Atrações gratuitas para curtir o fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com espetáculos, exposições, eventos e outras atrações

Exposição Olímpica

(Beto Gatti/Divulgação)

A partir de 23 de junho, Dia Olímpico, o Via Parque vai receber uma série de atrações para celebrar a data que marca a fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1894, e tem por objetivo promover o Olimpismo e o Movimento Olímpico em todo o mundo. Será possível conferir uma exposição com 11 fotografias inéditas, no 2º piso do shopping. São cliques de atletas do Time Brasil, que emocionam o país competindo em suas modalidades, como a que ilustra o sorriso tímido e orgulhoso da judoca e medalhista Rafaela Silva. A exposição poderá ser vista no horário de funcionamento do shopping, de 10h às 22h, de segunda a sábado, e de 13 às 21h, aos domingos.

Teatro de bonecos promete animar o Clubinho do Recreio

O teatro de bonecos “É o bicho” é a atração do Clubinho do Recreio deste domingo (25). Para contar a história, os manipuladores da Fanfarra Produções colocam em cena 25 fantoches confeccionados pelos artistas Alexandre Pring e Mauro César. Na história, um empresário vigarista se disfarça de turista e vai à floresta conhecer os bichos artistas. Sua intenção é capturar o melhor artista do reino animal e enriquecer com suas apresentações. O empresário faz amizade com um sapo cantor que conta sobre um festival na floresta. Lá se apresentarão a cobra contorcionista, a lagarta aeróbica, os peixes bailarinos, o elefante bombeiro, as lesmas amestradas e o rato astronauta. Mas o jacaré descobre a trama do impostor e tentará desmarcará-lo.

Avenida das Américas, 19.019, Recreio dos Bandeirantes. Domingo (25), 16h. Grátis.

Segunda edição do “Quintal Orgânico” no Nova América

Em parceria com a ONG Essência Vital, o Shopping Nova América promove a segunda edição da feira natural “Quintal Orgânico”. Com decoração e animação infantil inspirados nas Festas Juninas, o evento disponibiliza opções de verduras, frutas e vegetais orgânicos, bem como produtos processados livres de gordura hidrogenada, corante, adoçante e aromas artificiais.

Av. Pastor Martin Luther King Jr., 126, Del Castilho. Sábado (24), 10h às 17h. Grátis.

Encontro de Aves Silvestres e Exóticas

(Recreio Shopping/Divulgação)

O Recreio Shopping promove neste fim de semana o Encontro de Aves Silvestres e Exóticas. A ocasião é uma ótima oportunidade para adultos e crianças conhecerem e tocarem com segurança em animais não tão comuns em grandes cidades, como araras, papagaios, corujas, tucanos e muitos outros. A interação com os bichos ficará por conta do grupo Aves Amor Incondicional.

Avenida das Américas, 19.019, Recreio. Domingo (25), 14h. Grátis.

Rio Design Barra promove evento de contação de história infantil

A Livraria Argumento, do Rio Design Barra, promove encontros contações de história para crianças. Nos dias 24 e 25 de junho será a vez da livraria receber o grupo “Os Tapetes Contadores de Histórias” a partir das 11h, para uma manhã cheia de aventuras e histórias. Para deixar a narração mais divertida, o grupo utiliza lindos cenários feitos de tapetes, malas, aventais, caixas e livros de pano.

Alunos do Colégio Cruzeiro promovem atividades na Praça da Cruz Vermelha

Neste domingo (25), das 9h às 12h, a Praça da Cruz Vermelha, na Lapa, receberá uma série de atividades gratuitas organizadas por alunos do Colégio Cruzeiro. É o evento “Curta a Praça!”, iniciativa que integra o trabalho de Liderança Comunitária desenvolvido pela Ação Social, com o apoio da Sociedade de Beneficência Humboldt, mantenedora da Instituição, e que conta, na programação, com serviços e orientações de saúde, como aferição de pressão arterial, escovação e limpeza com flúor, corte de cabelo e atendimento de assistente social, que encaminhará os moradores para órgãos públicos, sem custo. Além disso, os alunos vão comandar atividades recreativas, como futebol, pintura de rosto, apresentação musical, além de doação de agasalhos.

Passeios de graça pelo Centro do Rio

Após várias obras e revitalizações, o Centro foi deixado de lado pelo poder público. Apesar da situação de desordem atual, o bairro ainda abriga muita história e cultura. Por isso, neste fim de semana, receberá alguns passeios gratuitos para quem quiser descobrir curiosidades sobre a região. SAIBA MAIS

Yoga e massagem de graça na Lagoa

Mais Yoga Por Favor: edição para ajudar animais (Marcelo Campos/Divulgação)

A nona edição do Mais Yoga Por Favor vai comemorar o Dia Internacional da Yoga neste sábado (24), com um aulão gratuito para arrecadar doações. O projeto, que já ajudou outras instituições beneficentes, como a Amicca, de assistência a crianças carentes com câncer, desta vez sai em apoio do GARRA. Trata-se de um grupo que resgata e reabilita animais abandonados e que sofreram maus tratos nas ruas. SAIBA MAIS

Los Carpinteros

Retrospectiva de viés político e bem-humorado. A dupla cubana exibe pinturas, objetos, desenhos e vídeos. CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 1º de agosto.

Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão

Inspiradas por grandes celebrações folclóricas (como o bumba meu boi, do Maranhão, ou o maracatu rural, de Pernambuco), obras de artesãos de todo o país foram selecionadas para a exposição Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão. Com abertura prevista para terça (20), no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), a mostra apresenta objetos, adereços, máscaras, vestimentas e instrumentos musicais espalhados por nove ambientes. Os destaques incluem um conjunto de pequenas esculturas assinadas por Vitalino Pereira dos Santos, o renomado Mestre Vitalino (1909-1963) — entre elas Casamento a Cavalo (foto). Praça Tiradentes, 69, Centro. Terça a sábado, 10h às 17h. Grátis. Até 28 de outubro.

Solo de Augusto Madeira faz temporada no Centro

(Rafael Blasi/Divulgação)

Como parte do programa Teatro no Palácio, promovido pelo Museu da Justiça, o Centro Cultural do Poder Judiciário recebe sessões do monólogo Escravos, baseado no conto Pai contra Mãe, de Machado de Assis, em temporada gratuita. Augusto Madeira dirige Alexandre Mofati (foto) na trama marcada por ironias sobre um rapaz desempregado que decide se tornar caçador de escravos quando sua mulher aparece grávida (60min). 12 anos. Rua Dom Manuel, 29, Centro. Quinta e sexta, 19h (senhas distribuídas a partir de 18h30). Até o dia 30.

J.Carlos: Originais

Quase 300 originais de José Carlos de Brito e Cunha, o grande desenhista J. Carlos (1884-1950), guiam o passeio pela história da primeira metade do século XX. IMS. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 22 de outubro.

Detetives do Prédio Azul no Grande Rio

(Shopping Grande Rio/Divulgação)

Pela primeira vez na Baixada Fluminense, as divertidas investigações do circuito “Detetives do Prédio Azul”, do Canal Gloob, prometem divertir a garotada que passar pelo Shopping Grande Rio, em São João de Meriti. A atração é destinada a crianças de 4 a 10 anos e tem entrada gratuita, mediante preenchimento de cadastro no local e disponibilidade de vagas.

Rua Maria Soares Sendas, 111, São João de Meriti. De 23 de junho a 9 de julho, 15h às 20h30 (segunda à sexta) e 13h às 20h30 (fim de semana). Grátis.

Américas Shopping recebe especial ‘Bar MPB’ dedicado ao mês dos namorados

O clima dos barzinhos com música ao vivo promete dar o tom aos corações apaixonados do Recreio dos Bandeirantes e arredores. Para celebrar o mês dos namorados, o Américas Shopping recebe o projeto especial ‘Bar MPB’, onde serão realizados shows com grandes nomes da nova cena musical do Rio de Janeiro, como Playmobille, Camila Matoso, Nise Palhares e Thiago Tomé, que faz parte do elenco da novela ‘Novo Mundo’. As apresentações acontecem nos dias 16, 17, 23 e 24 de junho, sempre às 20h, na Praça de Alimentação.

Datas:

– 16/06 (sexta): Bruno Galvão

– 17/06 (sábado): Thiago Thomé

– 23/06 (sexta): Nise Palhares

– 24/06 (sábado): Playmobille

Horário das apresentações: 20h

Local: Praça de Alimentação – Piso L2

O Américas Shopping fica na Av. das Américas, 15.500 – Recreio (esq. com Benvindo de Novaes). Tel: (21) 2442-9900 – Site: www.americasshopping.com.br

Mostra Bienal Caixa de Novos Artistas

Trinta nomes emergentes das artes nacionais terão a oportunidade de exibir seu talento Brasil afora na segunda edição da Mostra Bienal Caixa de Novos Artistas. Primeira cidade a receber a exposição, o Rio reúne, a partir de quarta (31), 37 obras em suportes variados. Autores como a carioca Denise Silveira e o goiano Fernando Bueno, escolhidos entre mais de 600 candidatos, assinam fotos, pinturas, esculturas, instalações e colagens, como o tríptico Sistemas II (detalhe na foto), do curitibano Adriano Catenzaro. Fortaleza, Recife, Salvador e Curitiba estão na rota para receber a mostra no segundo semestre. Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 23 de julho.

Coletivo de mulheres abre exposição sobre o corpo feminino

Nomes consagrados se juntam a artistas mais jovens para discutir o corpo feminino. Ninguém melhor do que as próprias para tratar do assunto: a coletiva Molde, em cartaz a partir de 1º de junho na Anita Schwartz Galeria de Arte, apresenta trinta esculturas de mulheres, como Estela Sokol, Regina Vater, Wanda Pimentel e Celeida Tostes, esta com a obra Beijinho (foto). Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea. Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 1º de julho.

Cadeg prepara festival gastronômico de inverno

cadeg-06.jpg

(cadeg/Reprodução)

A partir da sexta-feira (23), a Cadeg realiza a quarta edição do seu Festival de Inverno. Os variados segmentos do mercado municipal apresentam pratos novos e tradicionais para atrair a atenção do público. Além dos tradicionais restaurantes e empórios, o festival gratuito promete seguir a mesma receita do ano passado com algumas novidades. O arraiá terá shows com DJs, encontro de carros antigos e palestras com Chefs. O conhecido terraço será ocupado com brincadeiras para as crianças e guloseimas típicas durante o evento. SAIBA MAIS

Mostras de Fotografia:

Chichico Alkmim. Cerca de 200 imagens históricas, do início do século XX, feitas em Diamantina, são exibidas junto com uma centena de negativos de vidro e uma máquina de fole semelhante à que era usada pelo fotógrafo mineiro. Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 1º de outubro. 

FotoRio. Oito individuais fotográficas ocupam o bem cuidado CCJF. Sobressaem no conjunto as cores vivas e os personagens retratados em Áfricas, de Alice Kohler, e paisagens de hoje capturadas como antigamente na mostra Albuminas  contemporâneas — O Rio Revisitado, de Ailton Silva. Centro Cultural Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 2 de julho.

Museu do Bonsai

Há pouco mais de um mês, a loja de decoração Espaço Ásia, no Recreio, abriu o Museu do Bonsai, que exibe exemplares da típica árvore anã, obtida por meio da poda de raízes e da condução de galhos, entre outras técnicas usadas em espécimes comuns — e bem maiores. Mundo afora, as árvores mais elaboradas chegam a custar R$ 30 000,00. No museu do Recreio, para quem se animar com a visita, há plantas cotadas a R$ 150,00. Espaço Ásia. Avenida das Américas, 14002, Recreio. Segunda a sábado, 9h às 17h30.

Galeria Marcelo Guarnieri

Orientado pela proposta de promover um diálogo entre arte moderna e contemporânea, o local apresenta, no momento, esculturas de animais assinadas pela artista búlgara Liuba Wolf. Curiosidade: as mesmas obras foram exibidas em 1965 no Museu de Arte Moderna. Rua Teixeira de Melo, 31 (lojas C e D), Ipanema. Segunda a sexta, 11h às 18h; sábado, 11h às 15h.

Mercedes Viegas

Fundada nos anos 2000, representa cerca de vinte artistas. Atualmente, reúne, na coletiva Rosa, trabalhos de nomes como Antonio Bokel e Vânia Mignone. Rua João Borges, 86, Gávea. Segunda a sexta, 11h às 19h; sábados, 15h às 19h. Grátis.

Bar Bukowski para funcionários públicos

Uma das classes mais afetadas pela crise financeira que acomete o estado Rio de Janeiro, com salários atrasados, os funcionários públicos terão ao menos um alívio quando quiserem se divertir:desde o mês passado, o Bar Bukowski, em Botafogo, oferece entrada gratuita aos sábados para funcionários públicos que apresentarem o holerite, até às 23 horas. A promoção, segundo a casa, segue “enquanto essa situação vergonhosa durar”. Inaugurado em 1997, o Bukowski é uma das mais antigas casas de rock da cidade, e espalha o melhor do gênero por três pistas, em um casarão de dois andares e um quintal arborizado com dois bares, sinuca e área com narguilé.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s