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Cinema

Por Da Redação
Atualizado em 5 dez 2016, 15h52 - Publicado em 7 dez 2011, 21h14

PRÉ-ESTREIAS

GATO DE BOTAS, de Chris Miller (Puss in Boots, EUA, 2011). Uma das estrelas da cinessérie de animação Shrek, o Gato de Botas (dublado por Antonio Banderas na versão em inglês) ganha seu próprio filme. A história acompanha desde o nascimento do felino até sua aparição no desenho do ogro verde. Nessa trama, o malandro personagem se junta a dois companheiros para roubar uma galinha que põe ovos de ouro (90min). Dublado: Box Cinemas São Gonçalo 5, Cinemark Carioca Shopping 7, Cinépolis Lagoon 4, Cinesystem Recreio 3, Kinoplex Grande Rio 5, Kinoplex Leblon 1, Kinoplex Nova América 2. Dublado, 3D: Bay Market 3, Cinemark Botafogo 3, Cinemark Downtown 3, Cinemark Plaza Shopping 3, Cinesystem Bangu 2, Cinesystem Ilha Plaza 4, Cinesystem Via Brasil 5, Iguaçu Top 1, Iguatemi 1, Kinoplex Fashion Mall 2, Kinoplex Tijuca 1, Kinoplex West Shopping 5, UCI New York City Center 2, UCI Kinoplex NorteShopping 10, Via Parque 5.

✪✪✪ MARGIN CALL ? o dia antes do fim, de J.C. Chandor (Margin Call, EUA, 2011). Para um profissional vindo da publicidade, o diretor e roteirista J.C. Chandor surpreende em sua estreia no longa-metragem de ficção. O tema não poderia ser mais atual: o abalo financeiro que afetou as bolsas de valores nos Estados Unidos em 2008. Em história muito bem escrita, os personagens se veem metaforicamente diante do abismo. O drama se desenrola praticamente em uma madrugada. Numa corretora de valores de Wall Street, os cortes começam e entre os demitidos está Eric Dale (Stanley Tucci). Ao sair da empresa, ele deixa com seu subordinado, Peter Sullivan (Zachary Quinto), um pen drive carregado de informações confidenciais. Sullivan abre o arquivo, descobre que a companhia está à beira de um colapso e chama seu chefe (Paul Bettany) para pôr a situação em pratos limpos. A partir daí, os poderosos executivos começam a ser informados e, entre reuniões, o futuro de todos será decidido. Levada por uma narrativa tensa e envolvente, a trama tem o “economês” como inconveniente. Nada que impeça a desconfortável situação vivida de ser transposta para qualquer ambiente corporativo. Soberbo, o elenco ainda traz Jeremy Irons, Demi Moore, Kevin Spacey, Simon Baker e Penn Badgley (107min). Cinemark Botafogo 2, Cinemark Downtown 1.

ESTREIAS

DOMINGOS, de Maria Ribeiro (Brasil, 2011). Em sua estreia como diretora, a atriz Maria Ribeiro (de Tropa de Elite) foi atrás de uma figura emblemática do teatro e do cinema nacional: Domingos Oliveira. Realizador do clássico Todas as Mulheres do Mundo (1967), Oliveira tem uma carreira extensa composta de títulos como Amores (1998) e Feminices (2004). O documentário capta seu cotidiano e suas observações sobre relacionamentos, velhice e cinema (74min). 12 anos. Estreou em 2/12/2011. Estação Vivo Gávea 1.

✪ GUERRA DOS SEXOS, de Fausto Brizzi (Maschi contro Femmine, Itália, 2010). A velha rivalidade sexual e afetiva entre homens e mulheres ganha um exemplar de conceito rançoso e estética de TV. Prima italiana do nacional Sexo, Amor e Traição, a comédia espalha mais de uma dezena de personagens em enredo cujo mote está na infidelidade e suas consequências. Entre os tipos, Diego (Alessandro Preziosi) é um mulherengo que coleciona calcinhas de suas amantes e Walter (Fabio De Luigi), um técnico de vôlei casado, mas prestes a trair a mulher com Eva (Giorgia Wurth), a capitã de seu time. Pela ternura dos papéis e a doçura dos atores, funciona melhor a paquera do arquivista cinquentão Renato (Giuseppe Cederna) com a madura colega de trabalho Nicoletta (Carla Signoris), recém-divorciada. Na ala jovem, o roteiro pretende ser moderno ao mostrar um triângulo amoroso formado pelos amigos Andrea (Nicolas Vaporidis), hétero, Marta (Chiara Francini), lésbica, e Francesca (Sarah Felberbaum), bissexual. Piadas chochas, condução machista e resolução careta completam a atração. Sucesso em seu país de origem, a fita ganhou uma continuação (113min). 14 anos. Estreou em 2/12/2011. UCI New York City Center 9, Unibanco Arteplex 6.

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HIROSHIMA ? UM MUSICAL SILENCIOSO, de Pablo Stoll (Hiroshima, Uruguai/Colômbia/Argentina/Espanha, 2009). No drama quase mudo ? ouve-se a música, mas os diálogos são transcritos em legendas, como nos filmes mudos de antigamente ?, o uruguaio Pablo Stoll (diretor de Whisky, ao lado de Juan Pablo Rebella) filma seu irmão, Juan Andrés, no papel dele mesmo, ao longo da aventura de seu dia a dia: sua rotina de indiferença é seguida do amanhecer, quando trabalha em uma padaria, à noite, momento em que assume o papel de cantor em uma banda (80min). Estreou em 2/12/2011. 14 anos. Cine Joia.

✪✪✪ LEITE E FERRO, de Cláudia Priscilla (Brasil, 2010). Premiado como o melhor documentário e a melhor direção da categoria no Festival de Paulínia 2010, o filme traz para a frente das câmeras um grupo de presidiárias que acabaram de dar à luz e cuidam de seus bebês. Os registros foram feitos em 2007, no Centro de Atendimento Hospitalar à Mulher Presa, em São Paulo, já desativado. Sensata em sua abordagem, a realizadora passeia dos dramas pessoais à felicidade da maternidade por meio de depoimentos cheios de sinceridade e emoção. Contribui muito para o sucesso da arriscada empreitada a personagem Daluana, que se torna uma incentivadora das entrevistas abordando suas colegas de cela com uma desenvoltura ímpar (72min). 12 anos. Estreou em 2/12/2011. Unibanco Arteplex 3.

OS MUPPETS, de James Bobin (The Muppets, EUA, 2011). Criados por Jim Henson (1936-1990), os Muppets voltam ao cinema numa iniciativa do ator Jason Segel (Eu Te Amo, Cara). Produtor e roteirista da comédia, além de fã do programa Muppet Show, levado ao ar entre 1976 e 1981, Segel também faz o protagonista. Ele interpreta Gary, que, com sua namorada (Amy Adams), mora na fictícia Smalltown. Eles deixam a cidadezinha para ir até Los Angeles conhecer os estúdios dos Muppets. Mas o teatro onde eles se apresentavam está à beira de uma demolição e, pior, os bonecos debandaram de lá (93min). Livre. Estreou em 2/12/2011. Dublado: Bay Market 4, Box Cinemas São Gonçalo 4, Cine 10 Sulacap 2, Cinépolis Lagoon 1, Cinespaço Boulevard 4, Cinemark Botafogo 4, Cinemark Carioca Shopping 8, Cinemark Downtown 4, Cinemark Plaza Shopping 6, Cinesystem Bangu 5, Cinesystem Ilha Plaza 1, Cinesystem Recreio 2, Cinesystem Via Brasil 2, Iguatemi 4, Kinoplex Fashion Mall 4, Kinoplex Grande Rio 4, Kinoplex Leblon 3, Kinoplex Nova América 6, Kinoplex Tijuca 2, Kinoplex West Shopping 3, Rio Sul 4, Roxy 3, São Luiz 3, UCI New York City Center 3, UCI Kinoplex NorteShopping 6, Via Parque 3.

✪✪✪✪ OPERAÇÃO PRESENTE, de Sarah Smith (Arthur Christmas, EUA/Inglaterra, 2011). Se você acha que já viu tudo sobre enredos natalinos, vai arregalar os olhos diante desta formidável animação, dirigida por uma estreante e escrita por um dos autores de Borat e Bruno. Nova empreitada da produtora inglesa Aardman, de A Fuga das Galinhas, o filme exibe técnica eficiente, mas contam mais pontos as originais ideias do roteiro. Num misto de humor e aventura, a história enfoca a trajetória de Arthur, um adolescente que mora no Polo Norte e é filho do Papai Noel. Sua missão no Natal consiste em receber e responder as cartas da crianças. Acontece que, para entregar todos os pedidos numa única noite, o Bom Velhinho conta agora com uma enorme espaçonave e um esquema tecnológico liderado por seu primogênito e centenas de duendes. O trabalho termina pontualmente em 24 de dezembro. Mas, surpresa!, o presente de uma menina acaba ficando para trás. Inconformado, Arthur recruta Vovô Noel. Eles retiram da garagem o velho trenó, as renas cansadas e se preparam para fazer a entrega mais extraordinária de suas vidas. Para adultos e crianças, o programa está garantido ? pelo pique acelerado ou o desfecho terno e comovente. Será injusto se o desenho não concorrer ao Oscar da categoria (97min). Livre. Estreou em 2/12/2011. Dublado: Box Cinemas São Gonçalo 8, Cine 10 Sulacap 5, Cinemark Carioca Shopping 1, Cinesystem Recreio 4, Iguatemi 6, Via Parque 2. Dublado, 3D: Cinemark Botafogo 5, Cinemark Downtown 8, Cinemark Plaza Shopping 7, Cinépolis Lagoon 5, Cinesystem Bangu 1, Cinesystem Via Brasil 4, Kinoplex Grande Rio 2, Kinoplex Nova América 5, UCI New York City Center 12, UCI Kinoplex NorteShopping 3.

EM CARTAZ

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✪✪✪ AMANHECER ? PARTE 1, de Bill Condon (Breaking Dawn ? Part 1, EUA, 2011). No penúltimo capítulo da cinessérie, extraída dos best-sellers de Stephenie Meyer, o diretor Bill Condon (de Deuses e Monstros e Kinsey), pela primeira vez no posto, finalmente acertou a mão. Saíram de cena a cafonice, os efeitos visuais, as maquiagens de gosto duvidoso e as subtramas que, em geral, só enchiam linguiça. O quarto episódio é quase todo focado no desenlace do romance entre o vampiro Edward Cullen (Robert Pattinson) e a jovem de 18 anos Bella (Kristen Stewart, ainda com carinha de enjoo). Depois de uma bela cerimônia de casamento, eles vão passar a lua de mel no Rio de Janeiro. Numa ilha do litoral fluminense, têm a primeira noite de amor e, poucos dias depois, Bella engravida. Mas será que a humana vai suportar gerar um bebê-vampiro? Se a primeira parte libera um romantismo de folhetim, o restante se fixa na tensão e em bons momentos de horror. Desse jeito, parece que a série cresceu, apareceu e deixou um sabor de quero mais ? a segunda parte deve estrear só em novembro de 2012. Às fãs de Taylor Lautner: o ator que interpreta o lobisomem Jacob tem participação um pouco menor, porém significativa. Não saia do cinema sem ver os créditos finais, pois há uma cena derradeira importante inserida nesse momento (117min). 14 anos. Estreou em 18/11/2011. Dublado: Bay Market 1, Box Cinemas São Gonçalo 3, 5 e 7, Cine 10 Sulacap 1 e 3, Cinespaço Boulevard 1 e 3, Cinemark Botafogo 6, Cinemark Carioca Shopping 4 e 5, Cinemark Downtown 10, Cinemark Plaza Shopping 3 e 4, Cinesystem Bangu 3 e 4, Cinesystem Ilha Plaza 2, Cinesystem Recreio 1, Cinesystem Via Brasil 3 e 6, Iguaçu Top 2 e 3, Iguatemi 1, Kinoplex Grande Rio 1 e 6, Kinoplex West Shopping 1 e 4, Rio Sul 1, UCI New York City Center 2, UCI Kinoplex NorteShopping 2 e 10, Via Parque 4. Legendado: Cine 10 Sulacap 3, Cine Bauhaus 2, Cinépolis Lagoon 4, Cinespaço Boulevard 5, Cinemark Botafogo 1 e 6, Cinemark Carioca Shopping 2, Cinemark Downtown 2, 3 e 7, Cinemark Plaza Shopping 1 e 3, Cinesystem Ilha Plaza 3, Cinesystem Recreio 1, Espaço Rio Design 2, Estação Vivo Gávea 3, Iguatemi 7, Kinoplex Fashion Mall 3, Kinoplex Leblon 2, Kinoplex Nova América 1 e 4, Kinoplex Tijuca 3 e 5, Kinoplex West Shopping 4, Rio Sul 1, Roxy 1, São Luiz 1, UCI New York City Center 2, 17 e 18, UCI Kinoplex NorteShopping 10, Via Parque 4.

✪✪✪ AMOR A TODA PROVA, de Glenn Ficarra e John Requa (Crazy, Stupid, Love, EUA, 2011). Os diretores deram um molho bastante picante à comédia gay romântica O Golpista do Ano. Embora com alguns clichês, o roteiro do novo filme da dupla é redondo, tem surpresas e bons diálogos. Na trama, Cal (Steve Carell) e Emily (Julianne Moore) são casados há 25 anos, mas o passar das décadas só os deixou apáticos. Quando ela pede o divórcio, o caretinha Cal cai em depressão e passa a beber diariamente no mesmo bar. Lá, faz amizade com o playboy sarado Jacob (Ryan Gosling), que decide ajudar o novo amigo a conquistar a mulherada. Mas, enquanto Cal vira um garanhão, Jacob rende-se ao namoro com a fofa Hannah (Emma Stone). Também tem sua graça a paixão do adolescente Robbie (Jonah Bobo), filho de Cal, por uma babá quatro anos mais velha, interpretada por Analeigh Tripton. Com Kevin Bacon (118min). 12 anos. Estreou em 26/8/2011. Estação Sesc Botafogo 2.

✪✪✪ AMORES IMAGINÁRIOS, de Xavier Dolan (Les Amours Imaginaires, Canadá, 2010). Canadense de Quebec, o diretor Xavier Dolan tinha apenas 20 anos quando lançou seu primeiro longa-metragem, o irregular Eu Matei Minha Mãe, de 2009. De volta à cena, teve essa comédia recompensada com um prêmio no Festival de Cannes. Dolan narra aqui a singela história do gay Francis (papel do próprio realizador) e da hétero Marie (Monia Chokri). Eles dividem um apartamento e se interessam pelo mesmo cara: o loiro de cabelos cacheados Nicolas (Niels Schneider). O pretendente adora a companhia deles e não se intimida em dormir (e só dormir) juntinho dos novos amigos. Sem jeito para perguntar qual a sua orientação sexual, Francis e Marie ficam dias tentando disfarçar o desejo e a insegurança. Em visual pop vintage, Dolan traça um simpático painel das incertezas da juventude GLS e reforça sua habilidade para criar sequências como se fossem belos videoclipes (95min). 16 anos. Estreou em 18/11/2011. Estação Vivo Gávea 3, Estação Sesc Rio 3.

✪✪✪ A ÁRVORE DO AMOR, de Zhang Yimou (Shan zha Shu Zhi Lian, China, 2010). O diretor chinês demonstra uma invejável capacidade de se reciclar. Depois dos robustos épicos de artes marciais Herói, O Clã das Adagas Voadoras e A Maldição da Flor Dourada, retoma as raízes focando a paixão de dois jovens durante a Revolução Cultural na China de Mao Tsé-tung. Em meados dos anos 60, a estudante Jing (Zhou Dongyu) chega a um vilarejo no campo para uma “reeducação”. Por ser filha de pais contrários ao comunismo, a mocinha precisa entender como funcionam as regras no país. A garota torna-se a esperança da família ? seu pai está numa cadeia para presos políticos e a mãe sustenta a casa e outros dois filhos pequenos. Entre as duras lições a aprender, Jing encontra tempo para viver o primeiro amor. Sun (Shawn Dou) respeita cada limite da amada e, não raro, lhe dá presentes. Trata-se de uma relação amorosa inocente e virginal. A crítica à China do passado surge nas entrelinhas do enredo. Em impecável ambientação histórica, Yimou faz do melodrama a principal arma para criar uma metáfora da tristeza daquele pesado período (115min). 10 anos. Estreou em 4/11/2011. Estação Sesc Botafogo 1.

✪ ASSALTO EM DOSE DUPLA, de Rob Minkoff (Flypaper, EUA/Alemanha, 2011). Desanimadora comédia cujo mote tem lá sua graça. Quando um banco está prestes a encerrar o expediente, duas gangues de ladrões o invadem. De um lado estão dois caipiras pé de chinelo (interpretados por Tim Blake Nelson e Pruitt Taylor Vince); do outro, três experientes assaltantes. Após um tiroteio entre eles, um misterioso cliente (Patrick Dempsey) dá a solução: os bandidos chinfrins podem ficar com o dinheiro dos caixas eletrônicos enquanto os outros se ocupam das caixas-fortes. Entre trapalhadas bocejantes e muitos diálogos jogados fora, o roteiro chega a uma conclusão, no mínimo, estapafúrdia. Sai, então, de cena o humor genérico para entrar algo mais, digamos, sofisticado, na linha do “clássico” Os 7 Suspeitos (1985). Nem o desenrolar nem a revelação final conseguem levantar os ânimos. Diretor de O Rei Leão e O Pequeno Stuart Little, Rob Minkoff erra a mão em sua fita mais adulta. Prejudica o resultado a chapada direção de fotografia, que deixa o galã Dempsey e a estrela Ashley Judd (no papel de uma funcionária) sem nenhum embelezamento. Com Matt Ryan (87min). 14 anos. Estreou em 25/11/2011. Cinemark Carioca Shopping 7, Cinemark Downtown 9, Iguatemi 3, Kinoplex Nova América 2, UCI New York City Center 6, UCI Kinoplex NorteShopping 9.

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✪ O CÉU SOBRE OS OMBROS, de Sérgio Borges (Brasil, 2010). Foi um exagero o número de prêmios que a fita de estreia do mineiro Borges recebeu no Festival de Brasília de 2010: melhor filme, direção, roteiro e montagem. O realizador quer brincar aqui com os limites entre realidade e ficção e faz um docudrama envolvendo três personagens de Belo Horizonte. Everlyn Barbin, um travesti que cobra 30 reais por um programa completo, mostra-se inteligente ao citar Freud e Foucault, além de dar palestras sobre sua vida sexual. Desempregado e aspirante a escritor, o angolano Edjucu Moio vive à custa da mulher. Murari Krishna é o personagem mais interessante. Trabalha como operador de telemarketing, picha muros à noite, faz parte de uma torcida organizada do Atlético Mineiro e é seguidor do hare krishna. Com estética despojada e ritmo lento, o filme encena situações em que verdades e mentiras se embaralham. Embora instigante enquanto proposta, não chega a lugar algum (71min). 16 anos. Estreou em 18/11/2011. Instituto Moreira Salles.

✪✪✪ A CHAVE DE SARAH, de Gilles Paquet-Brenner (Elle s?Appelait Sarah, França, 2010). O drama divide-se entre passado e presente na França. Em 1942, uma família de judeus é levada para um campo de deportados. No momento da chegada dos oficiais, a menina Sarah (papel da ótima Mélusine Mayance) tranca o irmão caçula num armário e acompanha os pais. Arrasada pela separação e por pensar ter causado uma tragédia, Sarah tenta escapar dos nazistas. Nos tempos atuais, a jornalista americana Julia Jarmond (Kristin Scott Thomas), que vive em Paris, escreve um artigo justamente sobre a deportação dos judeus da França na II Guerra. Em suas investigações, descobre que no apartamento onde morou o pai de seu marido quando criança habitou a família de Sarah. Em constante clima de aflição, a trama acompanha os desenlaces de uma história tão triste quanto surpreendente (111min). 10 anos. Estreou em 18/11/2011. Cinemark Botafogo 2, Estação Sesc Barra Point 2, Estação Sesc Botafogo 1, Estação Sesc Laura Alvim 1, Estação Vivo Gávea 3.

✪✪✪ A CONDENAÇÃO, de Tony Gold­wyn (Conviction, EUA, 2010). O drama começa com o assassinato de uma mulher, em 1980. Sem achar o culpado, uma policial (Melissa Leo) implica com Kenny Waters (Sam Rock­well). Três anos depois, ele é indiciado pelo crime ? seu tipo sanguíneo era igual ao do assassino. Waters vai para a cadeia e tudo faz crer que a Justiça estava certa. Embora casado e pai de uma garotinha, esse sujeito mulherengo e misógino mostra comportamento violento e exibicionista. No tribunal, a ex-mulher e uma amante comprovam tal cafajestice. Só sua irmã, Betty (Hilary Swank), uma garçonete de uma pequena cidade do estado de Massachusetts, que tem uma vida modesta ao lado do marido e de dois filhos, acredita na inocência dele. Ela abre mão da família e decide se tornar advogada apenas com o intuito de pedir a reabertura do processo dali a alguns anos e, então, defender Kenny. Além de retratar uma lição de vida por meio de uma heroína comum, o roteiro faz bem em preservar a verdade até os minutos finais. Inspirado em uma história real, o filme é mais um acerto como produtora de sua protagonista, duas vezes premiada com o Oscar de melhor atriz, por Garotos Não Choram e Menina de Ouro (107min). 14 anos. Estreou em 28/10/2011. Estação Sesc Laura Alvim 1, Odeon Petrobras.

✪✪✪ CONTÁGIO, de Steven Soderbergh (Contagion, EUA, 2011). Premiado com o Oscar de melhor diretor por Traffic (2000), Steven Soderbergh é um cineasta tão talentoso que, mesmo num filme supostamente de ação, ele consegue deixar uma marca autoral. O que poderia ser um novo Epidemia (1995) vira um drama com suspense de arrancada densa. Nos primeiros minutos, embalados apenas por uma música eletrônica, vários personagens mundo afora apresentam sintomas semelhantes: suor excessivo, visão distorcida, febre e convulsão. A primeira a morrer é Beth Emhoff (Gwyneth Paltrow), uma americana que estava em Hong Kong. Enquanto o pequeno filho dela também mostra sinais parecidos, seu marido (Matt Damon) desespera-se para saber o que aconteceu com a mulher. A partir daí, a epidemia se espalha pelo planeta. Especialistas na área, como as doutoras interpretadas por Kate Winslet e Marion Cotillard, deslocam-se para averiguar as causas enquanto os Estados Unidos se apressam em produzir uma vacina. Quem desconfia da eficiência do governo americano é um blogueiro inglês (papel de Jude Law), que acredita ter descoberto um remédio natural capaz de impedir os avanços da doença. Sem a pretensão de dar uma cara grandiosa à fita, Soderbergh perde um pouco do fôlego, muito por causa do roteiro, que, a partir da metade, vai se tornando esquemático. Comprovando o prestígio do realizador, há no elenco estelar três vencedoras do Oscar de melhor atriz: Gwyneth (Shakespeare Apaixonado), Marion (Piaf) e Kate (O Leitor). Com Laurence Fishburne (106min). 12 anos. Estreou em 28/10/2011. UCI New York City Center 11.

✪✪✪✪ UM CONTO CHINÊS, de Sebas­tián Borensztein (Un Cuento Chino, Argentina/Espanha, 2011). Comédia dramática. Praticamente com apenas dois atores, o diretor argentino Sebastián Borensztein fez um pequeno grande filme. Um ótimo roteiro, também de sua autoria, mistura drama e humor na trajetória de Roberto, interpretado pelo excelente Ricardo Darín, de O Filho da Noiva e Abutres. Esse tipo de poucas palavras e raros amigos é dono de uma loja de ferragens em Buenos Aires. Nunca se casou, não tem filhos e cultua a falecida mãe. Em seu trabalho, revela-se metódico e sem muita paciência com os fregueses, digamos, mais exigentes. Seu cotidiano, contudo, vira de pernas para o ar quando ele decide ajudar um imigrante chinês a reencontrar o tio pela cidade. Sem falar uma única palavra em espanhol e sequer saber o paradeiro do parente, Jun (Ignacio Huang) mostra-se amigável e prestativo. O cineasta não apela para o sentimentalismo. Prefere comover a plateia na base da diversão e da delicadeza (93min). 14 anos. Estreou em 2/9/2011. Espaço Museu da República.

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✪✪ DAWSON ILHA 10, de Miguel Littin (Dawson Isla 10, Chile/Venezuela/Brasil, 2009). Embora o tema seja oportuno, o drama político esbarra em um roteiro à deriva. A condução fria do diretor também esvazia as emoções. Na trama, ministros e secretários do presidente Salvador Allende, deposto por um golpe militar em 1973, são levados para uma ilha no extremo sul do Chile. Sob o comando do general Pinochet, o governo atravessa uma ditadura e pune os ex-líderes de esquerda. Os personagens, portanto, têm dias de trabalhos forçados num campo de prisioneiros políticos e passam por torturas físicas e psicológicas. Para identificar os presidiários, eles recebiam um número ? o 10 do título era Sergio Bitar (interpretado por Benjamín Vicuña), ex-ministro de Minas e escritor do livro no qual o filme foi baseado. Como não há um protagonista e são poucos os dramas pessoais, fica difícil envolver-se com as dores deles. Enquanto registro, faria mais sentido um documentário. Com Cristián de la Fuente (117min). 14 anos. Estreou em 25/11/2011. Cinépolis Lagoon 2.

DIÁRIO DE UM BANANA ? RODRICK É O CARA, de David Bowers (Diary of a Wimpy Kid: Rodrick Rules, EUA, 2011). Nesta continuação da comédia infantil Diário de um Banana, só lançada em DVD, Rodrick (Devon Bostick), irmão mais velho de Greg (Zachary Gordon), decide torturar a criançada. Mas, sem que o valentão saiba, tudo está sendo registrado num diário (99min). Livre. Estreou em 16/9/2011. Cinemark Botafogo 1, Cinemark Carioca Shopping 7, Cinemark Plaza Shopping 5.

✪✪ OS ESPECIALISTAS, de Gary McKendry (Killer Elite, EUA/Austrália, 2011). Inspirada livremente no livro homônimo, publicado no Brasil pela Editora Record, a trama é um híbrido de fita de ação e drama na linha denúncia. Causa estranheza não só pelo elenco heterogêneo ? que reúne o brucutu Jason Statham (da cinessérie Carga Explosiva) mais o classudo Clive Owen e o faz-tudo Robert De Niro ? como pelo enredo confuso. Nele, Statham e De Niro interpretam Danny e Hunter, uma dupla de matadores de aluguel. Em 1980, após uma missão no México, Danny desiste da “profissão” e se isola na Austrália. Mas tem de voltar à ativa quando um xeque de Omã sequestra Hunter e obriga Danny a praticar um triplo assassinato ? o árabe quer vingar a morte de seus três filhos, mortos por soldados da elite militar britânica conhecida como Special Air Service (SAS). Clive Owen atua como um dos líderes deste grupo. Há explosões, correrias e tensão em meio a clichês e falatório explicativo na pretensão de dar à história um “conteúdo” mais polpudo (116min). 10 anos. Estreou em 2/12/2011. Dublado: Bay Market 2, Box Cinemas São Gonçalo 2, Cine 10 Sulacap 6, Cinespaço Boulevard 6, Cinemark Carioca Shopping 3, Kinoplex Grande Rio 3, Kinoplex Nova América 3, Kinoplex West Shopping 5. Legendado: Cinemark Downtown 5, Iguatemi 5, Leblon 2, Rio Sul 3, UCI New York City Center 15, UCI Kinoplex NorteShopping 4, Via Parque 6.

✪✪✪ EVOÉ ? RETRATO DE UM ANTROPÓFAGO, de Tadeu Jungle e Elaine Cesar (Brasil, 2011). Assim como a figura singular de José Celso Martinez Corrêa, de 74 anos, um documentário sobre esse polêmico e excêntrico diretor de teatro não poderia ser didático. A fita começa nas ruínas da Grécia. onde Zé Celso apresenta-se ao ar livre, mascarado e sem roupa, como se fizesse uma saudação a Dionísio, o deus do teatro. Livre e solto, o roteiro segue a linha de pensamento do biografado. Há trechos de suas escandalosas peças e entrevistas novas e antigas, muitas delas inflamadas, para o Programa do Jô e o Roda Viva. A dupla de diretores evitou colher depoimentos de outros. Mas recuperou cenas emblemáticas, como o discurso dele recusando um prêmio no Festival de Gramado de 1983, e colérico diante das câmeras de TV após o assassinato de seu irmão, Luís Antônio, em 1987. Até Silvio Santos dá o ar da graça numa visita ao Oficina, palco e paixão de Zé Celso em sua luta de resistência pelo seu mítico teatro da Bela Vista. O filme é o quarto título da série Iconoclássicos, do Itaú Cultural, e tem entrada grátis (110min). 18 anos. Estreou em 25/11/2011. Unibanco Arteplex 3.

FILHOS DE JOÃO ? O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO BAIANO, de Henrique Dantas (Brasil, 2009). O documentário joga luz na formação, no fim da década de 60, do grupo Novos Baianos. Entre os integrantes estavam Baby Consuelo, Paulinho Boca de Cantor e Moraes Moreira. João Gilberto serviu de influência para a banda baiana descobrir a MPB e gravar Acabou Chorare (1972), o mais emblemático disco da turma (76min). Livre. Estreou em 22/7/2011. Cinemark Carioca Shopping 2, Cinemark Plaza Shopping 1.

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✪✪✪ O GAROTO DA BICICLETA, de Jean-Pierre e Luc Dardenne (Le Gamin au Vélo, Bélgica/França/Itália, 2011). Vencedor do Grande Prêmio do Júri no último Festival de Cannes, o drama mostra-se mais um acerto na carreira dos irmãos cineastas belgas de O Filho (2002) e A Criança (2005). O enredo, comum na carreira da dupla, é triste. Cyrill (Thomas Doret, uma excelente revelação), de 12 anos, foi abandonado pelo pai (Jérémie Renier) e encontrou na cabeleireira Samantha (Cécile De France) uma zelosa guardiã. Mas, ainda inconformado, o rebelde garoto começa uma amizade com um rapaz envolvido com o tráfico de drogas. Os realizadores deixam de lado o sentimentalismo barato e investem num realismo quase documental capaz de emocionar pela sinceridade dos personagens e daqueles que os interpretam (87min). 14 anos. Estreou em 18/11/2011. Estação Sesc Barra Point 2, Estação Sesc Ipanema 2, Estação Sesc Rio 2, Estação Vivo Gávea 2, Unibanco Arteplex 4.

✪✪ UM GATO EM PARIS, de Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli (Une Vie de Chat, França/Holanda/Suíça/Bélgica, 2010). O desenho animado francês, feito de lindas cores e belos traços a mão, tem ação, suspense e drama, além de ritmo pulsante. Só não ganha uma estrela extra porque não puniu um dos vilões ? exemplo que, para a criançada, não pega nada bem. Em Paris, uma delegada tem o marido assassinado por um famigerado criminoso e, na ânsia de encontrá-lo, ela deixa a pequena filha aos cuidados de uma babá. A menina ficou traumatizada com a perda do pai e gosta da companhia de um gato. Mas o felino tem vida dupla: na calada da noite, ele se alia a um ladrão para roubar apartamentos enquanto seus donos dormem (70min). 10 anos. Estreou em 21/10/2011. Dublado: Estação Vivo Gávea 4.

✪✪ GIGANTES DE AÇO, de Shawn Levy (Real Steel, EUA/Índia, 2011). Ambientada no futuro próximo, a ficção científica de ação tem um público certo e restrito: meninos de 8 a 12 anos e marmanjos que curtem lutas de vale-tudo. Como Steven Spielberg está por trás da produção, há um manjado tom sentimentalista e bons efeitos especiais ? os robôs são uma mistura de bonecos eletrônicos com animação digital. Na trama, Hugh Jackman interpreta Charlie, um ex-boxeador que perdeu seu espaço para as lutas disputadas pelos grandalhões de aço. Quando seu robô é massacrado no ringue, Charlie fica ainda mais pobre. Depois, descobre que tem um filho de 10 anos. Como a mãe do garoto morreu e a tia quer a custódia, o protagonista exige uma pequena fortuna para “doar” a criança. O menino (Dakota Goyo), porém, terá de passar um tempinho com o pai. Juntos, eles vão formar uma dupla imbatível para treinar uma máquina encontrada num ferro-velho (127min). 10 anos. Estreou em 21/10/2011. Dublado: Box Cinemas São Gonçalo 6.

O GUARDA, de John Michael McDonagh (The Guard, Irlanda, 2011). Comédia policial. Dois policiais são obrigados a se unir para vencer uma quadrilha de tráfico internacional de drogas ? um irlandês pouco ortodoxo e um rigoroso agente do FBI. Os papéis cabem a Brendan Gleeson (sargento Gerry Boyle) e Don Cheadle, no papel do agente Wendell Everett (96min). 14 anos. Estreou em 11/11/2011. Odeon Petrobras.

✪✪✪ HAPPY FEET 2 ? O PINGUIM, de George Miller (Happy Feet Two, Austrália, 2011). O mesmo diretor da fabulosa animação de 2006 dá sequência aos personagens em resultado técnico primoroso ? poucas vezes o 3D foi tão bem empregado em fitas do gênero. Também corroteirista, o australiano Miller fez uma pequena troca no time de escritores, e talvez por isso a história não cative tanto quanto antes. Embora ágil e graciosa, a trama perdeu o fator surpresa do original e virou uma aventura na linha de A Era do Gelo ? há até uma tentativa de “copiar” o esquilo Scrat e seus azares, aqui vividos por dois krills, minúsculos crustáceos. As cantorias (infelizes na dublagem em português) e, sobretudo, os números de sapateado são quase pano de fundo. O enredo cobre uma nova fase no reino dos pinguins-imperadores. Protagonista do desenho anterior, Mano cresceu e virou pai do pequeno Erik, que também tem traumas por não saber dançar nem cantar. Após conhecer o exótico pinguim voador Sven, o garoto passa a acreditar em suas próprias capacidades. O mote, porém, é outro e fica restrito a um desastre natural provocado pelo aquecimento global. Depois do deslocamento de um iceberg, a comunidade de pinguins ficou isolada por montanhas de gelo e impedida de chegar ao mar. Resta a Mano, Erik e dois sobrinhos achar uma solução para libertá-los (100min). Livre. Estreou em 25/11/2011. Dublado: Box Cinemas São Gonçalo 6, Cine Bauhaus 1, Cine 10 Sulacap 4, Cinemark Botafogo 2, Cinemark Carioca Shopping 6, Cinesystem Recreio 3, Cinespaço Boulevard 2, Espaço Rio Design 1, Kinoplex Grande Rio 5, Iguatemi 2, UCI Kinoplex NorteShopping 8. Dublado, 3D: Bay Market 3, Box Cinemas São Gonçalo 1, Cinemark Downtown 12, Cinemark Plaza Shopping 2, Cinépolis Lagoon 6, Cinesystem Bangu 2, Cinesystem Ilha Plaza 4, Cinesystem Via Brasil 5, Iguaçu Top 1, Kinoplex Fashion Mall 2, Kinoplex Leblon 4, Kinoplex Nova América 7, Kinoplex Tijuca 4, Kinoplex West Shopping 2, Rio Sul 2, São Luiz 4, UCI New York City Center 4, 5 e 14, UCI Kinoplex NorteShopping 1, Via Parque 5. Legendado, 3D: UCI New York City Center 4 e 14.

✪✪ HUBBLE 3D, de Toni Myers (Canadá, 2010). O curtinho documentário foi feito para ser exibido na formidável sala Imax e, por isso, traz aqueles efeitos em terceira dimensão de deixar o público boquiaberto. Em foco está a missão de sete astronautas que, em 2009, foram enviados ao espaço pela Nasa para consertar o telescópio Hubble. Se as imagens em 3D absolutamente fantásticas de galáxias ganham o fascínio do espectador, o trabalho da equipe torna a fita (sobretudo para a criançada) bem menos interessante (44min). Livre. Estreou em 26/8/2011. UCI New York City Center 4.

✪✪✪ INQUIETOS, de Gus Van Sant (Restless, EUA, 2011). Com uma carreira marcada por trabalhos densos, como Garotos de Programa (1991), Elefante (2003) e Milk (2008), o diretor Van Sant não foge à regra em seu novo drama, aqui temperado pelo romantismo e pela fatalidade. Trata-se do encontro de duas pessoas afligidas por traumas do passado e do presente. Na trama, o jovem Enoch Brae (Henry Hopper, filho do também ator Dennis Hopper, morto em 2010) tem o mórbido prazer de visitar velórios e funerais de pessoas desconhecidas. Vestido todo de preto, passa incógnito até ser abordado pela esfuziante Annabel Cotton (Mia Wasikowska, a protagonista de Alice no País das Maravilhas). Ela insiste em tê-lo como amigo, mas, arredio, Enoch recua. Aos poucos, tornam-se confidentes e, depois, namorados inseparáveis. Enquanto o rapaz abre seu coração para relembrar velhas feridas, Annabel confessa ser vítima de um câncer terminal e ter apenas três meses de vida. No mesmo clima melancólico do recente Não Me Abandone Jamais, esta triste crônica da juventude outsider americana, especialidade do cineasta, comove e desconcerta ainda mais por Van Sant minimizar as emoções. Ryo Kase interpreta o fantasma de um camicase, visto apenas pelo protagonista. Os belos figurinos são de Danny Glicker, indicado ao Oscar por Milk (91min). 12 anos. Estreou em 25/11/2011. Cine Santa, Cinemark Downtown 1, Estação Sesc Rio 3, UCI New York City Center 7.

JARDIM DAS FOLHAS SAGRADAS, de Pola Ribeiro (Brasil, 2011). No primeiro longa-metragem do diretor baiano, o ator Antônio Godi interpreta o bancário Bonfim, um rapaz negro dividido entre o casamento com uma evangélica (Evelin Buchegger) e uma relação homossexual com Castro (João Miguel). O drama tem início após um trágico acontecimento, que leva o protagonista a cumprir uma missão: fundar um terreiro de candomblé (100min). 14 anos. Estreou em 25/11/2011. Cinemark Downtown 10, Cinépolis Lagoon 3, Unibanco Arteplex 3.

✪✪ LATE BLOOMERS ? O AMOR NÃO TEM FIM, de Julie Gavras (Late Bloomers, França/Bélgica/Inglaterra, 2011). Drama. Filha do renomado diretor Costa-Gavras, Julie fez uma bela estreia na direção com o adorável A Culpa É do Fidel (2006). Esperava-se mais, portanto, deste seu novo trabalho. Tão à vontade para retratar a infância na fita anterior, Julie parece deslocada para tratar do relacionamento na meia-idade. Isabella Rossellini e William Hurt interpretam Mary e Adam, o casal de protagonistas. Juntos há mais de trinta anos e com três filhos adultos, eles começam a encarar as crises. Enquanto Adam, arquiteto renomado, precisa se modernizar para enfrentar a concorrência, Mary dá sinais de que está perdendo a memória. É a chegada da velhice. Embora o tema seja atraente, o roteiro beira a superficialidade e traz um desfecho facilmente feliz em meio a uma narrativa monótona (95min). 14 anos. Estreou em 11/11/2011. Estação Sesc Laura Alvim 3, Estação Vivo Gávea 3, Unibanco Arteplex 1.

✪✪✪✪ MEDIANERAS ? BUENOS AIRES NA ERA DO AMOR VIRTUAL, de Gustavo Taretto (Medianeras, Argentina/Espanha/Alemanha, 2011). Comédia dramática. Ao longo de enxuta uma hora e meia, o roteiro vai explorar, entre a comédia e o drama, o cotidiano de duas pessoas quase iguais, quase complementares. Ambas moram na mesma Avenida Santa Fé, em Buenos Aires, e, apesar de ser vizinhas, nunca se encontraram. Martín (Javier Drolas) vive numa quitinete, especializou-se na criação de sites, toma ansiolíticos e, cheio de manias, só anda a pé. Formada em arquitetura, Mariana (papel da espanhola Pilar López de Ayala, de Lope) ganhou outra ocupação: tornou-se vitrinista de lojas. Abandonada pelo namorado, a moça não usa elevador e gosta de procurar o personagem Wally no livro infantil. Lapidada com humor afiado, a fita saiu da recente competição de Gramado com os prêmios de melhor filme estrangeiro, melhor diretor e júri popular. Seus adoráveis neuróticos anônimos têm inspiração em Woody Allen ? não à toa há uma cena de Manhattan (1979), do cineasta americano, numa referência explícita. Em resumo: trata-se de um criativo painel do mundo de hoje, movido por relações virtuais, porém com uma pontinha de esperança na sensibilidade do calor humano (95min). 12 anos. Estreou em 2/9/2011. Cinemark Botafogo 3, Cine Joia, Estação Sesc Barra Point 1.

✪✪✪ NÃO SEI COMO ELA CONSEGUE, de Douglas McGrath (I Don?t Know How She Does It, EUA, 2011). Na versão hollywoodiana do livro homônimo escrito pela jornalista galesa Allison Pearson, Sarah Jessica Parker vive Kate, uma executiva de Boston. Além da sobrecarga de trabalho, ela precisa dar conta da família, composta de um marido prestativo (Greg Kinnear) e dois filhos pequenos. Sem tempo nem para cuidar de si mesma, Kate recebe uma proposta tentadora: viajar semanalmente a Nova York para ficar mais perto de um poderoso cliente (Pierce Brosnan). Registro verdadeiro e bastante divertido da mulher moderna, a comédia comete um deslize apenas na escolha da protagonista. Sarah se esforça para ser “comum”, mas não consegue se desvencilhar dos tiques e do glamour do seriado Sex and the City. Isso, porém, não impede a plateia feminina de se identificar com seus dilemas e hilárias tarefas domésticas, como dar um toque pessoal a uma torta de padaria (89min) 14 anos. Estreou em 25/11/2011. Cinemark Downtown 11, Cinemark Plaza Shopping 5, Iguatemi 3, Kinoplex Fashion Mall 3, Kinoplex Leblon 1, Kinoplex Nova América 2, Kinoplex Tijuca 1, UCI New York City Center 16, UCI Kinoplex NorteShopping 8.

11-11-11, de Darren Lynn Bousman (11-11-11, EUA/Espanha, 2011). Sem exibição prévia para a imprensa, o terror aproveita-se da data cabalística para fazer sua estreia mundial. Na trama, o escritor Joseph Crone (Timothy Gibbs) sai de Nova York após a morte da mulher e do filho para reencontrar o irmão e o pai em Barcelona, na Espanha. Lá, tem visões com o número 11 em duplicidade. Obcecado em encontrar uma resposta para o mistério, Crone descobre que, além de uma data, é um aviso para a humanidade (100min). 12 anos. Estreou em 11/11/2011. Cine Joia.

✪✪✪ PALAVRA CANTADA 3D ? SHOW BRINCADEIRAS MUSICAIS, de Marcelo Siqueira e Carlos Garcia (Brasil, 2011). Quem nunca teve a oportunidade de ver ao vivo uma apresentação de Paulo Tatit e Sandra Peres vai sair satisfeito da sessão. Trata-se de um show da dupla infantil realizado com recursos em 3D, bem utilizados pelos diretores. Exemplos: os copos coloridos e as bolhas de sabão que “saltam” para fora da tela nas músicas Fome Come e Bolinha de Sabão, respectivamente. Outras dezoito composições alegram a criançada, entre elas Peixe Vivo, Duelo de Mágicos e Criança Não Trabalha. Vem Dançar com a Gente, uma divertida animação de caveirinhas, também não deixa o ritmo cair. Acompanham Tatit e Sandra as irmãs cantoras Julia e Marina Pittier e os músicos Daniel Ayres, Estevão Marques e Wem, além de crianças (60min). Livre. Estreou em 30/9/2011. Cinemark Botafogo 6, Cinemark Downtown 10, Cinemark Plaza Shopping 4.

✪✪✪✪ O PALHAÇO, de Selton Mello (Brasil, 2011). Comédia dramática. Grande ator do cinema e da TV, Selton Mello estreou como diretor em 2008 com o denso Feliz Natal. Para seu segundo trabalho, aparou arestas, maneirismos e as tentações típicas dos principiantes. Conseguiu, assim, um feito: realizar um dos mais belos filmes do ano, tanto por seu visual arrebatador quanto pelo roteiro emotivo, uma mistura de drama melancólico e humor singular raramente presente no cinema nacional. Trata-se aqui da transformação do conformista Benjamin (papel de Selton). Filho do dono de um circo, seu trabalho consiste em dividir o picadeiro com o pai (Paulo José) em andanças pelo interior do Brasil, provavelmente na década de 70 (não há uma data específica na história). A dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue é a sensação de crianças e adultos. Mas, embora divirta as plateias, Benjamim, lá no fundo, não se sente confortável nem feliz. Triste e solitário, quer mudar de profissão, ter uma namorada, ser outra pessoa. Para isso, precisa cortar os laços. Referências aos diretores Jacques Tati e Fellini são evidentes, e a direção de arte de Claudio Amaral Peixoto é de arrepiar, assim como a trilha sonora de Plínio Profeta. No elenco afiado, composto de novatos (como Larissa Manoela) e experientes (Teuda Bara e Jorge Loredo), Moacyr Franco rouba a cena numa aparição curtíssima que lhe valeu um surpreendente prêmio de melhor ator coadjuvante no Festival de Paulínia. Selton também saiu de lá com os troféus de melhor diretor e melhor roteiro (90min). 10 anos. Estreou em 28/10/2011. Cinemark Carioca Shopping 7, Cinépolis Lagoon 2, Cinesystem Bangu 6, Estação Vivo Gávea 1, Estação Sesc Botafogo 3, UCI New York City Center 10, UCI Kinoplex NorteShopping 9.

✪✪✪ A PELE QUE HABITO, de Pedro Almodóvar (La Piel que Habito, Espanha, 2011). Pode ser clichê, mas um filme mais fraco de Almodóvar sempre se mostra melhor do que a média em cartaz. Em seu 18º longa-metragem, o grande e inspirado diretor espanhol tira o humor de cena e investe num drama de suspense com toques macabros. Na trama, o cirurgião plástico Robert Ledgard (Antonio Banderas) possui uma clínica particular em Toledo e, lá, vive às voltas com a revolucionária invenção de uma pele humana sintética. Motivações não lhe faltam: anos atrás, sua esposa teve o corpo queimado num acidente de carro e se suicidou tempos depois. A cobaia da experiência é uma bela jovem (papel de Elena Anaya), que fica trancada num quarto e não pode se comunicar com ninguém pessoalmente. Só o doutor tem acesso a ela. Quem seria essa moça? Qual o motivo de ela viver como uma presidiária? Por que a empregada de Ledgard (papel de Marisa Paredes) quer que o patrão a mate? As respostas, nos roteiros de Almodóvar, costumam chegar recheadas de surpresas ? e aqui não é diferente (110min). 16 anos. Cinépolis Lagoon 1, Cine Santa, Estação Sesc Barra Point 1, Estação Sesc Botafogo 1, Estação Sesc Laura Alvim 3, Estação Vivo Gávea 4, UCI New York City Center 1, Unibanco Arteplex 1.

✪✪ O PREÇO DO AMANHÃ, de Andrew Niccol (In Time, EUA, 2011). Se não tivesse duas estrelas na produção (o cantor Justin Timberlake e Amanda Seyfried, de Mamma Mia!), o thriller de ficção científica ganharia uma cara ainda mais de filme B. A ideia não é de se jogar fora e, enquanto argumento futurista, tem lá sua originalidade. Na trama, o tempo passou a ser literalmente dinheiro e as pessoas só chegam até os 25 anos. A partir daí, precisam ganhar, roubar ou herdar mais dias se quiserem sobreviver. O lugar onde elas moram se divide entre o mundo dos ricos e o dos pobres. Por sorte, o simplório operário Will Salas (Timberlake) adquiriu mais de 100 anos de um ricaço suicida. Agora, ele quer se infiltrar na alta sociedade para, como um Robin Hood, tirar dos milionários e dar aos miseráveis. Quem o acompanha na jornada é a patricinha interpretada por Amanda. Se a primeira meia hora surpreende pela estranheza da temática, o restante se perde num corre-corre envolvendo o casal numa espécie de Bonnie & Clyde. Diretor de Gattaca (1997) e O Senhor das Armas (2005), Andrew Niccol não tira proveito nem de bons atores como Cillian Murphy e deixa as atuações no nível da canastrice. Fracos também são os figurinos assinados por Colleen Atwood, premiada com o Oscar por Alice no País das Maravilhas. Com Alex Pettyfer e Olivia Wilde (109min). 12 anos. Estreou em 4/11/2011. UCI New York City Center 1.

✪✪ PROVA DE ARTISTA, de José Joffily (Brasil, 2011). Diretor da ficção Olhos Azuis (2009), Joffily volta-se ao documentário seguindo cinco jovens instrumentistas ocupados com árduos estudos e tensas audições. Há bons momentos, sobretudo quando o diretor deixa os personagens à vontade para falar de suas dificuldades e da rivalidade existente no meio. Quem sobressai é o violinista americano Byron Hitchcock, que entrega a desorganização dos realizadores de um teste na Sala São Paulo. Em geral, os demais chovem no molhado em depoimentos pouco reveladores. O tema também fica restrito a um público bem específico (84min). Livre. Estreou em 25/11/2011. Estação Vivo Gávea 1, Unibanco Arteplex 3.

✪✪ REFÉNS, de Joel Schumacher (Trespass, EUA, 2011). Diretor de altos (Um Dia de Fúria, Tigerland) e baixos (8mm, O Fantasma da Ópera), Joel Schumacher reprisa desgastados chichês do gênero no suspense estrelado por dois vencedores do Oscar. Nicolas Cage (Despedida em Las Vegas) e Nicole Kidman (As Horas) interpretam o casal Kyle e Sarah, pais da rebelde adolescente Avery (Liana Liberato). Kyle é um milionário negociante de diamantes e trabalha demais. Por isso, Sarah sente-se solitária e mal-amada. Certa noite, porém, a família terá a mais perturbadora madrugada de sua vida quando um bando de assaltantes mascarados invade a residência. Para apimentar a história, insinua-se que a esposa teria tido um caso com um dos bandidos (papel de Cam Gigandet). Embora o realizador acerte no bom e constante clima de tensão, a trama vai ficando cada vez mais rocambolesca e nada crível. O desfecho beira o risível (91min). 12 anos. Estreou em 11/11/2011. UCI New York City Center 5.

✪✪ REIDY, A CONSTRUÇÃO DA UTOPIA, de Ana Maria Magalhães (Brasil, 2009). Atriz bastante ativa na década de 70, Ana Maria Magalhães estreou na direção de longas de ficção com o desastroso Lara (2002). Investe agora num personagem interessante para um documentário irregular. Trata-se aqui da trajetória, estritamente profissional, de Affonso Eduardo Reidy (1909-1964). Esse arquiteto e urbanista nasceu em Paris, era filho de uma brasileira e de um inglês e cursou a Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro a partir dos 17 anos de idade. A fita procura jogar luz na importância do profissional responsável pela criação do Conjunto Habitacional Pedregulho, das colunas do Museu de Arte Moderna e das vias do Aterro do Flamengo. Um locutor dá voz às ideias e aos pensamentos de Reidy de forma entediante e algumas obras do arquiteto não são sinalizadas com legendas. Para os leigos, restam, portanto, alguns pontos de interrogação. De aproveitável, há curiosos registros de época (como um documentário de 1971 que dizia que as favelas iriam acabar no Rio) e depoimentos dos arquitetos Lucio Costa (1902-1998) e Paulo Mendes da Rocha (77min). Livre. Estreou em 11/11/2011. Unibanco Arteplex 3.

✪✪✪ TARDE DEMAIS, de Shawn Ku (Beautiful Boy, EUA, 2010). O tema já surgiu em fitas de ficção como Elefante e no documentário Tiros em Columbine. Bastante atual e contundente, o assunto ganha aqui enfoque diferenciado e, por isso, surpreende. O drama tem início quando o jovem de 18 anos Sammy (Kyle Gallner), que saiu de casa para ingressar na faculdade, telefona para seus pais. O rapaz parece triste e deprimido, mas Bill (Michael Sheen) e Kate (Maria Bello) não imaginam o que vai acontecer no dia seguinte: o filho invade a universidade, faz 21 mortos e se suicida ? nenhuma imagem do massacre, porém, é mostrada. Coescrito pelo diretor estreante americano Shawn Ku, o roteiro está mais interessado na desintegração emocional do casal de protagonistas, um trabalho afiado da dupla de atores. Densa e sem firulas, a história vai direto ao ponto como se fosse um enxuto texto teatral (100min). 14 anos. Estreou em 4/11/2011. Cine Joia.

WINTER, O GOLFINHO, de Charles Martin Smith (Dolphin Tale, EUA, 2011). A aventura, inspirada em história real, narra o drama de um golfinho fêmea que, após perder a cauda numa armadilha, vai parar em um aquário na Flórida. Lá, Winter tenta ser salva por uma equipe de especialistas (113min). Livre. Estreou em 14/10/2011.UCI New York City Center 7.

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