6 jeitos de usar chá preto em casa

Conheça as utilidades domésticas do chá preto

Essa bebida escura e rica em cafeína contém tanino (presente também nos chás verde e branco). O princípio ativo antioxidante, adstringente e antisséptico é um aliado da saúde (pois aumenta a nossa resistência a doenças) e tem várias utilidades domésticas – vidros e espelhos brilhantes e assoalhos e móveis limpinhos são apenas dois exemplos. Veja outras maneiras de usar o chá preto no dia a dia

1. Limpeza de móveis e assoalhos de madeira

Chá preto funciona muito bem como produto de limpeza. Ferva uma xícara (chá) da erva em 1/4 de litro de água, deixe esfriar e aplique na superfície com um pano macio apenas umedecido com a bebida. Retire o excesso usando pano seco.

2. Espelhos e vidros tinindo

Prepare um chá bem forte, deixe esfriar e aplique o líquido na limpeza de vidros e espelhos. Finalize com um pano seco e que não solte fiapos. Ficou perfeito, hein! Mas não jogue fora os saquinhos usados: eles são ótimos para limpar o retrovisor e o espelho do carro – só não esqueça de passar pano seco logo depois.

3. Panela de ferro livre de ferrugem

Lave e seque o utensílio após utilizá-lo e passe um saquinho de chá já usado e úmido na superfície. Novamente o crédito é do tanino, que preserva a panela da oxidação ao longo do tempo. Se estiver muito suja, despeje água quente, jogue dois saquinhos de chá e deixe de molho durante a noite – a sujeira sairá facilmente.

4. Carne que derrete na boca

Aqueça 1/2 litro de água e desligue o fogo antes de ferver. Acrescente 4 colheres (sopa) de chá preto a granel, tampe e deixe em infusão por cerca de cinco minutos. Coe e adicione 1/2 xícara (chá) de açúcar demerara no líquido. Tempere 1,5 kg de carne a gosto, acomode numa assadeira, junte o chá adoçado e asse por aproximadamente 90 minutos em temperatura baixa (165°C). Depois diga se já provou uma carne tão tenra como essa que vocêacabou de preparar!

5. Com ar de madeira antiga

Qualquer caixinha ou móvel de madeira já lixado ou que ainda não tenha recebido pintura pode ganhar jeito de peça envelhecida com o poder de tingimento do chá preto. Para um objeto pequeno, use esta receita: ferva três saquinhos da erva em duas xícaras (chá) de água por cinco minutos. Espere esfriar e vá embebendo a peça, com a ajuda de uma esponja, até ficar satisfeita com a tonalidade – quanto mais tempo de exposição ao chá, mais escura fica a madeira. Depois retire o excesso e espere secar.

6. Efeito envelhecido

É fácil criar um tom de sépia nas fotos, deixando-as mais artísticas: depois de tomar o chá preto, passe o saquinho ligeiramente umedecido sobre a foto, que ficará com a coloração cinza acastanhada, como se fosse um efeito profissional. Por via das dúvidas, teste antes numa foto de que você tenha cópia.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s