As melhores fotos em mostras do Rio

Selecionamos dez fotografias que estão expostas nos museus cariocas que você não pode deixar de ver

Com cinco mostras fotográficas em cartaz simultâneamente nos museus cariocas, a cidade tem, nesse mês de julho, ótimas opções para os admiradores do gênero. Maior exposição dessa temporada, a mostra Um Olhar Sobre O Cruzeiro: As Origens do Fotojornalismo no Brasil conta com 300 imagens exibididas na revista O Cruzeiro, em cartaz no Instituto Moreira Salles, na Gávea. De altíssimo nível, fizeram da publicação uma das mais importantes do Brasil no século XX. Já a Coleção Itaú de Fotografia Brasileira conta com 115 trabalhos de 56 artistas, que abrange trabalhos feitos por profissionais desde os anos 40 até os dias atuais, podendo ser conferida no Paço Imperial, na Praça XV.

VEJA Rio foi a campo e pediu para Eder Chiodetto, curador da Coleção Itaú, que comentasse quatro cliques de grande importância do acervo. Já nosso nosso crítico de Exposição, Rafael Teixeira, selecionou cinco imagens que considera as mais significativas de O Cruzeiro, como o retrato do ex-presidente Getúlio Vargas (1882-1954) e o registro de um momento de descontração de Marilyn Monroe (1926-1962). Enquanto isso, nosso editor, Pedro Tinoco, esteve na mostra Olhar Tátil – Novos Sentidos da Fotograifa Contemporânea, e destaca o trabalho de André Sheik e Zeka Araújo. Confira os comentários dos três na galeria de imagens acima.

Veja também a coluna completa de exposições em cartaz no Rio

Onde:

Coleção Itaú de Fotografia: Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ? 2215-2093. Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 5 de agosto. http://www.pacoimperial.com.br.

Um Olhar Sobre O Cruzeiro: As Origens do Fotojornalismo no Brasil. Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ? 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 7 de outubro. http://www.ims.com.br.

Olhar Tátil – Novos Sentidos da Fotograifa Contemporânea. Centro Cultural Justiça Federal – Gabinete de Fotografia. Avenida Rio Branco, 241, Centro, ? 3261-2550, Cinelândia, Cinelândia. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 28 de outubro.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s