por Vitalino Pereira dos Santos, o renomado Mestre Vitalino (1909-1963) — entre elas Casamento a Cavalo (foto). Praça Tiradentes, 69, Centro. Terça a sábado, 10h às 17h. Grátis. Até 28 de outubro.

Exposição Olímpica

(Beto Gatti/Divulgação)

A partir de 23 de junho, Dia Olímpico, o Via Parque vai receber uma série de atrações para celebrar a data que marca a fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1894, e tem por objetivo promover o Olimpismo e o Movimento Olímpico em todo o mundo. Será possível conferir uma exposição com 11 fotografias inéditas, no 2º piso do shopping. São cliques de atletas do Time Brasil, que emocionam o país competindo em suas modalidades, como a que ilustra o sorriso tímido e orgulhoso da judoca e medalhista Rafaela Silva. A exposição poderá ser vista no horário de funcionamento do shopping, de 10h às 22h, de segunda a sábado, e de 13 às 21h, aos domingos.

J.Carlos: Originais

Quase 300 originais de José Carlos de Brito e Cunha, o grande desenhista J. Carlos (1884-1950), guiam o passeio pela história da primeira metade do século XX. IMS. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 22 de outubro.

Detetives do Prédio Azul no Grande Rio

(Shopping Grande Rio/Divulgação)

Pela primeira vez na Baixada Fluminense, as divertidas investigações do circuito “Detetives do Prédio Azul”, do Canal Gloob, prometem divertir a garotada que passar pelo Shopping Grande Rio, em São João de Meriti. A atração é destinada a crianças de 4 a 10 anos e tem entrada gratuita, mediante preenchimento de cadastro no local e disponibilidade de vagas.

Rua Maria Soares Sendas, 111, São João de Meriti. De 23 de junho a 9 de julho, 15h às 20h30 (segunda à sexta) e 13h às 20h30 (fim de semana). Grátis.

Mostra de Fotografia Chichico Alkmim

Cerca de 200 imagens históricas, do início do século XX, feitas em Diamantina, são exibidas junto com uma centena de negativos de vidro e uma máquina de fole semelhante à que era usada pelo fotógrafo mineiro. Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 1º de outubro. 

Museu do Bonsai

Há pouco mais de um mês, a loja de decoração Espaço Ásia, no Recreio, abriu o Museu do Bonsai, que exibe exemplares da típica árvore anã, obtida por meio da poda de raízes e da condução de galhos, entre outras técnicas usadas em espécimes comuns — e bem maiores. Mundo afora, as árvores mais elaboradas chegam a custar R$ 30 000,00. No museu do Recreio, para quem se animar com a visita, há plantas cotadas a R$ 150,00. Espaço Ásia. Avenida das Américas, 14002, Recreio. Segunda a sábado, 9h às 17h30.

Galeria Marcelo Guarnieri

Orientado pela proposta de promover um diálogo entre arte moderna e contemporânea, o local apresenta, no momento, esculturas de animais assinadas pela artista búlgara Liuba Wolf. Curiosidade: as mesmas obras foram exibidas em 1965 no Museu de Arte Moderna. Rua Teixeira de Melo, 31 (lojas C e D), Ipanema. Segunda a sexta, 11h às 18h; sábado, 11h às 15h.

Mercedes Viegas

Fundada nos anos 2000, representa cerca de vinte artistas. Atualmente, reúne, na coletiva Rosa, trabalhos de nomes como Antonio Bokel e Vânia Mignone. Rua João Borges, 86, Gávea. Segunda a sexta, 11h às 19h; sábados, 15h às 19h. Grátis.

Bar Bukowski para funcionários públicos

Uma das classes mais afetadas pela crise financeira que acomete o estado Rio de Janeiro, com salários atrasados, os funcionários públicos terão ao menos um alívio quando quiserem se divertir:desde o mês passado, o Bar Bukowski, em Botafogo, oferece entrada gratuita aos sábados para funcionários públicos que apresentarem o holerite, até às 23 horas. A promoção, segundo a casa, segue “enquanto essa situação vergonhosa durar”. Inaugurado em 1997, o Bukowski é uma das mais antigas casas de rock da cidade, e espalha o melhor do gênero por três pistas, em um casarão de dois andares e um quintal arborizado com dois bares, sinuca e área com narguilé.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s