Continua após publicidade

Bar esperança

Quatro personagens solitários encontram-se em Alguém Acaba de Morrer Lá Fora, peça de Jô Bilac

Por Carlos Henrique Braz
Atualizado em 5 dez 2016, 15h33 - Publicado em 13 jun 2012, 16h08

Vencedor do Prêmio Shell de melhor autor no ano passado, pelo texto de Savana Glacial, Jô Bilac provoca expectativas a cada estreia. O jovem dramaturgo, no entanto, não repete o impacto de espetáculos como O Matador de Santas (2010) e Os Mamutes (2012) na comédia Alguém Acaba de Morrer Lá Fora. Boa dose de suspense e o formato original da encenação, que repete três vezes determinada situação, dando rumos variados à história, capturam a atenção da plateia ? mas os diálogos não exibem tanta inventividade.

Ambientada em um bar, a peça traz quatro personagens. Além do folgado garçom Dodô (Pedro Nercessian), um anacrônico jovem punk que hostiliza os frequentadores, três clientes têm encontros marcados com pessoas que nunca chegam. Um deles é o solteirão Cláudio (Ricardo Santos, o melhor do elenco), de rosa na mão, à espera de uma candidata a namorada. Outra é a arrogante Laura (Lucélia Santos, um tanto caricatural), na esperança de resolver uma questão misteriosa. A jovem e fútil professora de inglês Marcela (Vitória Frate, em desempenho irregular) apenas aguarda a irmã, com quem divide um conjugado no Centro.

Depois de algum tempo sós, em suas mesas, os fregueses do botequim envolvem-se em acaloradas conversas, às vezes em brigas. Pedro Neschling, o diretor, dá sua contribuição para tornar o programa mais atraente. É boa a ideia de marcar cada um dos papéis com músicas (tocadas em uma jukebox) e danças específicas. No cenário de Nello Marrese, as trocas de posição dos elementos ajudam a sublinhar os diferentes ângulos da narrativa oferecidos ao espectador.

Alguém Acaba de Morrer Lá Fora (70min). 12 anos. Estreou em 31/5/2012. Teatro Sesi (350 lugares). Avenida Graça Aranha, 1, Centro, ☎ 2563-4163. → Quinta a sábado, 19h30. R$ 30,00. Bilheteria: a partir das 12h (qui. a sáb.). TT. Até 14 de julho.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.