Atrações gratuitas para curtir o fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com espetáculos, exposições, eventos e outras atrações

GP Brasil de Turfe

turfe-jockey-club-gavea.jpeg

Cavalos e food trucks no Jockey (JCB/Divulgação)

Tradição elegante, o GP Brasil de Turfe movimenta o Jockey Club Brasileiro de sexta (9) a domingo (11). As atenções vão se dividir entre os páreos dos cavalos na cancha e mais de cinquenta trucks de comes e bebes. Para a criançada, no domingo (11), o projeto Burburinho trará oficinas, música e circo. Curiosidade: no último dia, reservado ao GP Brasil, os espectadores da principal prova nas tribunas vão, pela primeira vez, poder usar traje esporte — antes, o passeio completo era obrigatório. Jockey Club Brasileiro. Praça Santos Dumont, 31, Gávea. Sexta (9), 17h às 23h; sábado (10) e domingo (11), 13h às 23h. Grátis.

J.Carlos: Originais

Quase 300 originais de José Carlos de Brito e Cunha, o grande desenhista J. Carlos (1884-1950), guiam o passeio pela história da primeira metade do século XX. IMS. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 22 de outubro.

Bourbon Festival Paraty chega à nona edição menor

Bom motivo para pegar a estrada neste fim de semana: de sexta (9) a domingo (11), a nona edição do Bourbon Festival reúne nomes consagrados do jazz, blues, soul e música brasileira em Paraty, na Costa Verde. Bem-sucedida parceria da prefeitura local com o clube noturno paulistano Bourbon Street, um dos eventos mais badalados do calendário artístico, cultural e turístico da cidade correu o risco de não acontecer este ano, por falta de patrocínio. “Tivemos que tomar uma difícil decisão: não realizar o festival ou realizá-lo menor, com menos artistas e palcos, mas mantendo a alta qualidade artística que é sua marca registrada”, diz Edgard Radesca, criador e produtor do evento.

Virada sustentável traz mais de 200 atrações gratuitas ao Rio

A partir de sexta (9) até o domingo (11), os cariocas poderão aproveitar diferentes atrações gratuitas na cidade em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente. No período, o rio de Janeiro será ocupada por mais de 200 atividades na primeira edição da Virada Sustentável na cidade. Com atrações culturais, apresentações musicais, performances, palestras e painéis de conhecimento, a Virada será realizada em diversos pontos do Centro, Zona Sul, Zona Norte e Zona Oeste. A Praça Mauá, o Parque Lage e o Parque Madureira serão alguns dos principais cenários do evento, com uma programação para todas as idades. Todas as atrações têm entrada gratuita. SAIBA MAIS

Peça infantil em homenagem a Luiz Gonzaga reestreia no Rio

Espetáculo bem-sucedido, indicado aos prêmios CBTIJ e Zilka Salaberry, já visto por mais de 100 000 pessoas, Luiz e Nazinha— Luiz Gonzaga para Crianças ganha quatro sessões com entrada franca no Espaço Furnas Cultural, em Botafogo. O musical inspira-se na infância do maior dos sanfoneiros: Gonzagão (1912-1989), o rei do forró. Em cena, o menino se apaixona por Nazarena, a Nazinha, filha de um coronel bravo que não admite o romance entre os dois. A trama é embalada por clássicos de Gonzaga, a exemplo de Asa Branca, Qui Nem Jiló, Baião e O Xote das Meninas. Direção de Diego Morais. A partir de 2 anos. Espaço Furnas Cultural. Rua Real Grandeza, 219, Botafogo, ☎ 2528-3054. Grátis (distribuição de senhas uma hora antes). Sábado e domingo, às 17h. Até 11 de junho. A partir deste sábado (3).

World Press Photo

(Kai Pfaffenbach/Divulgação)

Grandes momentos do fotojornalismo mundial estão reunidos em 164 registros. Há fartas doses de emoção. Em flagrante mais descontraído, Antonio Gibotta (autor da foto acima) acompanha uma tradição festiva, com direito a farinha e muitos ovos, na cidade espanhola de Ibi. Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 18 de junho.

Campeonato de Just Dance agita o Madureira Shopping

O Family Geek Brasil, maior evento voltado para o segmento da Zona Norte do Rio, está encantando os clientes do Madureira Shopping. Neste sábado (10/06) e domingo (11/06), os games dominam o espaço e acontece um campeonato de Just Dance. Domingo, a partir das 13h, a equipe do curso Zion estará no 3° piso recebendo as inscrições dos clientes que quiserem entrar na disputa e mostrar todo o seu gingado na máquina que estimula passos de dança. A participação é gratuita. Estrada do Portela, 222 – Madureira

Downtown promove primeira edição do Festival de Bandas Autorais Cariocas

O Downtown apresenta a primeira edição do Downtown Sound Club, nos próximos dois sábados: 10 e 17 de junho. O festival visa aproximar o grande público com a música autoral carioca, rica em variedade, qualidade e carente de espaços e canais de divulgação próprios. Com entrada franca, o evento terá oito bandas durante os dois dias de evento. Os grupos participantes foram selecionados a partir do aplicativo “Sound Club”, disponível para Android e iOS, que divulga shows de artistas e bandas pela cidade. 17h às 21h. Praça Central – Downtown (Av. das Américas, 500)

Américas Shopping recebe especial ‘Bar MPB’ dedicado ao mês dos namorados

O clima dos barzinhos com música ao vivo promete dar o tom aos corações apaixonados do Recreio dos Bandeirantes e arredores. Para celebrar o mês dos namorados, o Américas Shopping recebe o projeto especial ‘Bar MPB’, onde serão realizados shows com grandes nomes da nova cena musical do Rio de Janeiro, como Playmobille, Camila Matoso, Nise Palhares e Thiago Tomé, que faz parte do elenco da novela ‘Novo Mundo’. As apresentações acontecem nos dias 9, 10, 16, 17, 23 e 24 de junho, sempre às 20h, na Praça de Alimentação.

Datas:

– 09/06 (sexta): Camila Matoso & Tibi

– 10/06 (sábado): Cassiano Andrade

– 16/06 (sexta): Bruno Galvão

– 17/06 (sábado): Thiago Thomé

– 23/06 (sexta): Nise Palhares

– 24/06 (sábado): Playmobille

Horário das apresentações: 20h

Local: Praça de Alimentação – Piso L2

O Américas Shopping fica na Av. das Américas, 15.500 – Recreio (esq. com Benvindo de Novaes). Tel: (21) 2442-9900 – Site: www.americasshopping.com.br

Babilônia Feira Hype

O CasaShopping abriga, bimestralmente, a BABILÔNIA FEIRA HYPE, a partir de 10 e 11 de junho. Com o mote do Dia dos Namorados e uma ambientação descontraída e arrojada das lonas hype, a Feira Hype vai se instalar em uma área anexa ao shopping, de mais de 5.000m² com 1.500m² de lonas, reunindo cerca de 150 expositores de moda, arte e gastronomia. Sábado e Domingo das 14h às 22h. CasaShopping – Av. Ayrton Senna, 2150 – Barra

Cia Teatral In Focus apresenta a peça infantil “O livro mágico” no Clubinho do Recreio

O espetáculo “O livro mágico” é a atração gratuita do Clubinho do Recreio deste domingo, 11 de junho. A peça infantil, apresentada a partir das 16h pela Cia Teatral In Focus, pretende entreter e ensinar o púbico através de uma viagem no tempo e no espaço, em busca das culturas de várias regiões do mundo. 16h. Avenida das Américas, 19.019, Recreio dos Bandeirantes – Rio de Janeiro

Cine Drive-in

Para celebrar o dia dos namorados, o Botafogo Praia Shopping prepara um evento especial inspirado nos anos 50. De sexta (9) a segunda (12), das 14h às 22h, o estacionamento do 8º andar recebe o Cine Drive-In. Por lá, os clientes encontrarão exposição de carros antigos, mini-praça de alimentação com Food Bikes e Juke Box com clipes no telão e um cenário de época.

O festejo terá também sessões de cinema gratuitas. A sessão infantil começa às 15h e terá assentos em formato de carrinhos para as crianças entrarem no clima do evento e assistirem aos filmes. Para assistir basta fazer a inscrição durante o evento. A programação dos filmes será divulgada durante a semana na página do Botafogo Praia Shopping, no Facebook. SAIBA MAIS

Rio recebe série de eventos gratuitos de yoga

(@juherk_yoga/Divulgação)

Para comemorar o Dia Internacional do Yoga, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Rio receberá uma série de eventos gratuitos. Até o dia exato da grande celebração, 21 de junho, os cariocas poderão aproveitar para conhecer mais sobre a milenar arte de equilíbrio para o corpo e a mente. Veja a programação completa AQUI.

Mostra Bienal Caixa de Novos Artistas

Trinta nomes emergentes das artes nacionais terão a oportunidade de exibir seu talento Brasil afora na segunda edição da Mostra Bienal Caixa de Novos Artistas. Primeira cidade a receber a exposição, o Rio reúne, a partir de quarta (31), 37 obras em suportes variados. Autores como a carioca Denise Silveira e o goiano Fernando Bueno, escolhidos entre mais de 600 candidatos, assinam fotos, pinturas, esculturas, instalações e colagens, como o tríptico Sistemas II (detalhe na foto), do curitibano Adriano Catenzaro. Fortaleza, Recife, Salvador e Curitiba estão na rota para receber a mostra no segundo semestre. Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 23 de julho.

Coletivo de mulheres abre exposição sobre o corpo feminino

Nomes consagrados se juntam a artistas mais jovens para discutir o corpo feminino. Ninguém melhor do que as próprias para tratar do assunto: a coletiva Molde, em cartaz a partir de 1º de junho na Anita Schwartz Galeria de Arte, apresenta trinta esculturas de mulheres, como Estela Sokol, Regina Vater, Wanda Pimentel e Celeida Tostes, esta com a obra Beijinho (foto). Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea. Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 1º de julho.

Mostras de Fotografia:

Chichico Alkmim. Cerca de 200 imagens históricas, do início do século XX, feitas em Diamantina, são exibidas junto com uma centena de negativos de vidro e uma máquina de fole semelhante à que era usada pelo fotógrafo mineiro. Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 1º de outubro. 

FotoRio. Oito individuais fotográficas ocupam o bem cuidado CCJF. Sobressaem no conjunto as cores vivas e os personagens retratados em Áfricas, de Alice Kohler, e paisagens de hoje capturadas como antigamente na mostra Albuminas  contemporâneas — O Rio Revisitado, de Ailton Silva. Centro Cultural Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. 

Amilcar de Castro

Representante da obra de Amilcar de Castro (1920-2002) há trinta anos, a galeria Silvia Cintra + Box 4 celebra a data abrigando uma mostra dedicada ao artista mineiro. O acervo, que o público vai poder visitar a partir da última quarta (19), inclui curiosidades como os dez desenhos sobre papel com esboços de sua produção da década de 80. Nesse material, estudos dividem espaço com cálculos, apostas de nomes para as peças e até telefones de fornecedores. Entre as esculturas, será apresentada Shiva, uma de suas primeiras criações em grandes formatos, feita com aço corten em 1955 (foto). Rua das Acácias, 104, Gávea. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 12h às 18h. Até 27 de maio.

Museu do Bonsai

Há pouco mais de um mês, a loja de decoração Espaço Ásia, no Recreio, abriu o Museu do Bonsai, que exibe exemplares da típica árvore anã, obtida por meio da poda de raízes e da condução de galhos, entre outras técnicas usadas em espécimes comuns — e bem maiores. Mundo afora, as árvores mais elaboradas chegam a custar R$ 30 000,00. No museu do Recreio, para quem se animar com a visita, há plantas cotadas a R$ 150,00. Espaço Ásia. Avenida das Américas, 14002, Recreio. Segunda a sábado, 9h às 17h30.

Galeria Marcelo Guarnieri

Orientado pela proposta de promover um diálogo entre arte moderna e contemporânea, o local apresenta, no momento, esculturas de animais assinadas pela artista búlgara Liuba Wolf. Curiosidade: as mesmas obras foram exibidas em 1965 no Museu de Arte Moderna. Rua Teixeira de Melo, 31 (lojas C e D), Ipanema. Segunda a sexta, 11h às 18h; sábado, 11h às 15h.

Mercedes Viegas

Fundada nos anos 2000, representa cerca de vinte artistas. Atualmente, reúne, na coletiva Rosa, trabalhos de nomes como Antonio Bokel e Vânia Mignone. Rua João Borges, 86, Gávea. Segunda a sexta, 11h às 19h; sábados, 15h às 19h. Grátis.

Bar Bukowski para funcionários públicos

Uma das classes mais afetadas pela crise financeira que acomete o estado Rio de Janeiro, com salários atrasados, os funcionários públicos terão ao menos um alívio quando quiserem se divertir:desde o mês passado, o Bar Bukowski, em Botafogo, oferece entrada gratuita aos sábados para funcionários públicos que apresentarem o holerite, até às 23 horas. A promoção, segundo a casa, segue “enquanto essa situação vergonhosa durar”. Inaugurado em 1997, o Bukowski é uma das mais antigas casas de rock da cidade, e espalha o melhor do gênero por três pistas, em um casarão de dois andares e um quintal arborizado com dois bares, sinuca e área com narguilé.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s