Continua após publicidade

World Press Photo

Imagens escolhidas através de concurso aberto a fotojornalistas integram a exposição itinerante

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 14h25 - Publicado em 7 jun 2013, 21h05

AVALIAÇÃO ✪✪✪

Sediada em Amsterdã, na Holanda, a renomada fundação World Press Photo promove anualmente um concurso aberto a fotojornalistas de todo o planeta. Escolhidas por um júri de especialistas, as melhores imagens recebem prêmios e integram uma exposição itinerante que passa por mais de oitenta cidades. No Rio, a 56ª edição da mostra está em cartaz na Caixa Cultural. Foram reunidas 154 fotos, feitas por 54 profissionais de 32 nacionalidades. O alentado panorama inclui de tudo um pouco: há flagrantes de guerra, violência urbana, esportes, cotidiano de pessoas comuns, natureza e personalidades da cultura. Em comparação com a seleção passada, a impressão é que há agora mais trabalhos voltados para desvendar a miséria humana. É triste exemplo disso a obra vencedora do prêmio máximo, do sueco Paul Hansen, em que crianças palestinas mortas, vítimas de um míssil de Israel, são carregadas por uma multidão. O conflito pelo poder na Síria também é objeto de mais de uma dezena de fotografias. Em algumas ampliações, a poesia e a esperança emergem do cenário mais improvável. É o caso do clique do americano Micah Albert, que mostra uma catadora de lixo queniana entretida com um livro achado em meio aos dejetos.

Caixa Cultural ? Galeria 4. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ? Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até dia 23.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.