Spa oferece tratamentos cinco-estrelas para o corpo e a mente

Recém-inaugurado aos pés da Serra da Mantiqueira, espaço conta com uma área de 160 000 metros quadrados em Penedo

Aa estrada, nenhuma pista. Muito menos placas indicando a direção. O endereço encravado em um bucólico vale na região de Penedo, aos pés da Serra da Mantiqueira, por enquanto só é compartilhado com os hóspedes. Com uma aura de exclusividade, instalações tinindo de novas e serviços para lá de sofisticados, o Rituaali é um oásis de tranquilidade em meio ao verde. Trata-se do primeiro spa cinco- estrelas do Rio, inaugurado há pouco mais de um mês em um terreno de 160 000 metros quadrados na divisa entre os estados do Rio e São Paulo, e com investimento estimado em cerca de 20 milhões de reais, segundo profissionais do setor. Mesmo que o cardápio ofereça uma dieta balanceada e atividades físicas, como nos spas convencionais, a ideia é que o hóspede vá além, desintoxicando-se também do mundo exterior. “Hoje, vivemos em uma sociedade que cultua o corpo, quando deveria cultuar a saúde. Por isso, trabalhamos com foco total na prevenção e incentivamos a mudança de hábitos, a chamada medicina de estilo de vida”, explica o proprietário, Marcos Trindade. Para atender a esse objetivo, o complexo de chalés e apartamentos mantém uma estrutura de primeira, com piscinas externa e interna, salas de massagem e de palestras e horta orgânica, de onde vêm os produtos consumidos no spa. Ali, sete dias de hospedagem e tratamentos não saem por menos de 8 000 reais, isso na versão mais simples.

+ Os melhores hotéis-fazenda do estado do Rio

A proposta é algo ainda não visto no Rio de Janeiro. Assim que o hóspede aporta no Rituaali, ele passa por uma avaliação que visa a investigar possíveis sintomas de stress, traumas e dores localizadas. Em seguida, é proposto um programa personalizado, com terapias, alimentação com base na gastronomia vital, que preza os alimentos crus ou cozidos até a temperatura do corpo, massagens como a deep tissue (método criado para aliviar as dores musculares), entre outras práticas de bem-estar. A ideia é que, em uma semana, o cliente entre em contato com hábitos mais saudáveis, para prevenir possíveis doenças, e incorpore-os à sua rotina. “É uma filosofia  mais abrangente, com atividades voltadas para a saúde não só do corpo, mas também da mente”, diz Bianca Simões, empresária paulistana que passou sete dias por lá com a família no fim do ano. Satisfeita com o resultado, ela desembolsou 14 000 reais pela hospedagem junto com o sogro, o marido e duas filhas no spa, onde cruzou com clientes ilustres como o designer de efeitos especiais da TV Globo Hans Donner.

Toques sutis propõem um relaxamento completo. O wi-fi, por exemplo, é cortado às 22 horas para que os hóspedes não fiquem hiperconectados e tenham uma boa noite de sono no local, que tem ainda um heliporto próximo e um chalé privativo para quem não quer ver nem ser visto. Nesse espaço, foi replicada, em menores proporções, toda a estrutura disponível no prédio principal — ali, a semana custa cerca de 11 000 reais por pessoa. Caprichos à parte, os procedimentos que seguem a linha da medicina de estilo de vida são o grande trunfo do Rituaali. “Esse é um segmento que, hoje, não para de crescer ao redor do mundo”, explica o presidente da Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABC Spas), Gustavo Albanesi. Ainda pouco difundida por aqui, essa tendência surgiu nos Estados Unidos com o americano Edward Philips, fundador e diretor do Institute of Lifestyle Medicine (ILM), da Universidade Harvard. Ela sugere o tratamento de fatores de risco comportamentais associados ao desencadeamento de doenças, como as cardiovasculares e o diabetes. “Nós nos reunimos com cada hóspede para traçar um plano de ação de como ele poderá incorporar esses hábitos à sua rotina em casa”, explica Daniela Kanno, médica e diretora de qualidade do Rituaali. Esse, sem dúvida, é um grande desafio.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s