Atrações gratuitas para curtir o fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com espetáculos, exposições, eventos e outras atrações

Festa Literária de Santa Teresa acontece neste fim de semana

parque das ruinas

(Parque das Ruínas/Divulgação)

Com expectativa de receber mais de 20 mil pessoas, o bairro de Santa Teresa recebe uma nova edição de sua festa literária, a FLIST. No sábado (20) e no domingo (21), espaços como o Parque das Ruínas e o Museu Chácara do Céu receberão apresentações musicais, exposições e contação de histórias, além dos 13 restaurantes no entorno que também farão parte da programação. Em 2017, o evento vai homenagear as autoras Conceição Evaristo e Graça Lima e celebrará três tributos – o centenário da compositora chilena Violeta Parra, os 55 anos de Cássia Eller e os 90 anos de Tom Jobim.

Beatriz Milhazes se arrisca no campo das esculturas

Entre os artistas brasileiros mais prestigiados no mercado internacional, a pintora Beatriz Milhazes vai surpreender com Marola, Mariola e Marilola. A mostra na Galeria Carpintaria, aberta ao público a partir de sábado (20), às 14h, foi batizada com o nome de três obras criadas após cinco anos de pesquisas nos Estados Unidos (na foto, Marilola). As peças jogam para o campo tridimensional elementos das telas de Beatriz, como o círculo, a flor e o arabesco, e mudam de acordo com a posição do observador. Rua Jardim Botânico, 971. Terça a sexta, 10h às 19h; sábado, 10h às 18h. Até 15 de julho.

Centenário do Profeta Gentileza é celebrado com exposições

(Leo Siqueira/Divulgação)

Conhecido pelo vestido com túnica, longa barba branca e pinturas de rua, José Datrino, o Profeta Gentileza, completaria 100 anos em 2017. Para homenagear o artista uma exposição gratuita chamada “Gentileza Faz 100 Anos” está passando por algumas estações de metrô do Rio. Até 23 de junho, os usuários poderão ver 13 painéis com obras do artista e um totem interativo. SAIBA MAIS

Festival AgroSerra faz primeira edição na cidade do Rio

O Downtown recebe neste fim de semana a primeira edição do AgroSerra na cidade do Rio. O festival reúne o melhor da gastronomia, cultura e empreendedorismo da roça. Esta edição tem como tema “Da Serra para a Cidade”, priorizando a participação de produtores e empreendedores da região serrana. Serão realizados também oficinas e workshops. A expectativa dos organziadores é que 15 a 20 mil pessoas passem pelo local. Avenida das Américas, 500 – Praça Central.
Hashtag Bazar comemora um ano no Salão Nobre do Tijuca Tênis Clube

(Hashtag Bazar/Divulgação)

Neste sábado (20), o Hashtag Bazar Plus Size vai comemorar um ano no Salão Nobre do Tijuca Tênis Clube. A edição especial terá como atrações tendência de moda, desfile, bate-papo com blogueiras e uma ala gastronômica. Com a participação de 75 expositores, o evento vai reunir na Zona Norte do Rio, das 12h às 21h, marcas de moda jovem, casual e de festa, para homens e mulheres, especializadas na produção de roupas a partir do número 44, e de acessório. Entre as grifes confirmadas, Na Beca Tamanhos Reais, Maria Abacaxita, Cabidemix e Cazaco. Madrinha do Hashtag, a atriz Cacau Protásio vai promover um bazar de desapego com peças do seu vestuário. Rua Conde de Bonfim, 451 – Tijuca, RJ

Centro Cultural Unisuam apresenta exposição “TERRA – a Casa da VIDA”

Até o dia 20 de junho, o Centro Cultural Unisuam recebe a exposição “TERRA – a Casa da VIDA”. Na mostra, que funciona das 8h às 21h, o artista plástico Paullo Ramos instiga o público a pensar sobre as questões ambientais. Com a premissa “Estamos perdendo nossa casa?”, o artista, de maneira poética, denuncia e atenta para as belezas naturais que estamos deixando de possuir devido ao descaso com o meio ambiente. Av. Paris, 84 – Bonsucesso.

Novas atrações no Rio Harp Festival

(Rio Harp Festival/Divulgação)

Neste fim de semana, o XII Rio Harp Festival traz apresentações de harpas com ritmos variados, até rock pesado, com o harpista Jonathan Faganello e a banda Burning Symphony. No repertório está Iron Maiden, Metallica, Black Sabbath. Além disso, terá ritmos latinos com o harpista mexicano Eduardo Viveros e com o grupo Ecos Latinos, clássicos com Elisabeth Remy e Dale Henderson. As apresentações acontecem no Museu do Exército, no Forte de Copacabana, a partir das 12h30, e no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) a partir das 19h.
Shopping de música oferece brincadeiras musicais para crianças

O grupo Brincantar se apresentará, neste domingo (21), para crianças no Clubinho do Shopping Tijuca, com atividades lúdicas e apresentações musicais. O conceito de “brincar a partir do cantar” é o estímulo principal para a participação de meninos e meninas que estiverem com suas famílias no local. A apresentação terá 1h de duração e reúne violão, percussão, dança e estímulos a interação entre as crianças. O Clubinho é gratuito e sujeito à lotação. Espaço Tijuca Play – piso L1 – Av. Maracanã, 987 – Tijuca.
Clubinho do Ilha Plaza terá oficina de bonequinhos e show musical infantil

Neste domingo (21), o Clubinho do Ilha Plaza contará com uma oficina de bonequinhos de imã e show musical infantil da artista Clau Souza. Das 14h às 18h, os pequeninos poderão brincar e se divertir nas atividades, que promovem a constante interação das crianças através de música, teatro, dança, desenho, corte e cole e modelagem, com a presença de monitores para auxiliarem as crianças. Ilha Plaza – Av. Maestro Paulo e Silva, 400 – Ilha do Governador.

Recreio Shopping apresenta musical infantil com tema saúde alimentar

(Recreio Shopping/Divulgação)

A atração deste fim de semana do Clubinho do Recreio falará sobre saúde alimentar para a criançada, trazendo de forma divertida algumas noções sobre as funções dos alimentos. O espetáculo “Chuchu Beleza”, musical de bonecos manipulados, acontece neste domingo, 21 de maio. Recreio Shopping, 2º piso. Avenida das Américas, 19.019, Recreio dos Bandeirantes.

Leitura em Família na Lagoa

No próximo sábado (20), ocorre uma edição especial do Leitura em Família, projeto que estimula a criação do vínculo, e hábito, de leitura entre crianças, adolescentes e seus responsáveis. Em parceria com o projeto Livros nas Praças, uma biblioteca sobre rodas itinerante que percorre comunidades carentes no Rio, o Centro Educacional da Lagoa (CEL) leva para o Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, das 9h às 16h, o evento.

Amilcar de Castro

Representante da obra de Amilcar de Castro (1920-2002) há trinta anos, a galeria Silvia Cintra + Box 4 celebra a data abrigando uma mostra dedicada ao artista mineiro. O acervo, que o público vai poder visitar a partir da última quarta (19), inclui curiosidades como os dez desenhos sobre papel com esboços de sua produção da década de 80. Nesse material, estudos dividem espaço com cálculos, apostas de nomes para as peças e até telefones de fornecedores. Entre as esculturas, será apresentada Shiva, uma de suas primeiras criações em grandes formatos, feita com aço corten em 1955 (foto). Rua das Acácias, 104, Gávea. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 12h às 18h. Até 27 de maio.

Museu do Bonsai

Há pouco mais de um mês, a loja de decoração Espaço Ásia, no Recreio, abriu o Museu do Bonsai, que exibe exemplares da típica árvore anã, obtida por meio da poda de raízes e da condução de galhos, entre outras técnicas usadas em espécimes comuns — e bem maiores. Mundo afora, as árvores mais elaboradas chegam a custar R$ 30 000,00. No museu do Recreio, para quem se animar com a visita, há plantas cotadas a R$ 150,00. Espaço Ásia. Avenida das Américas, 14002, Recreio. Segunda a sábado, 9h às 17h30.

Galeria Marcelo Guarnieri

Orientado pela proposta de promover um diálogo entre arte moderna e contemporânea, o local apresenta, no momento, esculturas de animais assinadas pela artista búlgara Liuba Wolf. Curiosidade: as mesmas obras foram exibidas em 1965 no Museu de Arte Moderna. Rua Teixeira de Melo, 31 (lojas C e D), Ipanema. Segunda a sexta, 11h às 18h; sábado, 11h às 15h.

Mercedes Viegas

Fundada nos anos 2000, representa cerca de vinte artistas. Atualmente, reúne, na coletiva Rosa, trabalhos de nomes como Antonio Bokel e Vânia Mignone. Rua João Borges, 86, Gávea. Segunda a sexta, 11h às 19h; sábados, 15h às 19h. Grátis.

Bar Bukowski para funcionários públicos

Uma das classes mais afetadas pela crise financeira que acomete o estado Rio de Janeiro, com salários atrasados, os funcionários públicos terão ao menos um alívio quando quiserem se divertir:desde o mês passado, o Bar Bukowski, em Botafogo, oferece entrada gratuita aos sábados para funcionários públicos que apresentarem o holerite, até às 23 horas. A promoção, segundo a casa, segue “enquanto essa situação vergonhosa durar”. Inaugurado em 1997, o Bukowski é uma das mais antigas casas de rock da cidade, e espalha o melhor do gênero por três pistas, em um casarão de dois andares e um quintal arborizado com dois bares, sinuca e área com narguilé.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s